Menu fechado
Controle Emocional por Vestibular1

Controle Emocional

Controle Emocional

Como anda, realmente, sua qualidade de vida?

Pilhas de livros para ler; listas de filmes para assistir; lugares e lugares para conhecer; curso disso, curso daquilo; não envelhecer; adquirir cada vez mais conhecimentos; falar línguas; se adequar ao mercado; garantir sua vaga no vestibular, decidir seu futuro pra ontem; comprar isto, comprar aquilo, comprar tudo!!! Aguentar o transito do dia-dia; “ser o mais inteligente”, “o mais bonito”, “o mais adequado”, “o mais rico”, “o mais… o mais…”

A busca é infinita e parece que a impressão é que nunca chegamos a lugar nenhum, não é mesmo?!

Aumentam cada vez mais as exigências nos deixando frustrados a cada dia. A consequência disso é uma sensação de estar perdido, tristeza, raiva, depressão, adoecimento mental, físico, emocional, síndrome do pânico, transtornos compulsivos e alimentares e tantas outras doenças modernas.

Uma destas doenças é a ansiedade.

Ansiedade, em breves palavras podemos dizer que significa a preservação da vida. Ela faz parte da natureza enquanto defende e preserva a vida. É negativa e prejudicial quando funciona como um mecanismo neurótico, que visa defender a pessoa do seu medo de ser abandonada e morrer, medo irracional, medo de não conseguir realizar uma determinada meta e ter a impressão que isso signifique o final de sua vida.

Um exemplo, é aquela pessoa que muitas vezes para deixar de sentir este sintoma, se apega, ilusóriamente, ao perfeccionismo, vontade e exigência de ser ‘a melhor’ – aumentando assim a cobrança e como consequência seu nível de ansiedade.

Ansiedade significa não estar no aqui e agora. O grande exercício é aprender a desenvolver essa centralidade no aqui e agora para curar a ansiedade negativa e a maioria dos sintomas psicossomáticos causados por ela.

Colocar a ansiedade sob controle e entender o que nos faz tão ansioso nos tornará, sem dúvidas, indivíduos mais pacientes , tolerantes e centrados.

Qualquer sinal de inquietação é sempre bem-vindo, desde que não nos paralise. Penso que é preciso conhecer o nossos pontos fracos e enfrentá-los, pois os situações desafiantes sempre existiram e certamente continuarão a existir.

Se queremos viver melhor temos que saber lidar com os sentimentos, as emoções, as culpas, as frustrações, porque ninguém pode escapar a isto.

O autoconhecimento é a chave para qualquer proposta de crescimento e sabedoria. Para tanto trabalho propomos duas técnicas:

– A Terapia Transpessoal :

Tem o objetivo de possibilitar ao indivíduo um auto encontro, através da transformação da consciência , um processo que atua com a base de que toda a mudança interna reflete fatalmente no externo. Para isso utilizamos técnicas de meditação, exercícios de relaxamento, visualização e exercícios bioenergéticos.

– O Coach:

Visa guiar as pessoas no processo de desenvolver uma atuação na vida pessoal e profissional com um desempenho que corresponda ao potencial de suas habilidades. O Coach ajuda seu cliente a estar ciente de seus recursos e capacidades, bem como de seus valores fundamentas e um senso de propósito de vida. Os pontos fortes do cliente são reforçados através de observação e est´mulos para o bem de sua vida pessoal, familiar e no contexto profissional.

Conceitos importantes no coach:

– resultados são uma consequência de açõe concretas que são contínuas e pró ativas;

– sair da zona de conforto faz com que uma pessoa redefina suas crenças;

– a satisfação vem de ter mostrado sua excelência inclusive em ações adversas;

– o cliente sabe a resposta;

Trabalho com Vestibulandos:

-atendimentos em grupos ou particular;

-identificação das principais causas do stress e ansiedade;

-proporcionar técnicas e vivências para que os vestibulandos possam utilizar para gerirem suas emoções nas aulas, estudos e nas provas.

ALEXANDRE FRANZIN – Pós Graduado em Gestão das Emoções; Atua como Coach, Terapeuta Corporal, Transpessoal e Educador.

 

Agora que sabe mais sobre Controle Emocional, ** FAÇA NOSSO TESTE DE ANSIEDADE ** Teste de Ansiedade para estudantes, vestibulandos, alunos, concurseiros, interessados em geral por sentimentos negativos que atrapalham o bem estar e causam estresse nas pessoas por motivos que podem ser controlados e nossa intenção é ajudar, para isso o Vestibular1 preparou este teste.

Publicado em:Ansiedade

Você pode gostar também