Menu fechado
FUVEST: Mudanças / Isentos por vestibular1

FUVEST: Mudanças / Isentos

FUVEST: Mudanças / Isentos

A Fuvest anunciou mudanças para o novo vestibular e confira também informações sobre a isenção da taxa do vestibular mais concorrido do Brasil.

Não perca essa!

Novo modelo de prova priorizará o raciocínio…

A Fuvest, responsável pela organização e realização do vestibular para o ingresso na Universidade de São Paulo, anunciou mudanças para a primeira fase do próximo vestibular, que se realizará em novembro.

A mudança formal determina a redução do número de testes, de 100 para 90 exercícios de múltipla escolha, mantidas as mesmas cinco horas para realização da prova.

A mudança significativa, a inclusão de testes caracterizados pela interdisciplinaridade. Essa é uma tendência que já se apresentava, apesar de não estar ainda totalmente clara. Segundo Selma G. Pimenta, o conceito do vestibular mudou e o que importa agora é avaliar os conhecimentos gerais do aluno. Ainda segundo Selma, vamos passar a cobrar raciocínio e uma postura crítica com relação ao conhecimento e não acúmulo de conhecimento.

Dessa maneira o vestibular da Fuvest se aproxima do modelo adotado pelo ENEM (exame nacional do ensino médio), que possui questões interdisciplinares e interpretativas, assim como das orientações do Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, do MEC.

Um vestibular com uma nova cara já era uma tendência apontada pelo professor Cláudio Recco, coordenador do HISTORIANET, em artigo para a Revista Desvendando a História, na edição 9, Os doze exercícios propostos inovaram, com maior ou menor intensidade, quanto à abordagem da história, prevalecendo a história comparada, e exigindo dos candidatos um conhecimento mais profundo, dispensando o conhecimento factual.

Veja mais sobre as Mudanças da Fuvest

Fuvest vai isentar 65 mil candidatos do pagamento de taxa do vestibular

A Fuvest vai distribuir 65 mil isenções da taxa de inscrição do vestibular. Terá direito ao benefício o candidato que tenha renda mensal pequena, individualmente (se for responsável pelo próprio sustento e morar sozinho) ou por pessoa da família. Interessados devem procurar um dos 39 postos no Estado (21 na Grande São Paulo e capital e 18 no interior e litoral), nos dias 10, 11, 24 e 25 de Junho e 1º e 2 de julho, das 8 às 17 horas, para retirar o formulário.

A ficha, preenchida, deve ser entregue num dos postos nos mesmos períodos da distribuição. O endereço dos locais está no site da Fuvest: http://www.fuvest.br.

O candidato terá de apresentar, com o formulário preenchido, xérox do documento de identificação e de conclusão do ensino médio (ou a concluir este ano) e as comprovações de renda familiar ou individual e do endereço no Estado (contas de luz, telefone, carnês de IPTU).

A lista dos classificados será publicada a partir de agosto no site da Fuvest. O habilitado terá de comparecer nos dias marcados de agosto, das 8 às 17 horas, ao mesmo posto onde entregou o formulário, para retirar suas ficha de inscrição de isento e o manual do candidato.

Quem não for nos dias marcados, perderá a gratuidade. Mas a inscrição ao vestibular Fuvest só será efetivada mediante a entrega da ficha de isento, em setembro, nos postos relacionados no manual do candidato.

Se a quantidade de habilitados ultrapassar 65 mil, a Fuvest poderá estender as isenções aos demais. No ano passado, com a mesma previsão, foram isentos cerca de 66 mil candidatos.

 

Acesse: Guia de Estudos da Fuvest ou o Guia de Matérias da Fuvest

Após conferir as FUVEST: Mudanças / Isentos por vestibular1 Veja mais sobre o Especial Fuvest, Terá fim o vestibular algum dia? Entenda o vestibular – Veja na seção! FUVEST: Mudanças / Isentos Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras, Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras.

Publicado em:Guia da Fuvest

Você pode gostar também