Redação para a prova da FUVEST - Vestibular1

Redação para a prova da FUVEST

Redação para a prova da FUVEST

Redação para a prova da FUVEST

Redação

.A prova de Redação que faz parte da Língua Portuguesa da Fuvest tem por objetivo avaliar, a um tema específico e as possibilidades de abordagem adequada. Procura também avaliar o candidato, algumas das muitas maneiras de construir um texto diferenciado, criativo, que revele domínio do tema e das formas de abordá-lo, conforme o Manual do Candidato. Aqui selecionamos os assuntos, temas e tópicos que mais são exigidos na prova da Fuvest:

Conteúdos relevantes para a Redação para a prova da FUVEST:

A pergunta que não quer calar: Como devo agir para elaborar uma boa redação na Fuvest?

A primeira coisa a considerar é o tipo e a extensão do texto que foi solicitado na prova. No caso do vestibular da Fuvest, trata-se de uma dissertação com extensão variando entre 25 a 30 linhas. Se passar disso já conta pontos contra você.

A dissertação deve ser um texto opinativo, ou seja, um texto em que devem predominar suas opiniões sobre o tema proposto na prova.

Redação para a prova da FUVEST. Aqui estão algumas dicas que podem auxiliar na tarefa de fazer a sua dissertação:

Leia atentamente a proposta de redação. O tema escolhido com cuidado para que você tenha melhores condições para escrever de modo claro, conciso, um roteiro confiável para a organização de suas ideias, não perdendo tempo com divagações.

Construa em sua mente um interlocutor fictício, para o qual você estará apresentando suas ideias sobre o assunto no qual vocês dois estão interessados em dialogar. Tente convencê-lo da validade de seus argumentos; e ele, interessado em ver como você se sai nessa tarefa. Será um momento de comunicação entre falantes de um mesmo tema. Portanto, faça um texto de sua autoria, coloque sua identidade nele. Afinal, é a redação é sua, é a sua opinião, é a sua voz que estará sendo considerada pelo avaliador, e não mais um de milhares de textos e redações sem autoria.

Procure organizar seu tempo, dividindo-o entre planejamento, redação e revisão. Cada estudante tem seu jeito de se organizar. Alguns escrevem no papel ideias soltas, conforme vão surgindo, e depois acrescentam ou eliminam de acordo com o que querem dizer. Outros já organizam um esquema com ideias principais e secundárias, etc. Seja como for que você prefira, não deixe de investir alguns minutos pensando em como irá abordar o assunto.

Evite fórmulas preestabelecidas. O único modelo a seguir é o seu pensamento, que deverá guiar o avaliador por meio de uma lógica coerente, construída com recursos aprendidos de coesão variados.

Evite expressões da língua falada ou escrita por exemplo na Internet. Você estará elaborando uma redação ou texto opinativo formal, por isso deixe de lado expressões de gíria e excessos.

Seja natural. Não caia na tentação de utilizar palavras de efeito duvidoso que você conhece pouco ou que alguém bem-intencionado lhe sugeriu para tentar impressionar a banca. Uma linguagem direta, clara, fluente será bem mais efetiva do que expressões ultrapassadas e rebuscadas, sempre inadequadas para o contexto de uma redação para vestibular.

Confie em seus recursos de expressão, no que já estudou até aqui, especialmente em seu vocabulário. Todos nós possuímos um estoque de palavras raramente usadas, mas que nestas ocasiões fazem a diferença, que podem dizer ou traduzir com precisão o que pretendemos expressar. Procure lembrá-las.

Antes de dar por concluída sua redação da prova da Fuvest, releia-a atentamente, procurando ajustar, substituir, acrescentar para depois não se arrepender. Neste momento, embora não possa efetivamente ler em voz alta seu texto, procure ouvi-lo em sua mente. Você vai perceber com mais clareza o que está bem escrito e o que deve ou pode ser alterado.

Finalmente, durante todo o processo, acredite em seus pontos de vista e defenda-os com toda convicção. Eles são o seu maior trunfo para tirar uma boa nota na prova.

Agora que já viu essas dicas, você precisa conhecer a nossa seção de Redação Nota 10 para ter toda bagagem necessária para fazer uma ótima Redação da Fuvest e tirar uma nota que faça a diferença nos pontos para a sua aprovação.

 

Acesse: Guia de Estudos da Fuvest ou o Guia de Matérias da Fuvest

Depois de conferir Redação para a prova da FUVEST Acesse Redação da FUVEST, Quem leu o Livro de Raphael G. Monteiro estava preparado! Confira! Depois de conferir Redação para a prova da FUVEST Acesse: Redação Nota 10

Recomendação, Dúvidas, Sugestões, Reclamações deixe um comentário para o Vestibular1 Faça revisão das matérias conosco, Conheça também o E-book, Fuvest – Vencendo a 1ª Fase, Passe na Fuvest e Enem. Redação para a prova da FUVEST.

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta