Química para a prova da FUVEST - Vestibular1

Química para a prova da FUVEST

Química para a prova da FUVEST

Química para a prova da FUVEST

Química

A prova de Química da Fuvest tem por objetivo avaliar, procura descrever, utilizando modelos, os fenômenos fundamentais da Química através das Substâncias químicas, Reações químicas e algumas aplicações da química. Pela diversidade e consistência de suas teorias, a Química configura-se como um poderoso instrumento de aplicação, originando produtos que hoje são indispensáveis na vida das pessoas.

Além de também considerar as habilidades desenvolvidas pelo candidato que relacionam conteúdos da Química entre si, com fatos do cotidiano e com outras áreas de conhecimento do candidato, em diferentes contextos de uso, conforme explicitado nas páginas do Manual do Candidato. Aqui selecionamos os assuntos mais exigidos que a prova de Química abrange as seguintes áreas e tópicos:

Conteúdos relevantes de Química para a prova da FUVEST:

Substâncias químicas

•Conceitos básicos: Propriedade da matéria, substâncias simples e compostas, misturas e processos de separação, átomos e moléculas, representação dos elementos e substâncias químicas: símbolos e fórmulas, quantidade de matéria: constante de Avogadro, mol e massas molares.

•Constituição: Estrutura do átomo: evolução dos modelos atômicos, núcleo: prótons e nêutrons, número atômico e número de massa, isótopos, noções de radioatividade, eletrosfera, elétrons, níveis de energia e distribuição eletrônica, estado de oxidação e propriedades periódicas dos elementos químicos.

•Modelos de ligação química: ligação covalente, iônica e metálica, interações intermoleculares: Van der Waals e ligação de hidrogênio, relação entre os modelos de ligação e propriedades das substâncias.

•Classificação: Elementos químicos: princípios de organização e principais classificações dos elementos na Tabela Periódica.

Substâncias inorgânicas: conceitos de ácidos e bases, características, nomenclatura, principais representantes e aplicações das funções ácido, base, sal e óxido.

•Substâncias orgânicas: aspectos estruturais envolvendo cadeias carbônicas, radicais e isomeria, características, nomenclatura, fontes de obtenção, propriedades dos compostos mais simples e representativos das funções: hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos, substâncias oxigenadas: álcoois, fenóis, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e derivados, substâncias nitrogenadas: aminas, substâncias de importância biológica: glicídios, lipídios, aminoácidos e proteínas.

•Estados de agregação: Estudo qualitativo de sólidos, líquidos e gases, mudanças de estado, caracterização das misturas: suspensões, dispersões coloidais e soluções, solubilidade e classificação das soluções, diluição e mistura de soluções, expressões de concentração: concentração comum, título, concentração em quantidade de matéria (molaridade), propriedades coligativas.

Reações químicas

•Conceitos básicos: Reação química e sua representação gráfica: equação química, acerto de coeficientes e de cargas, cálculos estequiométricos: relações ponderais e volumétricas.

•Energia nas reações químicas: Energia termoquímica: princípios de conservação de energia, entalpias de reação, equação termoquímica, reações exotérmicas e endotérmicas, lei de Hess, entropia, energia livre e espontaneidade das reações químicas.

•Energia eletroquímica: reações de oxi-redução e potenciais padrão, obtenção de energia elétrica a partir das reações de oxi-redução: pilhas, emprego da energia elétrica na produção de reações químicas (eletrólise), noções de corrosão eletroquímica.

•Velocidade das reações químicas – Cinética química: Caracterização da velocidade das reações e sua relação com as colisões efetivas das partículas reagentes, energia de ativação, fatores que influenciam na velocidade de uma reação química.

•Reações reversíveis – Equilíbrios químicos: Sistemas em equilíbrio e sua caracterização, representação do equilíbrio através de suas constantes, fatores que influenciam no equilíbrio químico de um sistema, princípio de Le Chatelier, equilíbrio em solução envolvendo ácidos e bases: pH.

Aplicações da química

•Compostos predominantemente inorgânicos: Crosta terrestre, minérios e silicatos, metais e suas ligas, siderurgia e galvanoplastia, indústria química: fabricação de cloro e hidróxido de sódio, ácido sulfúrico, amônia e ácido nítrico.

•Compostos predominantemente orgânicos: Petróleo e seus derivados, polímeros, carvão e seus derivados, combustíveis, alimentos e aditivos alimentares, compostos empregados na limpeza.

•Química do ambiente: A utilização do solo, da água e do ar: principais agentes poluentes.

 

Acesse: Guia de Estudos da Fuvest ou o Guia de Matérias da Fuvest

Depois de saber sobre Química para a prova da FUVEST, Veja agora ==> Biologia

Confira: Guia de Estudos Fuvest Química para a prova da FUVEST, Recomendação, Dúvidas, Sugestões, Reclamações deixe um comentário para o Vestibular1, Faça revisão das matérias conosco para Química para a prova da FUVEST. Conheça também o E-book Fuvest – Vencendo a 1ª Fase e Passe na Fuvest e Enem. Química para a prova da FUVEST

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta