Meditação para Vestibular - Vestibular1

Meditação para Vestibular

Meditação para Vestibular

 

Meditação para Vestibular (e Enem)

Meditar é preciso!
O ideal é que essa meditação se repita todos os dias na(s) semana(s) que antecede o vestibular ou a prova do Enem. O resultado se apresentará conforme seu merecimento, porém sua determinação contará muitos pontos a seu favor.

Descobrindo-se…

Meditação para Vestibular ou Enem

Instruções para a Meditação para Vestibular

Focalizando o Terceiro Olho

Quando um dos grandes filósofos gregos, Pitágoras, chegou ao Egito para entrar em uma escola – uma escola secreta esotérica de misticismo – foi recusado. E Pitágoras foi uma das maiores mentes já produzidas. Ele não podia entender. Tentou matricular-se muitas e muitas vezes, mas lhe disseram que, a menos que passasse por um certo treinamento de jejum e respiração, não poderia ser aceito na escola.

Conta-se que Pitágoras disse: “Eu vim para conhecer, não para qualquer disciplina”. Mas as autoridades da escola responderam: “Não lhe podemos dar o conhecimento a menos que você fique diferente. E na verdade, não estamos absolutamente interessados no conhecimento. Estamos interessados na experiência real. E nenhum conhecimento é conhecimento a menos que seja vivido e experimentado. Por isso você terá de fazer jejum de 40 dias, respirando continuamente de uma certa maneira, com uma certa consciência em determinados pontos”.

Não havia outra saída, assim Pitágoras teve de passar por esse treinamento. Depois de jejuar e respirar por 40 dias, conscientemente, atento foi-lhe permitida a entrada para a escola. Conta-se que Pitágoras disse: “Vocês não estão dando permissão a Pitágoras. Sou um homem diferente. Nasci outra vez. E vocês estavam certos e eu errado, porque antes todo o meu ponto de vista era intelectual. Através desta purificação, o centro de meu ser foi modificado. Do intelecto ele desceu para coração. Agora posso sentir as coisas. Antes desse treinamento eu só podia entender através do intelecto, através da cabeça. agora posso sentir. Agora a Verdade não é mais um conceito para mim, mas uma vida. Não vai ser uma filosofia, mas em vez disso, uma experiência – existencial”.

A técnica que foi dada a Pitágoras foi-lhe dada no Egito, mas a técnica é Indiana. E Pitágoras foi com ela para a Grécia, e, na verdade, ele se tornou a fonte primeira, a origem de todo o misticismo no Ocidente. A técnica é a seguinte: “Com a atenção entre as sobrancelhas, deixe que a mente anteceda o pensamento. Permita que a forma seja preenchida pela essência da respiração até o alto da cabeça e daí se derrame como luz”.

A fisiologia moderna, a pesquisa científica, diz que, entre as duas sobrancelhas, fica uma glândula que é a parte mais misteriosa do corpo humano. Essa glândula chamada de pineal é o terceiro olho dos tibetanos.

Este é um dos métodos mais simples para se estar atento. Você não pode ficar atento tão facilmente a nenhuma outra parte do seu corpo. Essa glândula absorve a atenção como nenhuma outra. Se você coloca sua atenção nela, ambos os seus olhos ficam hipnotizados pelo terceiro olho. Eles se tornam fixos, não se podem mover. Se você tentar ficar atento a qualquer outra parte do corpo será muito difícil. O terceiro olho atrai a atenção, força-a – ele a magnetiza. Por isso todos os métodos no mundo inteiro o tem usado, é o mais simples para treinar a atenção, porque não é só você que está tentando ficar atento: a própria glândula o auxilia – ela é magnética. Sua atenção é forçosamente trazida a ela. É absorvida.

Permita que a forma seja preenchida pela essência da respiração até o alto da cabeça…” Apenas imagine. Não é necessário nenhum esforço. Vou explicar-lhe como funciona a imaginação. Quando você está focalizado no centro do terceiro olho, basta imaginar e a coisa acontece – simplesmente isso.

Neste momento sua imaginação é simplesmente importante. Você continua imaginando e nada acontece. Mas algumas vezes, sem saber, na vida comum também, as coisas acontecem. Você está pensando em seu amigo e, de repente, batem à porta. Você diz que é uma coincidência seu amigo ter vindo. Algumas vezes sua imaginação funciona exatamente como uma coincidência. Mas sempre que isso acontecer agora, tente lembrar-se de analisar a coisa toda. Sempre que acontecer de você sentir que a sua imaginação se torna real, concentre-se e observe. Em algum momento, sua atenção deve ter estado perto do terceiro olho. Sempre que acontece essa coincidência não é uma coincidência. Parece ser porque você não conhece a ciência secreta. Sua mente deve ter-se dirigido, sem perceber, para perto do centro do terceiro olho. Se sua atenção está no terceiro olho, só a imaginação é suficiente para criar qualquer fenômeno. (OSHO. Bhagwan Shree Rajneesh. O Livro dos Segredos. Ed. Ícone).

Meditação para Vestibular – Para compreendermos o mecanismo utilizado nesta técnica de Meditação vamos utilizar uma metáfora. 

“Imagine seu cérebro como um computador, seu subconsciente é o HD, porém, um HD com capacidade ilimitada. Nele, estão armazenadas todas as informações adquiridas em sua existência. Porém, o acesso a muitas dessas informações é dificultado pela falta de organização dos arquivos, muitos deles estão sem nomes ou em local desconhecido, pois você não estava atento na hora de salvá-los. Nosso cérebro, assim como um computador, possui ferramentas maravilhosas, que muitas vezes não utilizamos ou não conhecemos.

O que iremos fazer com essa técnica é criar um programa para organizar essas informações. Será descrito de forma a ser utilizado no vestibular, porém, as possibilidades de utilização são ilimitadas, pode ser utilizado para prova, concursos, etc.

Iremos chamar este programa de “MPV” (Meditação para o Vestibular). Vamos criar uma pasta chamada “IQNPV” (Informações que necessito para o vestibular), criaremos um atalho para essa pasta e o colocaremos na “área de trabalho” (consciência). Uma ferramenta que utilizaremos com frequência é a “Localizar” a qual em grande parte dos programas tem como atalho de teclado o “Ctrl+L”.

Uma pasta sem arquivos, de nada nos adianta, por isso, será necessária a sua dedicação. Por isso, sempre que você estudar algo, ou receber alguma informação que possa ser útil ao vestibular programe-a para que seja salva na pasta “IQNPV”.

Você poderá, também, utilizar a ferramenta “localizar”, para acessar as informações que já estão arquivadas em outras pastas para inserí-las na “IQNPV”.

Para facilitar essa programação, vamos criar um outro programa que irá possibilita que com um simples gesto você estará dando a ordem para que as informações adquiridas ou acessadas neste momento, sejam inseridas na pasta “IQNPV”.

Devemos ter em mente, que tudo o que estudamos, lemos, ouvimos, vemos, sentimos… São informações armazenadas em nosso subconsciente. E que temos a capacidade de acessá-las conhecendo o mecanismo para isso. Sem termos essa consciência, de nada adiantará essa meditação.

“Cruzar o dedo médio da mão esquerda sobre o topo do indicador ativará a glândula pineal, o “terceiro olho dos tibetanos”. Esse será o gesto (mudra) que utilizaremos para ativar nossa programação e, também, será o nosso “Ctrl+L”, conforme nossa necessidade.”

Para que possamos criar esse programa, será necessário que entremos em estado alterado de meditação e programemos nosso subconsciente com essa instrução.

1ª Parte: Preparação para a Meditação para Vestibular

Focalize sua respiração, cada etapa de sua respiração, você inspira, retém, exala, retém… faça respirações abdominais, ao inspirar você expande o seu abdômen ao exalar o contrai… (permaneça a menos 3 minutos neste estágio)

Imagine agora uma luz azul preenchendo todo o ambiente, essa luz azul é relaxante e irá relaxá-lo em níveis físico, emocional, mental e espiritual. Relaxando sua pele, músculos, nervos e ossos. Imagine a luz envolvendo todo o seu ser enquanto você relaxa concentrando-se em cada parte de seu corpo.

Dirija toda a sua atenção para seus pés, esqueça-se do restante de seu corpo, concentre-se apenas em seus pés. Nos dedos dos pés, sola, calcanhares, dorso e tornozelos. Sinta seus pés inteiramente relaxados.

Então dirija-se para suas pernas, dos tornozelos até os joelhos, relaxe todos os músculos de suas pernas, sinta suas pernas relaxadas.

Proceda da mesma forma para o restante do corpo: suas coxas, dos joelhos até os quadris; toda a área de seus quadris, nádegas e órgãos genitais; área do abdômen, músculos do abdômen e órgãos internos; toda a área do tórax; costas da base da coluna até o pescoço, músculos das costas e vértebras da coluna; braços dos dedos das mãos aos ombros, dedos das mãos, mãos, pulsos, antebraços, cotovelos, braços, ombros; pescoço, músculos do pescoço, garganta e cordas vocais; cabeça, queixo, maxilares, boca (a língua deve ficar solta repousando suavemente), nariz, faces, orelhas, olhos, pálpebras, testa, nuca, topo da cabeça.

Sinta-se inteiramente relaxado. em profunda paz e harmonia. Repita mentalmente por três vezes: “Eu estou completamente relaxado com minha consciência expandida, em comunhão com o Universo, e tudo me é possível realizar”.

Então, focalize ambos os olhos exatamente no meio das sobrancelhas. Focalize exatamente no meio, de olhos fechados, como se você estivesse olhando com ambos os olhos, dê total atenção a isso.

2ª Parte: Programação para a Meditação para Vestibular

Cruze seu dedo médio da mão esquerda sobre o topo do indicador, permaneça com os dedos cruzados desta forma. Programe, mentalmente, três vezes: “Eu cruzo meus dedos e insiro todas as informações adquiridas ou acessadas , na pasta “IQNPV”, ou, acesso as mesmas informações, conforme minha necessidade.

3ª Parte: Meditação para Vestibular

Novamente preste atenção em sua respiração, enquanto você respira imagine uma luz dourada neste ponto entre suas sobrancelhas. Ao inspirar, você focaliza o ponto e a luz, ao exalar você mentaliza seu objetivo. Imagine uma tela mental neste local, projete nessa tela todo o processo. Imagine você acordando em casa, completamente descansado e confiante, você está inteiramente relaxado, não se preocupe com o vestibular, relaxe, simplesmente relaxe.
Coloque uma música agradável, suave, e imagine-se em local aprazível, uma mata, cachoeira, praia… O que você preferir.(Ou você pode aproveitar o tempo fazendo uma caminhada, respirando ar puro, ou talvez mexendo com a terra que serve para descarregar a ansiedade e criar aterramento) Neste dia você faz uma refeição leve, apetitosa, e após, relaxa novamente, durante todo esse tempo, você não pensou no vestibular, não há razão para preocupar-se, todas as informações que você irá necessitar, estão em seu subconsciente e você sabe como acessá-las.
Agora é hora de ir ao local do vestibular. Visualize-se saindo de sua casa e percorrendo o caminho que o levará até o local. Você está inteiramente confiante. Você entra na sala onde o vestibular será realizado, senta-se em seu lugar, recebe a prova, as instruções, e começa a responder as questões, você conhece todas as respostas, e as acessa sempre que necessita, as respostas fluem, porque você está tranquilo, porque você estudou, se esforçou para isso. Durante toda a prova, você está completamente concentrado, é como se não houvesse mais ninguém na sala, somente você e sua prova, você então, realiza. Você é aprovado no vestibular.

Novamente, preste atenção em sua respiração. Imagine a luz dourada envolvendo toda a tela e a sua projeção. Sinta que a cada respiração a luz se expande, sinta a essência da respiração e permita que a forma seja preenchida. Imagine toda a imagem envolvida nessa luz. Imagine que ela está preenchendo toda a sua cabeça, sua coroa. No momento em que você imaginar ela será preenchido. E daí se derrama como luz a partir do alto de sua cabeça e ela começa a se derramar, e sob essa chuva de luz, você ficará refeito, renascido completamente novo.

Imagine então, que sua projeção, torna-se essa luz. Unifica-se a ela. Torna-se uno com ela. Então a luz expande-se mais e é projetada em direção ao Cosmos. E une-se a ele. Agradeça ao Deus de sua devoção pela realização de seu objetivo.

Faça algumas respirações profundas, e lentamente, retorne. Sinta novamente seus pés, pernas, mãos, braços, ombros, cabeça, abra os olhos, inteiramente confiante na materialização de sua projeção.

Lembrem-se, “Toda criação é resultado é resultado de 1% de inspiração e 99% de transpiração.

Meditação para Vestibular – A CONFIANÇA 
“Se você puder confiar, uma coisa ou outra sempre acontecerá e ajudará seu crescimento. Suas necessidades serão supridas. Tudo aquilo que for necessário numa determinada época, ser-lhe-á dado, nunca antes.

Você somente o recebe quando precisa, e não há sequer nenhum momento de atraso. Quando você necessita, você o recebe imediatamente, instantaneamente! Essa é a beleza da confiança. Pouco a pouco você vai aprendendo como a existência dá a você, como a existência cuida de você. Você não está vivendo uma existência indiferente. Ela não o ignora. Você está preocupado desnecessariamente. Tudo é provido.

Uma vez que descubra a chave de perceber isso, toda a preocupação desaparece e você vive mais feliz.” (Osho)

Colaboração de: João E. Fialho – PORTAL PARA HARMONIA

No momento, a palavra de ordem é pegar firme na revisão de matérias, visite as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a complementar o estudo e revisão das disciplinas na internet!

Meditação para Vestibular

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Um comentário em “Meditação para Vestibular

Deixe uma resposta