Comentários da prova da Unicamp - Vestibular1

Comentários da prova da Unicamp

Comentários da prova da Unicamp

Comentários da prova da Unicamp

Confira o comentário dos professores da Oficina do Estudante sobre as provas

História

As questões abordaram temas tradicionais dos vestibulares, mantendo o mesmo nível de dificuldade dos anos anteriores. A primeira questão sobre Revolução Francesa, muito bem elaborada, e a segunda sobre as relações entre Brasil e EUA no contexto da 2ª Guerra Mundial. Ambas trazem texto de apoio, através dos quais o aluno já responde facilmente a alternativa ‘A’ de cada questão. A alternativa ‘B’ cobra do aluno conhecimento básico a respeito destes mesmos temas, muito trabalhados em sala de aula pelos professores.

Física

Contextualizada com o tema central da prova, as questões de Física exigiram do candidato a interpretação de gráficos e esquemas, além do uso de conceitos básicos de Mecânica (Energia, Potência e Equilíbrio). Embora seja citado Campo Magnético, não foi necessário nenhum conhecimento específico. Uma prova sem surpresas que privilegiou o candidato bem preparado.

Química

A prova de Química da Unicamp exigiu conhecimentos básicos de equilíbrios químicos e de reações inorgânicas. Nas duas questões, o equilíbrio deveria ser escrito pelo candidato, e, na segunda questão, a reação é fornecida por uma leitura do enunciado. A diferença das duas questões estava no item B, com um grau de dificuldade levemente superior. A primeira questão exigia um conhecimento de teoria atômico-molecular e de concentração de soluções, enquanto a segunda exigia conhecimento de reações de oxidorredução. Foi uma prova dentro do esperado para uma primeira fase da Unicamp.

Biologia

As questões de biologia, como sempre, foram de fácil resolução, exigindo um mínimo de conhecimento. A questão 7 enfatizou a evolução biológica, especificamente o neodarwinismo no item A e as mutações em células germinativas no item B, cobrando do vestibulando a ligação das mutações em células germinativas com os seus descendentes. A questão 8 utilizou um texto de cunho ecológico. No item A, ela cobrou conhecimentos básicos de ecologia, estando parte da resposta no próprio texto. O item B explorou os vertebrados, especificamente as diferenças básicas entre anfíbios e répteis no quesito reprodução.

Matemática

Como sempre, a Unicamp privilegia bons leitores. O enunciado das questões pedia para que o candidato interpretasse e elaborasse gráficos simples e estivesse familiarizado com equacionamentos, proporcionalidade direta e cálculo de volumes. Em resumo, o usual: conhecimentos de ensino fundamental.

Geografia

As questões se apresentaram de forma bem elaborada, trabalhando conceitos tradicionais da geografia, como fatores naturais e econômicos, além da cartografia, que, por muito tempo, não era trabalhada nas provas.

Redação

A prova de redação apresentou como tema geral as relações entre o homem e os animais, e a responsabilidade que ele tem nesta questão. Como coletânea de textos, a Unicamp ofereceu uma quantidade menor de trechos que nos anos anteriores: 5 fragmentos de textos e uma imagem. No entanto, a extensão destes textos mostrou-se, em média, maior que nas provas passadas, exigindo do candidato uma leitura mais atenta.

Comentário geral de prova

De forma geral, a Unicamp manteve o padrão da primeira fase, que foi estabelecido com a elaboração de uma prova temática. A maioria absoluta das questões apresentou textos introdutórios, com informações importantes para que o candidato elaborasse a resposta de ao menos um dos itens de cada questão. Com isso, a banca favorece, mais uma vez, os candidatos que têm boa capacidade de leitura e interpretação.

Os conteúdos específicos cobrados são, de forma geral, básicos e, portanto, bastante trabalhados pelas diferentes disciplinas no ensino médio e em cursos pré-vestibulares.

 

Se você quiser conhecer melhor o Enem clique aqui

Como fazer uma Redação Nota 10!!!

Estude com nossas Vídeo Aulas

Aprenda a enfrentar a ansiedade

Recomendação, Dúvidas, Sugestões, Reclamações deixe um comentário para o Vestibular1

Comentários da prova da Unicamp

Faça revisão das matérias conosco

Visite a seção do Enem e de Dicas!

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta