Conteúdo Programático dos Vestibulares - Vestibular1

Conteúdo Programático dos Vestibulares

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Conteúdo Programático dos Vestibulares

As instituições de ensino superior costumam divulgar seus programas de matérias e conteúdo programático para seus vestibulares.

Selecionamos as matérias e Conteúdo Programático dos Vestibulares mais exigidas nas principais universidades do país.

Confira abaixo os conteúdos relevantes!

REDAÇÃO

Para a Redação, o candidato terá um elenco de temas e deverá escolher apenas um para desenvolver o seu texto. É necessário, portanto, que o texto esteja adequado ao tema pelo qual optou, isto é, que o vestibulando elabore um texto cujo conteúdo seja relevante e esteja intimamente relacionado aos dados fornecidos. Além disso, deve estar adequado ao tipo de texto solicitado para o tema e à modalidade escrita da língua padrão.

A ênfase da avaliação recai na observação das habilidades de organizar as ideias, estabelecer relações, interpretar dados e fatos. Não se espera que o candidato seja um mero reprodutor do conhecimento, e sim que possa demonstrar competência linguístico-comunicativa na língua materna.

Dessa forma, é imprescindível que o texto produzido pelo candidato tenha boa estrutura, ou seja, que as partes que o constituem estejam relacionadas entre si e com o todo, de forma clara, e que haja uma progressão no desenvolvimento da temática.

LÍNGUA PORTUGUESA

Em Língua Portuguesa, não se objetiva apenas testar conhecimentos que o aluno tem sobre a língua enquanto sistema, mas a sua competência linguístico-comunicativa, entendida como a capacidade de compreender o jogo de ações e intenções do texto, de distinguir os diferentes recursos linguísticos utilizados na produção de um texto, bem como a de analisar os aspectos relacionados à temática.

Nesse sentido, a prova de Língua Portuguesa explora a competência de leitura em três níveis: os aspectos relativos à temática desenvolvida em cada texto, os recursos linguísticos utilizados na produção do texto e ainda os fatores ligados a uma dimensão mais profunda do texto, ou seja, o contexto em que foi produzido.

Essa abordagem requer do candidato capacidade de compreensão, interpretação e inferência, pois o objetivo não se resume a identificar ou classificar elementos gramaticais em frases descontextualizadas, mas visa à compreensão e/ou interpretação do texto como um todo.

LITERATURA

A literatura constitui uma das mais ricas e complexas manifestações da história e da vida humana. Através dela, além de compreender a trajetória dos fatos e sentimentos do homem de todos os tempos, o ser humano pode encontrar respostas para as suas próprias indagações e luzes para entender os seus próprios conflitos. Portanto, a literatura brasileira deverá ser vista como reveladora de aspectos individuais e sociais da trajetória do homem.

Para tal, é indispensável o conhecimento de elementos teóricos, históricos e culturais. – Nas questões teóricas, o candidato deverá identificar os elementos estruturais e composicionais da poesia (metro, rima, ritmo, tipos de composições poéticas e figuras) e da prosa (enredo, personagens, tempo, espaço, narrador e linguagem). Além dessa visão teórica, o candidato deverá ter conhecimentos sobre: Barroco e a obra de Gregório de Matos Guerra. Arcadismo, contexto histórico-social, características da literatura árcade, autores e obras. Romantismo em seu contexto histórico e social, características, a poesia e o romance. Realismo e Naturalismo em seu contexto histórico e social, principais autores e obras. Parnasianismo e Simbolismo: características e autores. Pré-Modernismo: principais autores e obras. Modernismo: antecedentes, proposta, fases, autores e obras. Literatura contemporânea: a poesia , o romance, o teatro, a crônica e o conto. Literatura sul-rio-grandense: do Simbolismo à moderna ficção e poesia.

LÍNGUA ESTRANGEIRA

Tomando como princípio que a leitura e a interpretação de textos em língua estrangeira são de suma importância em um curso superior, as provas de língua estrangeira do Processo Seletivo objetiva avaliar a competência linguístico-comunicativa através de textos autênticos, nos quais o candidato deverá demonstrar sua capacidade de compreensão, interpretação e inferência.

Através de exercícios específicos contextualizados, o candidato deverá usar suas habilidades cognitivas na resolução de exercícios variados, que testarão desde questões estruturais até questões de compreensão gerais do texto, verificando-se dessa forma, a capacidade do candidato de estabelecer relações intra e intertextuais.

Espera-se do candidato, portanto, a capacidade de ler diferentes tipos de texto ou em inglês, ou em alemão-padrão ou em espanhol e de responder na língua-alvo e/ou em português as questões formuladas a partir dos textos propostos. Posto que as provas de língua estrangeira do Processo Seletivo não é organizado em torno de conhecimentos explícitos e setorizados da gramática da língua em questão, o candidato não recebe uma listagem programática.

A elaboração da prova parte do pressuposto que leitura não é apenas decodificação de sentido do texto, mas é também compreensão da estrutura global do texto, seu funcionamento e sua intencionalidade.

Quanto aos tipos de textos propostos, a prova de língua estrangeira objetiva uma diversidade temática, bem como uma diversidade de gêneros que abranja o universo cultural do candidato. Por isso, as questões giram em torno da identificação de informações veiculadas pelo texto, diferenciando as relevantes das acessórias, da localização de trechos do texto que justificam determinada resposta, do reconhecimento de significados contextuais e das relações/articulações que constroem o texto.

HISTÓRIA

Antiguidade clássica. A formação das cidades-estado e suas contradições. As lutas sociais no mundo greco-romano. Grécia e Roma: as raízes culturais do mundo ocidental (a helenização). Feudalismo e suas características políticas, econômicas, sociais e culturais. Transição do feudalismo ao capitalismo: formação dos Estados Nacionais, renascimento, reforma, absolutismo, expansão comercial e marítima, mercantilismo e sistema colonial. As sociedades indígenas americanas. As sociedades coloniais americanas. Consolidação do capitalismo: iluminismo, revoluções burguesas, revolução industrial, movimento operário e socialismo, crise do sistema colonial no Brasil, sociedades hispano-americanas no séc. XIX, Brasil Imperial e sua desagregação, apogeu e crise da República Velha no Brasil, ascensão dos Estados Unidos, crise das sociedades capitalistas, Era de Vargas, imperialismo europeu e neocolonialismo. Choques de imperialismos: I Guerra Mundial e II Guerra Mundial. O mundo contemporâneo: guerra fria, descolonização da África e da Ásia, o bloco socialista e sua desagregação. América Latina: populismo, militarismo, autoritarismo e os conflitos do século XX. Brasil pós-45: populismo e governos militares. A nova República e suas características econômicas, políticas e socioculturais.

GEOGRAFIA

Noções gerais de cartografia: escala, projeções, orientação. Leitura e interpretação de mapas e gráficos. Constituição da estrutura geológica da superfície terrestre e formas de relevo: evolução geológica da Terra e distribuição dos recursos minerais, Teoria da Tectônica de Placas e grandes unidades do relevo terrestre, gênese das formas e classificação do relevo brasileiro. A dinâmica do clima e sua classificação: inclinação do eixo terrestre e dinâmica das estações, circulação geral da atmosfera e distribuição das chuvas, dinâmica das massas de ar e diferenças climáticas no Brasil, oceanos e seu efeito sobre o clima, efeito da ação humana sobre a atmosfera. Grandes domínios naturais e seus usos: bacias hidrográficas do mundo e do Brasil, distribuição e gestão dos recursos hídricos no Brasil e no mundo, biomas e sua dinâmica. A agricultura, a pecuária e a organização do espaço no Brasil e no mundo: estrutura fundiária, relações de trabalho, uso da terra no mundo tropical e temperado. A formação da sociedade urbano-industrial e as diferenças regionais: modo de vida, transformações no mundo do trabalho, processo de urbanização, modernização agropecuária, matérias primas e grandes áreas industriais do mundo, economia informal, impactos ambientais nos grandes centros urbanos (lixo, inversão térmica, ilha de calor, poluição). Dinâmica de populações: políticas demográficas contemporâneas, pirâmides etárias, migrações internacionais, racismo e conflitos étnicos, a questão racial no Brasil. Modo de produção capitalista: do capitalismo concorrencial ao monopolista, atuação do FMI e crises do modelo americano, blocos econômicos e formação dos grandes mercados. Modo de produção socialista: características fundamentais e experiências socialistas no mundo e suas transformações. Geografia Política: formação dos Estados Nacionais e das Organizações Internacionais, conflito árabe-israelense e suas ramificações, processo de descolonização afro-asiática e novo arranjo geopolítico desses territórios, redefinições do Arranjo Geopolítico Mundial pós-crises do sistema soviético. Processo de ocupação e organização do espaço brasileiro, diferenças regionais e formas de regionalização.

FILOSOFIA

A Filosofia é uma disciplina que reflete sobre a natureza de alguns conceitos que são fundamentais para compreender a condição humana (o Conhecimento, Deus, Estado, Bom e Mau, Belo e Feio, Pensamento, etc). Nesse sentido, seus conteúdos programáticos priorizam o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à cognição do mundo (ciência), a capacidade de raciocinar de modo rigoroso, a vida ética e política e a dimensão estética do ser humano. A reflexão acerca destes tópicos é entendida como stímulo à análise e interpretação (auto-compreensão) da realidade humana e, sobretudo, como condição para uma intervenção ético-política qualificada e o fortalecimento da vivência cidadã.

– reflexão sobre as diferentes dimensões da existência humana: espiritualidade, sentido da vida, nascimento e morte, emoções (alegria, tédio, angústia), tempo, espaço. Indivíduo, sociedade e a natureza do Estado. As formas de governo: representação, participação e cidadania. Reflexão ética e conduta ética, ser e dever ser, a felicidade e o bem viver, justiça (individual e coletiva), liberdade e necessidade, virtudes, as relações humanas e o poder. Democracia e cidadania. O fenômeno estético: reflexão sobre o lugar da arte e da beleza no mundo contemporâneo, especialmente em relação com a pintura, música, literatura e poesia. Compreensão do homem como um ser que estabelece relações fruitivas com o mundo.

SOCIOLOGIA

Os conteúdos programáticos de Sociologia no processo seletivo compreendem as principais categorias de análise das ciências sociais contemporâneas: desigualdade social; estratificação e diferenciação social; formas de organização do trabalho; cultura, etnicidade e raça; socialização e institucionalização; globalização; organização política brasileira; democracia; partidos políticos e movimentos sociais. Essas categorias servem como base para a reflexão acerca de questões sociais contemporâneas, tais como: violência e criminalidade; direitos humanos, racismo; pobreza e exclusão social; meios de comunicação; desemprego; sócio-diversidade e multiculturalismo; questão agrária; eligiões e religiosidades; participação política e cidadania.

MATEMÁTICA

Regras de três: simples e composta. Percentagem e juros.Conjuntos: conceito, tipos e operações, intervalos.Funções: do 1º grau, do 2º grau, modulares, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. Equações e inequações: do 1º grau, do 2º grau, modulares, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. Progressões: aritméticas e geométricas. Matrizes, determinantes e sistemas de equações lineares. Análise Combinatória: arranjos, permutações e combinações, binômio de Newton. Geometria: plana e espacial.Geometria Analítica: coordenadas cartesianas, problemas métricos, retas e circunferências.Números Complexos na forma algébrica.Polinômios e equações algébricas.

FÍSICA

Mecânica: movimento e equilíbrio; trabalho, energia e potência; descrição de movimentos; ondas; fluidos. Termodinâmica: equilíbrio térmico e temperatura; trocas de calor e processos; calor e trabalho. Ótica: natureza da luz; espelhos, lentes e instrumentos. Eletromagnetismo: cargas, correntes e campos; circuitos e dispositivos resistivos; indução eletromagnética, motores, geradores, transmissores.Temas gerais e física moderna: efeito fotoelétrico; raios X; radiações nucleares; interações fundamentais da natureza; modelos quânticos de átomo; fissão e fusão nuclear.

BIOLOGIA

Biologia geral: Origem da vida. Biologia celular e molecular: célula procariota e célula eucariota, constituição celular e organelas celulares. Mitose e meiose. Histologia animal: tecidos epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso e sangue. Reprodução animal. Embriologia: gametogênese, desenvolvimento embrionário humano da fertilização até o estabelecimento do corpo embrionário e anexos embrionários. Genética: composição do DNA e RNA e suas funções, herança mendeliana, monoibridismo com ou sem dominância, poliibridismo, polialelia. Probabilidade simples, combinada e distribuição binomial. Genes letais e genes complementares. Herança ligada ao sexo.

Ecologia: fatores limitantes, energia nos sistemas ecológicos, ciclos biogeoquímicos, abitat e nicho ecológico, interações entre os seres vivos, populações, comunidades e ecossistemas.

Zoologia: conceitos. Animais e suas interações no ecossistema. Protistas: morfologia, caracteres diferenciais das classes e parasitas de interesse humano. Metazoa: caracteres gerais, morfologia e fisiologia dos filos Porífera, Cnidária, Platyhelminthes, Aschelminthes, Annelida, Arthropoda, Mollusca, Echinodermata e Chordata, Subfilo Vertebrata.

Botânica geral: o papel dos vegetais nos ecossistemas; evolução das plantas; importância econômica dos diferentes grupos. Histologia vegetal: características, localização e funções dos meristemas, parênquima, colênquima, esclerênquima, epiderme e tecidos de condução. Fisiologia vegetal: fotossíntese, respiração, germinação, fitormônios, nutrição mineral, transpiração e movimentos vegetais. Organografia vegetal: principais funções e características de raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes. Botânica sistemática: características gerais de algas, fungos, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Diferenciação entre dicotiledôneas e monocotiledôneas. Filogenia Vegetal.

QUÍMICA

Química Geral e Inorgânica Estudo da matéria: misturas e métodos de separação de misturas, substâncias simples e compostas. Estrutura atômica: modelos atômicos(Dalton, Thompson, Rutterford e Rutherford-Bohr), partículas atômicas e distribuição eletrônica (níveis, subníveis e agrupamento em camadas). Classificação periódica: famílias e períodos, propriedades dos elementos (eletronegatividade, raio atômico, potencial de ionização, eletroafinidade). Ligações químicas: ligação iônica, ligação covalente, número de oxidação e ligações intermoleculares.Funções inorgânicas: conceitos de ácidos e bases (Arhenius), estudo de ácidos, bases, sais e óxidos (estrutura, nomenclatura, obtenção e reatividade).Reações químicas: tipos e classificação de reações e balanceamento de equações.Grandezas químicas: mol, massa molar, número de Avogadro e volume molar.Cálculos estequiométricos: leis das reações químicas (Lavoisier e Proust).

Físico-Química: Estudo das soluções: coeficiente de solubilidade, classificação das soluções, concentrações de soluções (densidade, título, concentração comum e molaridade), diluição, misturas e titulação. Propriedades coligativas: aspectos qualitativos. Termoquímica: conceitos, equações e gráficos, calores de reação e cálculo dos calores de reação. Cinética química: expressão da velocidade, cálculo da velocidade de reações e fatores que influenciam na velocidade das reações.Equilíbrio químico: constantes de equilíbrio e fatores que perturbam o equilíbrio.Equilíbrio iônico: equilíbrio iônico da água, acidez e basicidade, potencial hidrogeniônico (pH) e hidroxiliônico (pOH), hidrólise de sais. Eletroquímica: pilhas, eletrólise ígnea, eletrólise em meio aquoso. Radioatividade: partículas radioativas, leis das desintegrações nucleares, cinética radioativa, fusão e fissão nuclear, acidentes nucleares.

Química Orgânica: Histórico da Química Orgânica: elementos organógenos. Estudo do carbono: tetravalência, hibridização e cadeias carbônicas. Funções da Química Orgânica: nomenclatura, grupos funcionais, estrutura dos compostos, principais compostos orgânicos e suas aplicações.Reações dos compostos orgânicos: substituição, adição, eliminação, oxidação e redução, reações clássicas: esterificação e hidrólise de ésteres (todas as reações sem mecanismo). Isomeria: isomeria plana e isomeria espacial. Química dos compostos naturais: glicídios, lipídios, polímeros, aminoácidos e proteínas. Petróleo: petróleo e seus derivados.

 

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