Menu fechado
Controlando a ansiedade social por vestibular1

Controlando a ansiedade

Controlando a ansiedade

Controlando a ansiedade social específica

Não perca essa dica! O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

Especialista diz que uma das situações em que esse problema costuma aparecer é na hora de falar em público.

A ansiedade está presente quando a pessoa sente-se ameaçada ou com medo, e, apesar de trazer uma sensação ruim, ela é saudável, pois é uma espécie de “aviso” ao corpo sobre os riscos morais ou físicos que se está correndo. Essa sensação acontece porque a ideia de ser confrontado pode provocar uma significativa ansiedade antecipatória pelo receio de reagir de forma humilhante ou embaraçosa.

“A ansiedade social pode acontecer por vários motivos, como situações de comer e beber na frente dos outros, urinar em um banheiro público, entrar numa sala onde já existam pessoas sentadas, falar com estranhos, participar de reuniões sociais, interagir com o sexo oposto, lidar com figuras de autoridade, manter contato visual com pessoas não familiares, etc. Porém, nesse caso trataremos mais especificamente do medo de falar em público, problema que atinge inúmeras pessoas”, explica Michel Soares, especialista em oratória.

Para não passar por esse obstáculo, muitas pessoas evitam se expor/falar em público, – porém, uma hora ou outra, isso será necessário. Seja para conquistar um bom cargo na empresa, apresentar um trabalho de faculdade ou novas ideias ao seu chefe, a oratória bem desenvolvida é requisito importante para o sucesso.

O medo de falar em público normalmente funciona de forma inibidora, ou seja, faz com que a pessoa trave e sinta-se inibida de seguir o seu planejamento – ou de fazer sua apresentação como inicialmente programada, por exemplo. “Expor sua opinião ou ideias para o público é saber que você será analisado, interpretado e julgado por pessoas que não conhece. E é comum que isso gere insegurança,” comenta. O problema é quando esse medo impede a pessoa de seguir com a sua vida.

O especialista ressalta que não é feio e nem errado não conseguir falar em público. “Ninguém deve se culpar por isso. É preciso aceitar que o medo existe e então tratá-lo e passar por cima dele, assim como fazemos com os outros medos que sentimos e obstáculos que encontramos no meio do caminho”, exalta.

Soares, que é técnico de oratória há cinco anos, diz que existem várias técnicas que podem ser aplicadas para “passar por cima” desse medo – e cada pessoa se dá melhor com uma técnica. “No meu trabalho eu estudo a pessoa e descobrimos juntos o que deve ser feito para eliminar esse medo, já que cada método funciona melhor para cada um”, ressalta.

Algumas técnicas utilizadas são manter a respiração estável e o pensamento focado somente naquilo que será dito, estabelecer uma postura corporal confortável antes da exposição, levar uma “colinha” com você, etc. Porém, independente do grau de medo e da técnica utilizada por cada um, o ponto mais importante na boa oratória é ter autoconfiança. “Resumidamente, superar o medo de falar em público é não se preocupar com a reação do outro diante das suas atitudes, falas e demais manifestações – e, para isso, o auxílio profissional pode ser um grande ponto de partida”, conclui.

 

 

** FAÇA NOSSO TESTE DE ANSIEDADE **

Depois de conferir sobre o Controlando a ansiedade, acesse Calendário de vestibulares completo – Visite a seção! Ou ainda sobre este assunto veja: Gerencie sua menteNão deixe aumentarem sua ansiedadeO Estresse no VestibularSaiba o que fazer para não se estressar com o vestibularSofrimento pelo vestibularVá com calma, e boa prova! Melhores Redações, 1ª fase Unicamp, 1ª fase da FGV, Vestibular da Pitágoras, Vestibular São Judas, Vestibular da FEI, Crédito Educacional, Veja também: Sinopse do Guia de Carreiras e Profissões, Definindo a Profissão, Confirmação de inscrição no Enem, Profissão: uma decisão de vida, Dicas de Redação para o Enem, Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem, Visite a página do Especial ProUni, Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher onde Estudar, Estude com nossas Vídeo Aulas, Apostilas Selecionadas. Controlando a ansiedade.

Publicado em:Ansiedade

Você pode gostar também