Origem do Idioma Japonês - Vestibular1

Origem do Idioma Japonês

Origem do Idioma Japonês

Origem do Idioma Japonês

Alguns dos atuais idiomas influentes no mundo como Italiano, surgiu no século XV, o idioma Português três séculos antes. Já o estilo de escrita Kanji surgiu na China e foi difundido em países como Vietnã, Coréia do Sul, e principalmente Japão. Historiadores especulam que o idioma chinês seja o mais antigo do mundo, pois recentemente foram encontrados gravados num casco de tartaruga possíveis ideogramas, se comprovada a expectativa, os chineses se comunicam através desse sistema há pelo menos 8600 anos.

Quando falamos algo e alguém parece não entender, normalmente dizemos “Estou falando grego?”. É provável que essa pessoa não conhecesse o idioma japonês. A grafia no Japão se constitui de quatro modelos de escrita: Kanji, Hiragana, Katagana e Romaji. Para se ter uma ideia, existem cerca de 40.000 Kanjis, porém, atualmente o governo japonês padronizou 2.000 desses ideogramas para o sistema de comunicação formal e informal, que variam de um a vinte três traços na transcrição de um Kanji. O que difere bastante de nosso alfabeto que consta de 26 letras.

O Hiragana é um sistema de escrita simplificado a partir do Kanji. Como acontecia em várias partes do mundo, a mulher japonesa era excluída do sistema educacional formal. No entanto, nos 800 D.C., época em que aflorava a literatura no Japão, as mulheres desenvolveram o Hiragana, onde cada ideograma representa sílabas e não palavras ou conceitos como o Kanji. Assim se tornou mais fácil transmitir a mesma ideia dos complexos Kanji. Sendo possível fluir um texto com mais rapidez e menos perigo na interpretação, pois qualquer traço, por menor que seja, modifica a intenção ideal.

Por sua vez, o Katagana é um modelo com menos traços que o Hiragana e também segue o sistema de sílabas. A diferença entre estes os estilos de escrita é que palavras estrangeiras são escritas exclusivamente em Katagana, isto é, jamais será possível escrever nomes próprios estrangeiros em Kanji ou Hiragana.

Com exceção do Romaji, os demais estilos são todos grafados como ideogramas. Por exemplo, quando lemos “arigato gozaimassu” (muito obrigado), se trata de uma escrita japonesa em Romaji, ou seja, traduz a fonética de um conceito que pode ser descrito com apenas um Kanji, e por sílabas em Hiragana ou Katagana. “Ani” em Romaji significa “irmão mais velho”. O sushi em formato de cone, chamado “temaki” significa “enrolado a mão”; te, mão, maki, enrolado.O sistema numérico arábico (1,2,3.) é utilizado normalmente no Japão.

Entretanto, o modo de escrita japonês fascina tanto nosso mundo contemporâneo que diversas vezes encontramos Kanji tatuados na pele das pessoas ou simplesmente desenhados como ornamento de objetos. Um único ideograma em Kanji invariavelmente representa uma palavra ou um conceito complexo. Isso faz com que meia dúzia desses caracteres transmita a mesma informação que dezenas de palavras de nosso idioma.

Nós da empresa Kaza Sushi gostariamos de agradecer o sucesso e a todas as pessoas na qual leram nossos Artigos e nos fizeram comentários e sugestões. Dando a continuidade neste seguimento, o segundo tema será “A Origem do Idioma Japonês”, na qual aborda surgimento, significado e principalmente curiosidades. (www.kazasushi.com.br/vantagens)

 

Conheça também: Você sabia? Parte 1Você sabia? Parte 2  e  Você sabia? Parte 3

Depois de acessar Origem do Idioma Japonês, veja também: Guia de Estudos para a prova da Fuvest, Fuvest – Vencendo a 1ª Fase, Passe na Fuvest, Bolsas de Estudos, Vídeo Aulas grátis no Vestibular1, Preparação e conteúdos para provas de vestibular, Depoimentos sobre o Vestibular1 – Deixe o seu também!

Veja também: Quem utiliza o Enem, O processo de uma redação, O que estudar para o Vestibular, Modelos de Redação, Vestibular Unicamp, Vídeo Aulas grátis no Vestibular1, Preparação e conteúdos para provas de vestibular, O Código de Ética para Vestibulando, Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher a Profissão.

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem, Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis! Origem do Idioma Japonês

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta