Menu fechado
Comentários da prova da Puc - Campinas por Vestibular1

Comentários da prova da Puc – Campinas

Comentários da prova da Puc – Campinas

Comentário da Prova PUC-CAMPINAS

No geral, a prova da PUC-Campinas apresentou um nível médio de dificuldade. Valorizando bastante a leitura e a interpretação de textos, a prova também favoreceu aos alunos que estiveram atentos a temas que receberam atenção da mídia ao longo do ano, como a teoria evolucionista de Charles Darwin (a partir da comemoração dos 150 anos da publicação do livro Origens das Espécies). Abaixo os comentários sobre as questões de cada disciplina:

Língua Portuguesa e Literatura: A prova não ofereceu grande nível de dificuldade para os candidatos familiarizados com leitura e interpretação de textos, já que o texto inicial foi constantemente retomado pelas questões – o que exigiu, por conseguinte, a releitura mais atenta das passagens específicas, cobradas pelas questões. As questões referentes à literatura foram diversificadas, cobrando tanto historiografia literária quanto literatura comparada.

Geografia: A prova mesclou questões tradicionais relativas ao conhecimento geográfico com questões elaboradas a partir de temas bastante atuais (barreiras contra a imigração e as emigrações motivadas por questões ambientais).

Matemática: A prova de matemática cobrou conhecimentos básicos do Ensino Médio, como é de praxe no vestibular da PUC-Campinas. Todas as questões apresentaram nível de complexidade relativamente baixo, exigindo do candidato basicamente boa capacidade de leitura.

Física: As questões de física foram bem diversificadas, explorando óptica (formação de imagem em lentes esféricas), ondulatória (equação fundamental), calorimetria (quantidade de calor sensível) com potência e mecânica (lançamento oblíquo). Esta última exigiu um pouco mais do candidato, mas as outras cobraram conceitos elementares e tiveram resolução simples.

Química: A prova de química também cobrou conhecimentos básicos do Ensino Médio. Tivemos questões que cobravam cálculos de massa/mol, termoquímica e balanceamento nuclear. Uma questão de química orgânica para a identificação de função e uma questão de química ambiental que exigiu mais conhecimento de biologia do que de química.

Inglês: As questões de inglês valorizaram vocabulário e privilegiaram, de alguma forma, conhecimentos de gramática normativa (voz passiva e morfologia). Destacam-se ainda a realização de paralelos entre a língua inglesa e a língua portuguesa.

Biologia: A prova da PUC, como de praxe, cobrou poucas questões de biologia e privilegiou conhecimentos e informações básicos do Ensino Médio. Os enunciados são claros e não ofereceram dificuldades aos candidatos.

História: A prova de história foi bastante objetiva, com questões que não apresentavam grandes textos nos enunciados. A prova abordou temas variados, embora bastante clássicos em vestibulares (por exemplo, expansão marítima e comercial).

 

Aproveite e faça a revisão das matérias

Como fazer uma Redação Nota 10!!!

Comentários da prova da Puc – Campinas Estude com nossas Vídeo Aulas

Comentários da prova da Puc – Campinas Especial Bolsas de Estudo – Visite a seção!

Comentários da prova da Puc – Campinas  Recomendação, Dúvidas, Sugestões, Reclamações deixe um comentário para o Vestibular1

Publicado em:Orientações

Você pode gostar também