Menu fechado
Guia de como escolher onde estudar - Os Tipos de Cursos e Diplomas enem vestibular

Os Tipos de Cursos e Diplomas

Guia de como escolher onde estudar

Como são os tipos de Cursos Superiores no Brasil  e como são os Diplomas concedidos

Os Tipos de Cursos e Diplomas

Após a conclusão do ensino médio ou equivalente, o sistema educacional brasileiro oferece as seguintes opções para a continuidade dos estudos superiores: cursos sequenciais, com até dois anos de duração, e cursos de graduação, a maioria com quatro anos de duração, havendo, porém, cursos de formação tecnológica, com dois ou três anos de duração, e cursos com cinco ou seis anos, como os de engenharia e de medicina.

Depois da graduação, há uma série de opções para a pós-graduação: pós-graduação lato sensu (cursos de especialização e MBA ou equivalentes) e programas de pós-graduação stricto sensu, compreendendo o Mestrado (Acadêmico e Profissional) e o Doutorado.

Os cursos sequenciais e cursos de graduação de formação tecnológica podem ser uma opção para uma inserção mais rápida no mercado de trabalho. É possível, posteriormente, fazer um curso de graduação plena, com aproveitamento dos créditos correspondentes às disciplinas já cursadas. Dependendo do curso que você escolher e de seus planos de estudos, você poderá obter mais de um diploma, como, por exemplo, um diploma de bacharel e um de licenciado.

O mesmo curso como, por exemplo, o de Administração, pode oferecer habilitações distintas em diferentes instituições de ensino. É importante informar-se sobre todos esses detalhes, antes de escolher o curso e a instituição onde pretende cursá-lo.

Veja mais detalhes sobre:

Os Tipos de Cursos e Diplomas: Cursos de Graduação e Diplomas

São os mais tradicionais e conferem diploma com o grau de Bacharel (ex.: Bacharel em Física), Licenciado (ex.: Licenciado em Letras), Tecnólogo (ex.: Tecnólogo em Hotelaria) ou título específico referente à profissão (ex: Médico). O grau de Bacharel ou o título específico referente à profissão habilitam o portador a exercer uma profissão de nível superior; o de Licenciado habilita o portador para o magistério no ensino fundamental e médio.

É possível obter o diploma de Bacharel e o de Licenciado cumprindo os currículos específicos de cada uma destas modalidades. Além das disciplinas de conteúdo da área de formação, a licenciatura requer também disciplinas pedagógicas e 300 horas de prática de ensino.

Os cursos de graduação podem oferecer uma ou mais habilitações.

Os Tipos de Cursos e Diplomas: Habilitação

É um programa instrucional com requisitos específicos como: disciplinas, estágio, trabalho de conclusão, dentre outros. É vinculada obrigatoriamente a um curso de graduação, visando habilitar o aluno a exercer uma atividade específica dentro da área de conhecimento do seu curso. As diferentes habilitações de um mesmo curso de graduação devem, necessariamente, compartilhar um núcleo comum de disciplinas e atividades.

O quadro abaixo apresenta alguns exemplos de cursos com as respectivas habilitações e diplomas conferidos:

Os Tipos de Cursos e Diplomas: Curso

Ciências Sociais
Antropologia
Ciência Política
Sociologia
Comunicação Social
Graduado em Comunicação Social
Jornalismo
Editoração
Relações Públicas
Publicidade e Propaganda
Arquitetura e Urbanismo
Arquiteto e Urbanista
Engenharia Elétrica
Engenheiro Eletricista
Telecomunicações
Potência
Computação
Microeletrônica

Cursos Sequênciais

Destinam-se à obtenção ou atualização de qualificações técnicas, profissionais ou acadêmicas. Há duas modalidades de curso sequencial: curso superior de formação específica e curso superior de complementação de estudos.

Curso Superior de Formação Específica

É um programa de formação de estudantes em qualificações técnicas, profissionais ou acadêmicas, que confere um diploma aos concluintes. É constituído por um conjunto de disciplinas e atividades organizadas, com carga horária e duração mínimas de 1.600 horas e 400 dias letivos, respectivamente.

Curso Superior de Complementação de Estudos

É um programa de formação de estudantes em qualificações técnicas, profissionais ou acadêmicas, com destinação coletiva ou individual, conferindo certificado. É obrigatoriamente vinculado a curso de graduação existente na IES e é constituído por um conjunto de disciplinas e atividades para atender a objetivos educacionais definidos pela instituição, no caso de cursos coletivos, ou para atender às necessidades individuais.

Os Tipos de Cursos e Diplomas: Modalidades de Ensino

O ensino pode ser ministrado nas seguintes modalidades:

Presencial- quando exige a presença do aluno em, pelo menos, 75% das aulas e em todas as avaliações.

Semipresencial – quando combina ensino presencial com parte de ensino e de outras atividades que podem ser realizadas a distância.

A distância- quando a relação professor-aluno não é presencial, e o processo de ensino ocorre utilizando os vários meios de comunicação: material impresso, televisão, internet, etc.

Os Tipos de Cursos e Diplomas: Sistema Curricular

O sistema curricular é a forma de organização do currículo de um curso. Pode ser de Créditos ou Seriado.

Sistema de Créditos – organização de um currículo em que as disciplinas teóricas ou práticas são independentes, embora organicamente relacionadas (algumas podem se constituir em pré-requisitos de outras), cada uma correspondendo a um determinado número de créditos ou horas-aula semanais que, quando somados, deverão integralizar o número de créditos exigidos para a conclusão do curso. Usualmente, os sistemas de créditos oferecem mais flexibilidade na formação, compartilhando disciplinas com vários cursos e facilitando a transferência do aluno de um curso para outro.

Sistema Seriado – organização de um currículo em que as atividades e disciplinas teóricas ou práticas são distribuídas em blocos solidários, realizados num determinado período de tempo chamado de série. Embora as disciplinas não possam ser cursadas isoladamente, na maioria dos cursos são aceitas disciplinas de dependência da série anterior.

Conheça nossa ajuda A HORA DA DECISÃO – Veja na seção!

Fonte: Inep- Ensino Superior

Páginas Sequenciais:

5) As Avaliações Legais
6) A Situação Oficial do Curso
7) O Programa de Financiamento
8) Conheça o Provão
9) A Qualidade do Ensino Superior
10) Outros pontos importantes
11) Mais Informações

 

 

Publicado em:Escolhendo onde Estudar

Você pode gostar também