1o. Curso de (EaD) Ensino à Distância - Vestibular1

1o. Curso de (EaD) Ensino à Distância

1o. Curso de (EaD) Ensino à Distância

1o. Curso de (EaD) Ensino à Distância

1o. Curso de (EaD) Ensino à Distância no (SL) Second Life

Vestibular1 Romano avatar
Vestibular1 Romano

Nosso avatar: vestibular1 Romano participou do 1o. Curso de Ensino à Distância no Second Life , cujo conteúdo principal foi do livro ABC da EAD, de João Mattar organizado pela Pearson Education no Second Life.

Confira abaixo!

Tivemos todos do grupo não só a oportunidade de discutir a Ead, como conhecer e testar as inúmeras possibilidades dentro do ambiente virtual. A condução pelo Professor Mattar, não poderia ser melhor, conduzindo a todos dando um curso paralelo de utilização geral do Second Life. Conseguiu fazer a turma se habituar, aprender a estar, se comportar, oportunidades para falar em chats escrito, falado, controles de câmeras, enfim colocou os alunos dentro da realidade virtual.

Curso em EaD no Second Life com Vestibular1
Curso em EaD no Second Life

Veja como foi o Programa:

03 de dezembro: EaD: conceitos e teorias – Faculdades Nordeste (Fanor)

06 de dezembro: História da EaD – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

10 de dezembro: Modelos de EaD – Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

13 de dezembro: Ferramentas, ambientes e tecnologias – Montclair State University (EUA)

17 de dezembro: Novos papéis para o aluno, o professor e a instituição – Universidade de Aveiro (Portugal)

18 de dezembro: Direitos autorais em EaD – Instituto Catarinense de Pós-Graduação (ICPG)

20 de dezembro: O futuro da educação a distância – Cidade do Conhecimento 2.0 (USP e parceiros)

Conhecemos e interagimos em lugares como Aveiro, Montclair State University, na Unisinos, ou seja, lugares diferentes, ambientes selecionados, fora da nossa tradicional Ilha Vestibular Brasil, que não deixou de ser um diferencial quando se fala em aluno universal.

Aluno universal em EaD com Vestibular1
Aluno universal em EaD

Constatamos que a EaD se caracteriza por ser uma modalidade que ocorre a separação do professor/aluno e que essas novas técnicas de educação permitem atividades assíncronas, desde que bem planejadas. A EAD serve para democratizar a educação em todos os seus níveis, oferecendo oportunidades de estudo aos indivíduos que normalmente não podem estudar devido à distância em que se encontram dos grandes centros urbanos, àqueles que precisam trabalhar durante o dia, ou àqueles que por razões de incapacitação física não podem se locomover.

A autonomia do aluno está intimamente ligada à sua disposição pelo aprendizado e a motivação é fundamental. Pode ser, que um conteúdo de qualidade por si só baste, mas com a interação que agora se torna possível, os resultados serão melhores.

Desde os desenhos do homem da caverna, passando pela correspondência, temos hoje tecnologias e novas mídias que incorporam a modalidade deixando arestas preenchidas. Quanto à produção e distribuição de material pedagógico, as opiniões são bem divergentes e que cada um também poderá adequar as possibilidades à sua realidade, seja ela de autor, tutor, aututor e etc.

Questões como desenvolver, modificar, planejar anteriormente o conteúdo deve estar ligado a quem quer ter liberdade para usar o conteúdo como quiser, na hora em que quiser, propor atividades diferentes dependendo da turma, de suas capacidades e expectativas, não deixando assim a EaD engessada, que depende também do ambiente pessoal dos alunos que se espera atingir.

As ferramentas da Web 2.0 possibilitam oportunidades que são grátis e inclusive com código aberto e devem ser aproveitadas. A possibilidade de acesso à memória tecnológica, comentada por alguém inclusive no meu modo de ver, é a forma mais perfeita de se revisar tudo, na hora que se quer ou pode, como ocorre em nosso Blog. Muito rico inclusive nos resumos e orientações gerais passadas por você. Os comentários norteiam e possibilitam discussões que complementam o conteúdo de aprendizagem.

Ambiente de Aprendizagem EaD com Vestibular1
Ambiente de Aprendizagem EaD

Vimos que as ferramentas hoje disponíveis são inúmeras e que possibilitam uma gama imensa de chances de transmissão e absorção do conhecimento. Os ambientes de aprendizagem se multiplicam e como você Mattar disse, precisamos adequar e testar para enfim escolher um mix próprio dessas ferramentas, pois o controle das instituições está com os dias contados.

Só testando essas ferramentas é que teremos ou encontraremos o melhor caminho e o Second Life representa neste momento para nós o espaço de pioneirismo. Como você mesmo citou em seu Blog e no final da última aula: “Existem aquelas raras ocorrências em que, no momento, você pode sentir uma alteração, você pode sentir uma completa mudança”.Acho que mudei, como o vídeo-texto me mudou há 20 anos atrás, ou seja, aprendendo a aprender.

O aluno universal e o aprendiz virtual requerem ferramentas para um aprendizado contínuo e permanente, inclusive de conhecimento aprofundado das ferramentas, tendo habilidades e atitudes próprias.

Para o professor surgem novas modalidades com o ensino a distância, porém a capacitação é fundamental e deve ser permanente para poder elaborar, planejar, organizar conteúdos, livros, artigos, entre outras funções.

Aprendiz Virtual com Vestibular1
Aprendiz Virtual

Para um avanço em Ead, precisa-se de mudanças nas instituições. E não podemos fazer comparações de modelos onde se preocupa com o custo/benefício. Esses modelos deixam quase sempre a qualidade de lado. Precisamos de novos valores e estratégias dos pressupostos pedagógicos, com flexibilidade.

EAD significa que o aluno não vai mais ter que ir até a escola, mas a escola vai até ele, significa que a escola não é mais apenas um lugar geográfico para a aquisição de conhecimento e a experiência prática que o Second Life pode proporcionar, expande esse horizonte.

A meta da EAD deve ser em oferta de aprendizagem sobre qualquer assunto, em qualquer lugar, em qualquer hora, em qualquer mídia disponível para o aluno. O acesso global ao conhecimento, agora viabilizado através das ferramentas vistas, é um fenômeno positivo e recomendável, merecendo maiores aprofundamentos em nossos gestores educacionais.

Ambiente de Educação a Distância – devido ao ambiente peculiar do SL, pesquisadores, como o Prof. Carlos Valente e João Mattar concluem que o SL é uma verdadeira revolução no tradicional E-Learning. Em Second Life e Web 2.0 na Educação”, primeiro livro do mundo a tratar dessa temática, os autores afirmam a existência de três gerações de EaD. Na primeira geração o uso de mídias mais clássicas como o rádio, tv e correio. Na EaD 2.0 o uso mais intensivo dos recursos da Internet, os ambientes de aprendizagem como o LMS Moodle, ficando caracterizado essa geração como E-learning. E agora a EaD 3.0 com o uso de recursos de ambientes tridimensionais, e ambientes de aprendizagem como o SLOODLE que mixa o SL com o Moodle. Universidades como a Anhembi-Morumbi, Mackenzie e a ESAB já tentam ocupar seu espaço educacional nesse mundo virtual. A USP lidera um mega-projeto chamado de Cidade do conhecimento 2.0, aonde algumas universidades brasileiras e outras estrangeiras exploram esse ambiente do ponto de vista educacional.

 

Equipe do Vestibular1 no Metaverso – Visite a seção!

Vestibular1 no cyberespaço

Clique Aqui e saiba mais sobre a Ilha Vestibular Brasil!

Veja a reportagem: Qual é o futuro do Second Life?

Veja mais fotos do vestibular 1 na Ilha– Visite a seção!

Clique aqui e saiba mais sobre o Second Life!

Veja como funciona o Second Life – Visite a seção!

 

Recomendação, Dúvidas, Sugestões, Reclamações deixe um comentário para o Vestibular1

Veja links da Carreira

Enem 1o. Curso de (EaD) Ensino à Distância

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta