História para a prova da FUVEST - Vestibular1

História para a prova da FUVEST

História para a prova da FUVEST

História para a prova da FUVEST

História Geral e História do Brasil

.A prova de História da Fuvest tem por objetivo avaliar, procura descrever, os fatos fundamentais da História através de estudos da História do Brasil e da História Geral. Pela diversidade de suas teorias, a História configura-se também como um instrumento de aplicação na vida das pessoas, procurando avaliar o candidato, em diferentes contextos conforme o Manual do Candidato. Aqui selecionamos os assuntos mais exigidos que a prova de História que abrange as seguintes áreas e tópicos que mais são exigidos na prova da Fuvest:

Conteúdos relevantes de História para a prova da FUVEST:

História do Brasil

•Brasil Colonial: o processo de conquista e colonização do território, a catequização, a escravização dos indígenas, a experiências das Capitanias Hereditárias e dos Governos Gerais, a economia açucareira, o escravismo, a estrutura da sociedade colonial, religiosidade e arte barroca, a expansão territorial (criação de gado, construção de fortes, Entradas e Bandeiras), as invasões francesas e holandesas, os movimentos sociais internos, os movimentos de resistência à Metrópole, o Reino Unido e as mudanças econômicas, políticas e culturais, o processo de emancipação política.

•Brasil Imperial: O Primeiro Reinado com D. Pedro I, os liberais e a luta pela constituição, a Constituição de 1824, a Confederação do Equador, a abdicação e a reorganização dos grupos políticos, a Regências e os conflitos políticos e sociais nas Províncias, as disputas entre liberais e conservadores, o Golpe da Maioridade, O Segundo Reinado de D. Pedro II e a experiência parlamentarista, a Lei de Terras, o fim do tráfico de escravos, o apogeu da escravidão, a expansão da cafeicultura, a modernização dos portos, das cidades, dos transportes e das comunicações, a busca da unificação nacional, o movimento emancipacionista, o movimento abolicionista, o movimento republicano, a Guerra do Paraguai, a crise do Império, cultura e arte no século XIX.

•Brasil Republicano: a associação dos militares e dos cafeicultores paulistas no processo de Proclamação da República, os diferentes grupos e seus interesses na República, a instabilidade econômica e política dos primeiros anos, a estabilização financeira e o pacto dos governadores, o Coronelismo, a industrialização, o movimento operário, o Tenentismo, a disputa presidencial entre Julio Prestes e Getulio Vargas, A Revolução de 1930, A Primeira Era Vargas, as disputas entre ANL e AIB, o Estado Novo, o Populismo, o desenvolvimentismo de JK, os partidos políticos do pós-II Guerra Mundial, a crise do populismo, o Golpe de 1964, os governos militares, o bipartidarismo, os Atos Institucionais, a abertura política, os novos partidos políticos e os movimentos sociais, os reflexos do processo de globalização no Brasil, o Mercosul, o momento histórico, político e social atual, arte e cultura brasileira no século XX, questões de política nacional, economia e sociedade atuais.

História Geral

•Grécia Antiga: o processo de povoação da Grécia, o Período Homérico, O Período Arcaico, a formação das cidades-estados, o Período Clássico, suas transformações e inovações políticas, sociais, econômicas e culturais, o Período Helenístico e a expansão da cultura grega no Oriente, com as conquistas de Alexandre da Macedônia, a cultura e a arte grega, o legado da Grécia Antiga para a formação da cultura ocidental.

•Roma Antiga: as diferentes populações que se estabeleceram na península itálica, o Período Monárquico, o Período da República, as novas leis, as instituições políticas, os conflitos entre patrícios e plebeus, o escravismo, a expansão romana na península itálica e no mundo mediterrânico, o Império Romano e suas estruturas sociais, políticas, econômicas, culturais e religiosas, o legado romano para a formação da cultura ocidental.

•História Medieval: as invasões bárbaras e as origens do Feudalismo, as estruturas sociais, políticas, econômicas, culturais e religiosas do Feudalismo, o Império Carolíngio, as Cruzadas, a cultura e a arte medieval.

•História Moderna: a Peste Negra, as revoltas camponesas e urbanas, a crise do século XIV, a Guerra dos Cem Anos, a formação dos Estados Modernos, as grandes navegações, os diferentes mercantilismos, o Renascimento, a Reforma Protestante e a Reforma Católica, o Humanismo, os teóricos do Estado Moderno, o Barroco, a crise do Antigo Regime e a Revolução Francesa.

•História Contemporânea: a Independência Americana, as revoluções liberais e democrático-burguesas, as conquistas napoleônicas, a expansão do liberalismo e a reação absolutista, I e II Revoluções Industriais, o pensamento político, social econômico do século XIX, os processos de emancipação política na América Latina, a política externa norte-americana na América Latina, a Primeira Guerra Mundial, a depressão do Entre-Guerras, a ascensão dos regimes fascistas na Europa, a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria, o processo de descolonização da África e da Ásia, o contexto político do fim da Guerra Fria, o fim da URSS e a criação da CIE, a globalização, a política externa norte-americana, os conflitos na Europa Oriental, Ásia e Oriente Médio, a arte no século XIX e as vanguardas do século XX, o contexto atual.

 

Acesse: Guia de Estudos da Fuvest ou o Guia de Matérias da Fuvest

Veja agora ==> Redação, Aproveite e faça a revisão de história, Voltar: Guia de Estudos Fuvest, Recomendação, Dúvidas, Sugestões, Reclamações deixe um comentário para o Vestibular1, Faça revisão das matérias conosco em História para a prova da FUVEST, Conheça também o E-book Fuvest – Vencendo a 1ª Fase e Passe na Fuvest e Enem. História para a prova da FUVEST.

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta