Menu fechado
Não deixe aumentarem sua ansiedade, vestibular

Não deixe aumentarem sua ansiedade

Calma! O nervosismo dos mais velhos atrapalha. Quem tem filho ou irmão fazendo vestibular já sabe. Todos acabam se envolvendo na prova. Pai e mãe, parece que eles é que são os candidatos a uma vaga na faculdade. Aumenta a tensão, o medo, a expectativa, como se a cobrança que o vestibulando faz dele mesmo já não fosse suficiente para tornar sua vida um inferno. Abaixo, alguns conselhos que ajudarão os pais, irmãos, parentes e amigos a não aumentar a ansiedade dos candidatos:

 

Peça para que seus pais leiam!!! E saiba também.

Nada de marcação. Os pais tendem a liberar sua ansiedade por meio de censura ou cobrança. De nada adianta ficar martelando que o rapaz ou a moça deveria estudar mais. O interesse pelos estudos é uma coisa complexa que se desenvolve a partir de muitos fatores, entre os quais o próprio exemplo dos pais, o ambiente na escola, as pressões exercidas pelo grupo social, o temperamento e a ambição de cada um. É um equívoco imaginar que alguém possa transformar-se em um aluno esforçado só porque papai e mamãe, tomados por súbita ansiedade, começam a agir como sargento. Evite perguntar a todo momento se o jovem está comendo bem, se está dormindo o bastante. Pode parecer demonstração de afeto, mas só enerva.

Ansiedade no Enem e vestibular, vestibulares
Ansiedade no Enem e vestibular

Não se meta a professor. Não há nada mais irritante para um candidato do que ficar sendo submetido a testes fora de hora. Os pais devem evitar fazer a checagem diária do conhecimento dos filhos. Também é contraproducente tentar ensinar na última hora aquilo que o filho não conseguiu ou não quis aprender em meses de preparação para o vestibular. É mais útil tornar o ambiente doméstico um lugar acolhedor. O momento é de proteção.

Mude de assunto. Se todos na família estão envolvidos com os exames, é natural que esse seja o assunto dominante em casa. Nem poderia ser diferente. Mas tenha a sensibilidade de falar sobre outros assuntos de interesse de seu filho ou filha.

Leve-o para passear. Uma boa ideia é surpreender o filho candidato com um convite para jantar fora ou ir ao cinema. É uma forma de mostrar que ele tem aliados dentro de casa.

Não se faça de vítima. Muitos pais não resistem e dão um jeito de lembrar que se sacrificaram financeiramente para dar boa escola ao filho e, agora, esperam a retribuição de seu esforço com a vitória no vestibular. Alguns adolescentes entram em pânico. Os pais colocam os filhos na escola porque sabem que esse é o seu dever. Culturalmente, não está estabelecido que os jovens devem pagar o investimento em algum momento de sua vida. A exigência nesse sentido é um fardo a mais para o jovem.

Não chantageie seu filho. O velho discurso do se você entrar na faculdade ganha um carro ou uma viagem para o exterior é dos mais catastróficos. O que deveria servir de incentivo se transforma em fonte inesgotável de nervosismo.

Respeite os limites de seu filho. Quando o candidato é reprovado, isso já é punição suficiente. Não aumente o martírio do seu filho com bobagens do tipo Eu não falei? Nenhuma reação negativa de sua parte mudará o passado, mas pode ser determinante para o futuro. Tente analisar com ele o que houve de errado.

Como você se relaciona com seus pais? Faça o teste de relacionamento com os pais

FAÇA NOSSO TESTE DE ANSIEDADE

Aprenda a enfrentar a ansiedade, Aumente sua capacidade de leitura – Veja na seção! Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras, Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras. Não deixe aumentarem sua ansiedade, Faça uma redação que obtenha nota máxima, veja as dicas e informações, para fazer uma Redação Nota 10! Seja capaz de entender o que lê, aumente sua capacidade de leitura! Progrida sua capacidade de leitura, Não deixe aumentarem sua ansiedade, Visite a seção do Enem e tire suas dúvidas, Preparação e conteúdos para provas de vestibular, Interpretação de texto – Confira os vícios e os passos de uma leitura. Não deixe aumentarem sua ansiedade.

Publicado em:Ansiedade

Você pode gostar também