Dicas da Fuvest - Vestibular1

Dicas da Fuvest

Dicas da Fuvest

Dicas da Fuvest

Dicas para o vestibular da Fuvest por Disciplina

Parceria com o Oficina do Estudante, A maior cobertura do Vestibular!

Confira as dicas da equipe de professores da Oficina do Estudante:

Português

Temas recorrentes:

• Interpretação de textos atuais, versando sobre os mais variados assuntos. De temas técnicos à filosofia, vale tudo. Toda atenção na leitura prévia do texto.

• Gramática: regência e concordância verbais e nominais; crase; figuras de linguagem; vozes ativa e passiva; formação de palavras; vocabulário- sinonímia e ambiguidade. Eventualmente: discurso direto e indireto; imperativo e formas verbais de verbos irregulares.

• Literatura:questões relativas ao enredo e características de personagens e época dos livros exigidos como leitura.

Inglês

A prova de inglês da Fuvest é essencialmente uma prova de leitura e vocabulário. Mais que interpretação de texto, a Fuvest privilegia o aluno atento à leitura e com amplo vocabulário da língua inglesa, incluindo expressões idiomáticas.

No que concerne à gramática, o item mais focado pela prova é a voz passiva, presente nos textos e nas alternativas que, em geral, são todas em inglês. Os tempos perfeitos também costumam ser exigidos na leitura dos textos.

Para essa semana que antecede a prova, a melhor estratégia é ler textos em inglês, de sites como a BBC e revistas como a Newsweek, que contemplam o nível de vocabulário exigido pela prova. Durante a prova, mantenha o foco na leitura durante todo o texto e não se deixe intimidar pelas palavras desconhecidas, pois elas sempre existirão; tente sempre compreender o texto pelo todo, e não pelas partes. E ótima prova!!!

Química

Com aproximadamente 10 questões, as questões de Química na 1ª fase da FUVEST têm condições de abrangerem muitas partes da matéria. Entretanto, alguns assuntos certamente estarão presentes: conceitos de mol e estequiometria, soluções e concentrações, equilíbrio químico e reações orgânicas. É tradição da FUVEST também, colocar alguma coisa em radioatividade. Por ser uma prova de múltipla escolha, lembre-se que você pode fazer simplificações e aproximações que aumentarão, em muito, a sua velocidade de resolução. Mas fique atento: não faça aproximações que alterem mais que 5% do valor do número e use sempre notação científica com uma casa após a vírgula. Outra coisa importante: nem sempre todos os dados fornecidos serão necessários para a resolução do problema. Acima de tudo, use o bom senso.

Geografia

• Globalização e Neoliberalismo

• Balança Comercial Brasileira (Superávit), mas baixo crescimento econômico.

• Problemas Hídricos no mundo

• Geopolítica do Oriente Médio

• Blocos econômicos (principalmente a União Européia )

• Desenvolvimento econômico da China e da Índia

• Os BRIC ( economias emergente ) Brasil, Rússia, Índia e China

• Fusos Horários e Cartografia ( faz tempo que não cai!!!!)

Biologia

Biologia geralmente não é uma matéria que costuma oferecer grandes dificuldades na prova do vestibular, porém diversos alunos reclamam que muitos assuntos são meio decorativos e com nomes em excesso, como em Botânica e Zoologia. Para ajudar, é importante guardar o significado de certas expressões usadas em Biologia. Geralmente são termos vindos do latim ou grego. Sabendo traduzir essas palavras, já é meio caminho andado na compreensão dos fenômenos e conceitos a elas relacionados. Comparações e observações do nosso dia-a-dia também ajudam bastante no entendimento de diversos mecanismos biológicos.

Certos assuntos da Biologia, devido à sua importância, são candidatos fortíssimos e de fato aparecem todo ano nos exames vestibulares. Em Botânica, temos fotossíntese e aspectos reprodutivos dos grupos vegetais. Em Citologia, divisão celular, organelas e metabolismo energético são assuntos corriqueiros. Na parte de Zoologia, destaque para protozooses, verminoses, artrópodes e vertebrados, principalmente quanto à Fisiologia comparada. Em Fisiologia Humana, digestão, circulação e hormônios são assuntos muito cobrados. Na parte de Genética, assuntos com muita chance de cair são problemas envolvendo a 1ª e 2ª Leis de Mendel, grupos sanguíneos e Engenharia Genética (clonagem, transgênicos, células-tronco). Em Ecologia, poluição e ciclos biogeoquímicos são também fortes candidatos a aparecer como tema de questões no próximo vestibular.

História

A Fuvest costuma contemplar todos os períodos históricos. São três, os sub-campos da disciplina de História, a saber, História Geral, do Brasil e História da América. Em História Geral é comum aparecer questões de Antiguidade, Idade Média, Moderna e com uma ênfase maior, Idade Contemporânea. Em História do Brasil, o período colonial é sempre contemplado, bem como o período monárquico e com maior destaque, o período republicano. Em História da América, as independências e a organização política atual são temas sempre recorrentes. Vale ressaltar ainda, que a análise de imagens (quadro, foto, charge) tem sido frequente na prova da FUVEST. Temas importantes ao longo do ano, também são contemplados pela FUVEST. Por isso, questões relativas à corrupção, populismo, papel da mídia, centenário do voo do 14 BIS podem aparecer na prova deste ano.

 

Acesse: Guia de Estudos da Fuvest ou o Guia de Matérias da Fuvest  Depois de ver Dicas da Fuvest Aproveite e faça: Simulados de matérias específicas, Como fazer uma Redação Nota 10!!! Estude com nossas Vídeo Aulas, Teste seu vocabulário – Confira! Dicas da Fuvest Recomendação, Dúvidas, Sugestões, Reclamações deixe um comentário para o Vestibular1 Dicas da Fuvest, Faça revisão das matérias conosco Dicas da Fuvest

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta