Orientação Profissional - Vestibular1

Orientação Profissional

Orientação Profissional

Orientação Profissional

Orientação Profissional no Vestibular1

PROCESSO FACILITADOR DA ESCOLHA DA PROFISSÃO

Dentre os dilemas vivenciados por uma grande parcela dos jovens no Brasil encontra-se o momento da escolha da profissão. A Psicologia enquanto ciência e profissão têm construído, ao longo dos anos, um arcabouço de conhecimentos sobre o tema cuja finalidade é a de compreender e interferir diante desse fenômeno.

A Orientação Profissional pode ser considerada uma atividade promotora de saúde no sentido em que possibilita aos indivíduos se conhecerem melhor, terem uma visão crítica da sociedade em que estão inseridos, possibilitando que os mesmos tenham uma maior consciência para realizar suas escolhas e organizarem seus projetos de vida.

O jovem ao ter que escolher sua profissão, não é totalmente livre como também não é totalmente submisso diante da escolha, haja vista que há uma grande exigência da sociedade para a escolha de uma profissão e ingresso em uma universidade logo após o término do ensino médio.

Diante disso, somado ao fato do mercado de trabalho encontrar-se saturado para muitas profissões, muitos jovens acabam optando por profissões socialmente valorizadas, iludidos de que isto lhes garantirá sucesso profissional. As profissões mais valorizadas socialmente, de uma maneira geral, são aquelas mais divulgadas pela mídia, mas nem sempre divulgadas de forma correta, sendo muitas vezes mostrada de forma estereotipada e distorcida. Diante desse quadro, observam-se escolhas que são feitas sem nenhuma reflexão e informação, o que propicia muitos profissionais insatisfeitos e abandonos de muitos cursos.

Há também a questão do vestibular, em que a maioria dos jovens precisa estudar horas e horas por dia e fazer cursos preparatórios para conseguirem uma vaga na universidade, gerando stress e ansiedade.

Essa pressão para escolher uma profissão somado o vestibular gera ansiedade e insegurança ao jovem, principalmente se essa pressão é feita pelos pais. Os pais têm grandes expectativas em relação ao futuro profissional dos filhos, por isso muitas vezes acabam influenciando direta ou indiretamente na escolha dos mesmos.

Assim, a Orientação Profissional é plenamente justificável, visto que é um processo facilitador da escolha, no qual o indivíduo tem a possibilidade não só de realizar uma escolha, mas também de refletir sobre os fatores que a influenciam (como: mercado de trabalho, informações distorcidas, influência dos pais, etc.), aprender a escolher e criar um projeto de vida.

Psic. Ronivaldo de Souza Silva do CAC – Centro de Análise de Comportamento (é psicólogo e coordena grupos de Orientação Profissional em consultório particular) 

Ele tirou muitas dúvidas de nossos usuários durante alguns anos e sempre colaborou como nosso desenvolvimento na busca darmos assistência aos indecisos. Tanto que disponibilizamos os guias e apoios necessários para que você encontre a sua carreira.

Se você está em busca de ajuda inicie por aqui!

APOIOS

 

Descubra com a gente e conquiste a carreira dos seus sonhos. Nossos Guias de Como Escolher a Profissão, e o Guia de Como Escolher onde Estudar, te orienta para faculdades próximas e que atendam suas necessidades.

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta