Menu fechado
O Computador Você sabia? Curiosidades para vestibulandos por Vestibular1

O Computador

O Computador

Você sabia? Curiosidades para vestibulandos

O computador já foi considerado um equipamento sofisticado, hoje faz parte do nosso cotidiano.

Não perca essa! O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

Em quase todos os setores de atividade o computador é presente, e todos são unânimes em afirmar, o quanto esta máquina pode nos ajudar, nas realizações profissionais, na cultura, em diagnostico médicos, na organização de uma biblioteca, e em muitos outros setores da sociedade. Atualmente crianças e jovens já estão familiarizados,com o computador, pois utilizam para o lazer. Com tudo o que esta maquina trouxe para agilizar e processar informações. O processo de informatização da sociedade acelera.

Dialogando com vários professores na periferia da Grande São Paulo, o que mais ouvimos é que a maioria dos professores não possuem o conhecimento básico em informática, pois, a maioria nem tem um micro computador em casa. E isto é, como se fosse uma máquina muito difícil de entender, ou que no futuro pudesse até tomar o lugar dos professores nas salas de aula. Em meio as grandes modernizações, parece que a educação ficou estacionada, adormecida; poucas escolas públicas tem um laboratório de informática, e nas escola que tem um laboratório na maioria das vezes a sala fica trancada a chaves, por não terem, uma pessoa capacitada para tomar a iniciativa de passar algo para os alunos por meio do laboratório, as máquinas acabam quebradas por falta de uso.

Quantos tempos mais olharão para o que esta acontecendo, e colocando a culpa em outros, se a diferença pode começar em nós, Este estudo vem de encontro com estes educadores, mostrando que cada um pode fazer a diferença, desde que comece a lutar, por novas formas de ensino, e que saiam da acomodação do mimeografo, e que estejam abertos a novos paradigmas para educação, que tenham uma visão de águia sobre o futuro da educação, o computador nunca tomará o lugar do professor, sendo assim mais uma ferramenta pedagógica de ensino.

Como seria importante que os professores interagissem a matemática com a informática, a teoria encima da experiência, como seria mais saboroso o aprender, este novo lugar, o laboratório, seria um novo caminho para aprender a filosofar em unidade com a maquina. Sem que a maquina pensasse no lugar dos alunos e sim que ela aguçasse a curiosidade dos alunos para o pensar.

O computador faz parte do dia-a-dia nos afazeres da maioria das pessoas, mas existe um mito de uma maquina misteriosa que provoca fascínio em uns, receio em outros, por ser uma maquina que simula parte do processo do pensar e usa linguagens cada vês mais próxima da linguagem humana. Por meio de um posicionamento crítico o primeiro passo e desmintifica-lo. Para acabar com este mito, e encarar esta maquina como uma semelhante às outras, criada para ser manipulada pelo homem.

A maioria dos professores não sabe como iniciar em sua escola um laboratório que seja realmente um ambiente de aprendizagem em informática educativa. Para entenderemos como iniciar este processo é necessário entender esta máquina e suas funções.

A palavra computador originasse do verbo computar, vem do latim computare, que significa contar, calcular. E ainda vai alem do fazer cálculos que é uma das suas funções, quando pensamos nele como armazenador de informações qualificadas e classificadas.

O computador é constituído pelos seguintes componentes; unidade central de processamento (U.C. P), onde são realizadas as operações e onde esta armazenado o programa da maquina . é o componente básico dos computadores, onde reside sua memória principal interna ( RAM), formada por circuitos internos (chips). Um teclado onde são digitados os dados, um monitor de vídeo, e uma impressora. (Além, da parte física – hardware,ele requer uma parte lógica – o software, que é o programa armazenado para fazê-lo funcionar e operar a matéria-prima (os dados). A comunicação entre o homem e o computador e realizada por meio de uma linguagem apropriada, linguagem computacional ou de programação, é inventada pelo homem e pode ser aprendida. Exemplo de tipos linguagens: Basic, pascal, Assembler, etc.

 

Conheça também: Você sabia? Parte 1Você sabia? Parte 2  e  Você sabia? Parte 3

Depois de acessar O computador, veja também: Guia de Estudos para a prova da Fuvest, Fuvest – Vencendo a 1ª Fase, Passe na Fuvest, Bolsas de Estudos, Vídeo Aulas grátis no Vestibular1, Preparação e conteúdos para provas de vestibular, Depoimentos sobre o Vestibular1 – Deixe o seu também!

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem, Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis! O Computador Você sabia? Curiosidades para vestibulandos por Vestibular1

Publicado em:Hora do Recreio

Você pode gostar também