Menu fechado
Dicas do Prof. Varella para vestibular

Dicas do Prof. Varella

Dicas do Prof. Varella

DICAS DO PROF. VARELLA PARA VESTIBULAR E SERVE TAMBÉM PARA O ENEM

Caro estudante, foi um ano pesado, não foi?

Dedicação, disciplina e força de vontade. Se você está lendo este texto, quer dizer que é daqueles que se manteve focado e está constantemente buscando a excelência da alta performance nas provas de vestibular.

Nesta época do ano, nós, professores, recebemos muitos pedidos de ajuda de alunos querendo um apoio para este momento tenso e cansativo. A pergunta, em geral, é: “Não estou mais aguentando estudar, o que faço?”

Dicas do Prof. Varella: Motivá-los a estudar é uma tarefa muito difícil pelo caráter particular desta pergunta, pois cada um de vocês encara esta situação com um modo de pensar diferente, cada um se baseia em crenças, hábitos, motivos diferentes, o que nos impede de motivá-los “em massa”. Precisamos conversar com cada um separadamente para podermos passar a nossa experiência afim de acalmá-los e motivá-los da melhor forma possível.

Bem, nesta busca pela motivação pelo “sprint final”, penso que os focos de estudos neste momento de revisão devem ser muito bem definidos. Pensando na área das ciências exatas, você deve ter sempre as diretrizes para estudar o tanto quanto seu curso pede. Para satisfazer todas as tarefas, organize seu tempo de estudo por horários, estes horários devem ser divididos de acordo com o seu curso. Não divida o estudo por tarefas (tipo exercícios a serem feitos), pois isso pode atrasar as outras matérias que devem ser estudadas.

Se a sua meta é entrar em um curso concorrido, como engenharia na Poli, concentre os seus horários de trabalho na revisão de modo a privilegiar as exatas, repare que eu disse privilegiar. Não abandone as outras matérias, mas guarde mais tempo de estudo para as matérias principais.

Dicas do Prof. Varella: Na hora de estudar as exatas, perceba as diferenças entre os exercícios. Tente classificá-los no tradicional esquema: FÁCIL – MÉDIO – DIFÍCIL . Esta separação é importante para que você saiba a eficiência das suas horas de estudo e ajuda você a identificá-los também na hora de fazer os vestibulares.

Se o seu curso é, por exemplo, Ciências Sociais, dê ênfase nos exercícios mais fáceis, não há necessidade de se aprofundar em um exercício do estilo “ITA” se o seu curso não vai exigir isso de você. Lembre-se sempre que todas as questões têm o mesmo “peso”, as mais fáceis valem tanto quanto as mais difíceis!

Cabe também, no momento da revisão, cuidar das questões da universidade que você irá prestar, se a sua meta é prestar em algum lugar menos visado pelos exercícios da revisão, busque as provas anteriores na internet e resolva-as.

Dicas do Prof. Varella: Esta é a hora que você deve SUAR… Literalmente, suar. Deixe um pouco mais de tempo livre para ir à academia, jogar futebol, enfim, cansar o corpo e não a mente. Use deste momento que não há mais “novos conteúdos” para se dar o luxo de descansar um pouco. Faça isso, sem peso na consciência!

Bem, como uma última orientação, acho interessante você manter o contato com os seus professores para que nós possamos orientá-los nas incidências das matérias e os pesos que você deverá dar pra cada conteúdo.

Espero que este texto sirva como um informativo para as suas ações neste período de revisão que se aproxima e que também tenha um certo poder motivador para que possa continuar focado em realizar os seus sonhos.

Bons estudos e parabéns por ter lido este texto!

Grande abraço.

Prof. Varella

 

Veja mais Dicas do Vestibular1 na seção: Acesse também: Simulados para Prova do Enem, Como fazer uma Redação Nota 10! Estude com nossas Vídeo Aulas, Dicas do Prof. Varella, Faça o nosso teste de Q I, Recomendação, Dúvidas, Sugestões, Reclamações deixe um comentário para o Vestibular1, Faça revisão das matérias conosco.

Publicado em:Orientações

Você pode gostar também