Menu fechado
Saiba o que fazer para não se estressar com o Enem e o vestibular

Saiba o que fazer para não se estressar com o vestibular

Saiba o que fazer para não se estressar com o Enem

Confira abaixo!

“É melhor passar um ano se matando de estudar e ser aprovado do que vários tranquilos e sem passar no vestibular”.

É o que pensa Rafael Almeida, 17, que pretende estudar engenharia elétrica. Ele passou na Ufba e espera o resultado da Unicamp.

Esse bom desempenho não é por acaso. No ano passado, Rafael fez o terceiro ano, curso pré-vestibular especializado em física e matemática e ainda contratou um professor para lhe dar aulas sobre os livros cobrados pela Unicamp. Não fez esportes, para poupar tempo para o estudo. No fim, deu certo.

Como Rafael, muitos tratam o ano do vestibular como um momento de sacrifícios, em que todo o esforço deve ser feito em troca do futuro profissional. O resultado pode ser bom, mas essa escolha tem um preço: estresse. Esse não é o caso de Rafael, ele garante.

Um estudo feito pela Federal de Santa Catarina com 754 estudantes mostra que 43% deles têm sintomas da doença no ano do vestibular – irritação, ansiedade e depressão e até mesmo distúrbios físicos como aumento das espinhas, dores no estômago, vontade de comer mais do que o normal e queda de cabelo. “É um número alarmante. E se não fizermos nada, vamos ter uma geração de adultos estressados”, acredita Maria Duarte, doutora em biodinâmica do movimento humano e coordenadora da pesquisa.

Relaxe – “É preciso sim uma dose de estresse para competir no vestibular. Mas quando essa dose passa do nível normal, afeta o sono, a concentração e a disposição”, explica a psicóloga Norma Facchinetti, que trabalha com estudantes no ano do vestibular. Entre um exercício de relaxamento e outro de respiração, ela explica aos estudantes que “o ano de vestibular é uma época em que se deve buscar o equilíbrio emocional, físico e mental. É preciso estudar, mas também é preciso equilibrar o tempo com lazer e atividade física”.

Entre as pessoas que frequentam o consultório de Norma, está Flora Almeida, 17. Ela só fará vestibular no fim deste ano, mas já tem sua estratégia pronta. “Não pretendo me estressar tanto, este ano quero fazer fotografia, espanhol e boxe, que é uma ótima forma de relaxar”, conta.

Aulas extras – A dificuldade de entrar em uma universidade, principalmente se ela for pública, faz com que o ensino de segundo grau seja normalmente voltado ao sucesso no vestibular. Daí as aulas extras, revisões e simulados. “Mas não adianta acumular dados e estar desequilibrado”, diz Norma.

Por tudo isso, Priscila Póvoas, 20, ficou nervosa em suas duas primeiras tentativas de estudar direção teatral. “Deu branco. Não adianta estudar e ficar estressada”, conta. Depois disso, Priscila resolveu praticar ioga. “Ajuda muito, porque traz tranquilidade”.

Este ano, Priscila não passou novamente. “O mais complicado para quem quer estudar teatro é a prova de habilidade específica”. Enquanto isso, ela faz parte da companhia Teatro dos Novos, do Vila Velha. Também faz a iluminação dos shows de Gabriel Póvoas e, de tempos em tempos, estréia um novo espetáculo.

Fogo Amigo – Além do problema da sobrecarga de estudo, Norma destaca a cobrança da família e da escola como causas do estresse. É comum encontrar pais e mães do lado de fora dos locais de prova, às vezes até mais nervosos que os filhos, o que pode atrapalhar o desempenho do estudante. “Muitos pais não deixam o garoto fazer nenhuma atividade extra no ano do vestibular, porque acham que todo tempo deve ser usado para estudar. Mas ninguém aguenta isso. Ajuda muito quando os pais não transferem ansiedade e angústia para os filhos.”

Na busca pelo equilíbrio, proposta por Norma, cabem estudo, esporte, lazer e amigos. E é bom aproveitar o tempo. Não há momento melhor para começar que o começo do ano.

 

** FAÇA NOSSO TESTE DE ANSIEDADE ** Teste de Ansiedade para estudantes, vestibulandos, alunos, concurseiros, interessados em geral por sentimentos negativos que atrapalham o bem estar e causam estresse nas pessoas.

Confira as dicas de como enfrentar novamente o cursinho – Veja na seção! Plantão de dúvidas vestibular1, Como fazer uma Redação Nota 10!!! Estude com nossas Vídeo Aulas, Aprenda a enfrentar a ansiedade, Visite Faculdades e faça sua opção! Conheça os Tipos de Vestibulandos existentes! Em qual será que você vai se identificar? Não deixe de conhecer os Nossos Guias: de Como Escolher a Profissão, Planejamento do Tempo e Como Escolher onde Estudar. Tenha informações de carreiras, planejando o tempo e estudando no lugar certo! Exclusividade do Vestibular1.

Publicado em:Ansiedade

Você pode gostar também