Menu fechado
Planejamento Estratégico do Tempo - Administrar o Tempo na Prova enem vestibular

Administrar o Tempo na Prova

Guia de Planejamento do Tempo – Planejamento Estratégico do Tempo

Um dos fatores fundamentais na prova é o controle do tempo. É comum a velha queixa: não deu tempo, mas na grande maioria das vezes, isso ocorreu pela falta de uma estratégia. Assim, Administrar o Tempo na Prova é fundamental, veja a seguir.

Para traçar uma estratégia eficiente, você deve considerar alguns pontos básicos:

1- Ordem das matérias

A maioria das pessoas segue a ordem da prova, mas você já pode ir para a prova com a sua própria ordem na cabeça. Recomendamos começar pela matéria que você tem mais facilidade, pois você ficará mais confiante e calmo.

É preciso pensar, também, que há matérias que exigem que você esteja mais aquecido, pois no início da prova, você é um misto de nervosismo e ansiedade; mas com o passar do tempo, você vai acalmando e se concentrando.

Por outro lado, você deve lembrar que no final da prova você está cansado e com o tempo apertado, portanto não deve deixar matérias difíceis para o final. É claro que o nível de dificuldade de cada matéria varia de pessoa para pessoa, portanto cada um deve elaborar seu próprio esquema.

2 – Nível de dificuldade das questões

Há diversos tipos de questões e você deve saber o quanto investir em cada uma. Você deve ir garimpando as questões, isto é, ir resolvendo as fáceis e deixando as difíceis para o final.

Examine com atenção o que realmente estão perguntando, nunca trate as questões com menosprezo, todas as questões devem ser lidas e respondidas com cuidado.

Nas questões difíceis, é bom fazer uma distinção entre aquelas que você tem condição de resolver e aquelas que você não faz a mínima ideia, ou seja, é comum você não lembrar da fórmula ou ficar na dúvida entre duas alternativas, estas questões você deve deixar para o final, mas se você não sabe, não perca tempo, chute logo e passe para a próxima.

3 – Tempo para cada matéria

Você não gastará o mesmo tempo para cada matéria, pois há matérias que costumam ter questões objetivas e rápidas, já outras são demoradas e trabalhosas.

Se não der tempo para resolver no prazo estipulado você deve passar para a próxima matéria e resolver as remanescentes na hora final. E se resolver em menos tempo, passe o tempo economizado para resolver as remanescentes.

4 – Gabarito

Você deve passar as respostas para o gabarito com calma, portanto reserve cerca de 20 minutos para isso, pois é melhor perder um pouco de tempo fazendo direito, do que arriscar a erra pela pressa.

Não deixe para preencher o gabarito na última hora, pois ficará nervoso e pode não dar tempo. A técnica é a seguinte: resolva primeiro as questões fáceis e passe-as para o gabarito. A última hora você reserva para os testes difíceis.

Esta técnica tem, pelo menos, duas vantagem: primeiro, permite que você passe o grosso de seus pontos para o gabarito com calma, já que serão as questões que você tem certeza; segundo, enquanto faz isso, você dá uma relaxada e toma um fôlego para o final pedreira: as questões que tem dúvida. Outra coisa: passe para o gabarito as questões em atacado, e nunca uma por uma, o que economiza tempo.

Aconselhamos treinar a eficácia de seu esquema com as provas dos anos anteriores. Se você for ansioso, pode fazer isso na véspera da prova, pois é quando você está mais preparado e, além disso, ocupa o tempo e reduz a ansiedade.

É importante lembrar que não existe regra geral, pois cada um tem diferentes níveis de dificuldade nas diferentes matérias e deve, portanto, elaborar seu próprio esquema.

Boa Sorte! Equipe Vestibular1

• Veja agora:

 

7) Estudo em Grupo

Publicado em:Planejamento do Tempo

Você pode gostar também