Planejamento Estratégico do Tempo - Introdução

Planejamento Estratégico do Tempo – Introdução

Planejamento Estratégico do Tempo – Introdução

Guia de Planejamento do Tempo

Vinte e Quatro Horas, este é o Tempo que temos em um Dia. Infelizmente ainda não aprendemos a planejar ou administrar o tempo para ter mais horas por dia.

Se não podemos Administrar o Tempo, podemos planejar as atividades para atingir os objetivos, necessidades e desejos no tempo que temos, sejam elas: Estudar, satisfação pessoal, conviver mais com a família, melhorar a qualidade de vida ou simplesmente ser feliz.

A gestão estratégica do tempo parte do princípio que podemos conquistar o que desejamos ou atingir melhores resultados a partir de uma atitude estratégica – “Fazer mais com menos”.

Planejamento Estratégico do Tempo – Introdução

As quatro etapas básicas de um Planejamento Estratégico do Tempo – Introdução são:

1) Definição dos objetivos: Foco como resultado da priorização dos seus objetivos com base em valores, desejos e necessidades.

2) Diagnóstico: Descoberta dos reais obstáculos que impedem de atingir os seus objetivos, através de um processo de análise, intuição e investigação da causa e efeito.

É fundamental, para a melhoria da eficácia, distinguir obstáculos reais de problemas imaginários.

“Para quem não tem objetivos, tudo se transforma em problemas imaginários”

3) Solução: Aplicar o pensamento criativo para gerar várias alternativas e escolher as melhores ideias com base em critérios para eliminar o obstáculo identificado e atingir o objetivo desejado.

4) Plano de Ação: Organizar cronologicamente as ações a serem implementadas: O que estudar, onde estudar, porque estudar e principalmente quando.

Após todo este processo, ainda é interessante ter uma “Lista de Tarefas ou Estudo”, com as próximas três tarefas ou matérias a serem estudadas ou no máximo cinco. Este cartão é uma ferramenta mágica que contribui para eliminar a sensação “o dia acabou e eu não fiz/estudei nada”.

É claro que para o cartão produzir a magia desejada é necessário cumprir as quatro etapas da “Planejamento estratégico do tempo”.

• Veja agora:

2) Soluções

3) Definindo prioridades

4) Cumprir Prazos

5) Otimize seu tempo

6) Administrar o Tempo na Prova

7) Estudo em Grupo

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta