O Provão - Exame Nacional de Cursos - Vestibular1

O Provão – Exame Nacional de Cursos

O Provão – Exame Nacional de Cursos

Guia de como escolher onde estudar – Como é o Provão

O Exame Nacional de Cursos, mais conhecido como O Provão – Exame Nacional de Cursos, é realizado pelo Inep com a participação de membros da comunidade acadêmica e o aluno tem que realizá-lo para obter o diploma.

a) Comissões de curso, formadas por professores especialistas de cada área que participa da avaliação, normatizam as provas, definindo objetivos do exame, conteúdos e habilidades a serem avaliados e formato da prova, além do perfil esperado dos formandos.

b) Bancas de professores elaboram as provas para cada curso, segundo as determinações das Comissões e

c) Coordenadores dos Cursos que estão sendo avaliados prestam, em diferentes momentos, informações sobre os seus respectivos cursos.

Como funciona o Provão?

Cada Comissão de Curso define quais são os objetivos específicos do exame para a respectiva área, o perfil desejado do graduando, que deve nortear a concepção do exame, as habilidades e conteúdos que os graduandos devem ter desenvolvido durante o curso e qual deve ser o formato da prova.
Essas Comissões recebem do Inep/MEC sugestões de conteúdos e de habilidades enviadas pelos coordenadores de curso, além do perfil de profissional que cada curso pretende estar formando.

Munidas dessas informações e dos projetos pedagógicos dos cursos, as Comissões definem orientações detalhadas de como devem ser as provas, inclusive o número e o tipo de questões a serem utilizadas para verificar as habilidades e os conteúdos estabelecidos. Começa, então, o trabalho de elaboração das provas pelas bancas de professores, que são constituídas segundo critérios pré-estabelecidos.
Após o exame, as Comissões de Curso participam da definição final do padrão de respostas esperado das questões discursivas e da avaliação dos resultados.

O Provão é aplicado em todo o País no mês de junho e os seus resultados são divulgados, normalmente, no início de dezembro.

Como são atribuídos os conceitos?

Os conceitos são distribuídos segundo o desempenho do curso e sua posição em relação aos demais cursos da área.

Para que servem os questionários?

O Provão utiliza, além da prova em si, questionários que proporcionam diferentes tipos de análise.

Os formandos que vão participar do exame respondem, em casa, um questionário que tem por finalidade conhecer melhor o perfil socioeconômico dos alunos, a percepção que têm do curso e da instituição onde estudam e suas perspectivas para o futuro. As informações oferecidas por esse questionário podem propiciar importantes análises para os cursos.

Logo após o exame, os alunos também respondem um questionário que visa a colher suas impressões sobre a prova que realizaram. Além disso, depois da realização do exame, o Inep/MEC envia a todos os Coordenadores de Curso um questionário de avaliação da prova, respondido via Internet. As apreciações colhidas através desses questionários são depois sistematizadas e analisadas pelas Comissões de Curso e vão subsidiar o aprimoramento do exame no ano seguinte.

Qual é o papel dos alunos?

Todos os alunos que estão concluindo os cursos de graduação que participam do Provão precisam fazer a prova, para receber o seu diploma. O objetivo do Provão é avaliar a qualidade do curso e não o desempenho individual de cada concluinte. Mas o aluno pode receber seu boletim individual de desempenho pelo correio e usá-lo como mais uma credencial no mercado de trabalho.

Este boletim traz a média obtida em cada uma das partes da prova, a média global, os dados do Brasil, da Região e do Estado, permitindo que o graduando situe o seu desempenho em relação a cada um desses grupos.

Todas as informações fornecidas por esses instrumentos de avaliação são fundamentais para que a instituição possa desenvolver ações visando à melhoria da qualidade de seus cursos.

Fonte: Inep- Ensino Superior

Páginas Sequenciais:

9) A Qualidade do Ensino Superior
10) Outros pontos importantes
11) Mais Informações

 

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta