Menu fechado
Feira USP e as Profissões por Vestibular1

Feira USP e as Profissões

Feira USP e as Profissões

Saiba que a ENTRADA É FRANCA, a duração estimada para uma boa visita é de aproximadamente três horas e é destinada a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular ou Enem. Data: 18, 19 e 20 de Agosto, Horário: das 9h às 17h, Local: Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque CienTec) – Av. Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda (em frente ao Zoológico de São Paulo).

O Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque CienTec) receberá, de 18 a 20 de agosto, a 10ª edição da Feira USP e as Profissões da capital. A iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo é destinada a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular. O programa tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que orientem-se na importante tarefa de optar por uma carreira profissional, que pode participar das dinâmicas de Orientação Vocacional, participar de shows e palestras para o aluno entrar em contato com a vida na Universidade e visitar o espaço exclusivo do educador.

As inscrições podem ser feitas até o dia 17/08 e são destinadas paras Escolas e Instituições, com o intuito de controlar o volume de pessoas presentes na Feira de Profissões. As inscrições INDIVIDUAIS são obrigatórias e são destinadas para controle do fluxo de pessoas no local.

O evento reúne unidades de ensino e pesquisa da Universidade de São Paulo, distribuídos em estandes com alunos e professores da USP que atuam como monitores e esclarecem as dúvidas dos estudantes do ensino médio e dos vestibulandos sobre os cursos oferecidos e as diferenças entre eles, carreiras e profissões, a formação acadêmica, a grade de disciplinas, conteúdos programáticos e as especializações.

A Feira reúne diversos cursos de graduação da Universidade de São Paulo, dispostos em estandes separados por faculdades, que contam com seus alunos e professores para esclarecer dúvidas dos visitantes no que diz respeito aos cursos oferecidos, carreiras e profissões, diferenças entre os cursos, a formação acadêmica, as grades de disciplinas, mercado de trabalho e as especializações.

De acordo com o anuário da USP, são oferecidos 300 cursos de graduação na capital e no interior do estado, além de 353 programas de mestrado e 323 de doutorado, com 59.081 alunos matriculados na graduação e 30.039 na pós-graduação, divididos em 14.130 no mestrado e 15.909 no doutorado.

A Feira USP e as Profissões da capital é também uma oportunidade para que os jovens obtenham informações sobre o vestibular, os programas de apoio à permanência estudantil (moradia, alimentação etc.) e o mercado de trabalho. Também serão fornecidas informações sobre vestibular (Pasusp, Inclusp, SISU, isenção e redução da taxa do vestibular), programas de apoio a permanência estudantil (moradia, alimentação, livros).

Haverá barracas de lanches variados como: pizza e risotos veganos, massas, escondidinho, nuggets, pernil, saltenhas, choripan (linguiça), cachorro quente, hambúrguer, batata rústica, batatas fritas, tapioca, pizza, crepes doces e salgados, mini coxinhas, pastéis e caldo de cana, sucos e sanduíches naturais, salada de frutas, churros, milk shakes e sorvetes, trufas e pão de mel integral, brigadeiros, doces caseiros (cocada, bombocados), pipoca, picolés, açaí.

O evento será realizado no Parque de Ciência e Tecnologia da USP – Parque CienTec, à av. Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda (em frente ao Zoológico de São Paulo). A participação é totalmente gratuita, mas para controle de fluxo e para a comodidade dos interessados é sugerido que as escolas, professores e estudantes façam inscrição prévia no site www.prceu.usp.br/uspprofissoes.

Atividades Complementares durante a Feira como Show da Física; apresentado há mais de 25 anos por monitores do curso de Física da USP a fim de estimular a formação de novos cientistas, o show traz a Física da teoria para a prática com experimentos curiosos e divertidos (como o lançamento de um foguete de garrafa pet por exemplo). Química em Ação, Orientação Vocacional em uma Oficina de Orientação Profissional que promete te auxiliar na organização e visualização de seus critérios de escolha (características pessoais, do curso e profissão) e formular as perguntas certas, que poderão ser dirigidas aos monitores dos estandes de diferentes cursos. Cada oficina tem a duração total de 50 minutos e contará com 20 participantes por vez. Não é necessária a inscrição prévia. Sala de bate papo, Célula gigante (IB), Barraca-Boca, PARQUE CIENTEC, Sessões do Planetário e Trilha Fontes do Ipiranga. Também se pretende observar a flora nativa da Mata Atlântica e as espécies exóticas presentes no local.

Mais informações nos fones (11) 2648-0487/3091-3511 ou pelo e-mail uspprofi@usp.br. Curta a página no Facebook e acompanha as novidades do Programa: https://www.facebook.com/USPeasProfissoes. Feira USP e as Profissões

Publicado em:Guia da Fuvest

Você pode gostar também