Menu fechado
Gostando de Matemática por Vestibular1

Gostando de Matemática

Gostando de Matemática

Aprenda a gostar de Matemática – Não perca essa!

Profissionais apontam os principais erros que cometemos com a matéria e dão dicas de como virar fã nº1 dos números

Não é novidade para ninguém que oito entre dez pessoas, pelo menos, se declaram inimigas mortais da Matemática. E a culpa é sempre do professor, da escola, dos livros ou simplesmente não gostam e pronto. E se contássemos o “segredo” que acabaria de vez com todos os “terríveis” problemas com cálculos? Pois bem, por incrível que pareça, a chave principal é: Você.

Devemos partir do princípio de que ninguém é inferior a ninguém. O que acontece é que cada um apresenta o seu ritmo de aprendizado e pessoas que aparentemente não tem tanta facilidade com os números, sentem-se pressionadas a estudar “conteúdos complexos”, passando então a adquirir o terrível sentimento de aversão ao estudo.

No sistema de aula coletiva isso é muito comum, pois não há um acompanhamento individual para desenvolver cada aluno. É aí que seu potencial e determinação começam a inverter o jogo.

Se você já não está mais na fase escolar, não se preocupe. Nunca é tarde demais para ultrapassar seus limites e manter-se eternamente um estudante. Agora, atenção aos pais que já notam esta dificuldade em seu filho – Quanto mais cedo começar a estudar, e de maneira correta, melhores serão os resultados.

Conhecido como um Método Japonês de Matemática que auxilia pessoas que têm dificuldades e aprimora aqueles que querem se desenvolver ainda mais, o Kumon é um excelente aliado nesta “familiarização” com os números. Mas não para por aí, os benefícios que a Matemática pode proporcionar as pessoas são muitos.

De acordo com o coordenador de Orientação de Matemática do Kumon, Benedito da S. Filho, o Método, além de contribuir para o desenvolvimento do autodidatismo, consegue despertar na pessoa o raciocínio lógico e administração do tempo.

“A criança que desde pequena tem contato com a Matemática apresenta um raciocínio mais apurado, desenvolve um senso de assimilar as coisas a sua volta bem maior e se mostra mais organizada, pois na Matemática há uma lógica (um caminho) para tudo e as crianças com os exemplos recebidos no meio onde vivem, assimilam com maior facilidade essa questão”, afirma Benedito.

Fato comprovado cientificamente: A criança que se desenvolve bem em Matemática tende a ser polivalente e não apresenta dificuldades em outras áreas do saber.

Wanderson de S. Moreira, 13 anos é prova disso. Como apresentava muita dificuldade com a matéria no início, seus pais resolveram matriculá-lo em uma unidade do Kumon, em Brasília, para ajudar com o conteúdo na escola. Ele não gostava de Matemática e seu desempenho na escola era muito insatisfatório.

Mas, caminhando de acordo com seu ritmo e respeitando seu desenvolvimento, Wanderson não demorou muito para começar a colher os frutos do estudo – Resultado: Ganhou muitas medalhas e hoje tem prazer em pegar nos livros da matéria. Devora todos os exercícios e é considerado o melhor aluno da sala.

A importância da Matemática na rotina da criança é fundamental para um desenvolvimento sem sobressaltos e de forma linear, evitando que ela venha a apresentar dificuldades no processo de aprendizagem.

O que faz a pessoa gostar de Matemática, ou qualquer outra coisa que tenha dificuldade, é o acerto e entendimento que tem por tal coisa. Afinal, ninguém gosta de insistir naquilo que não tem progresso.

Portanto, deixe o preconceito de lado e entenda que a Matemática não nasceu para te torturar. O segredo está bem abaixo de seus olhos e dentro de você. Os benefícios que ela proporciona vão além de notas escolares. Então… Vamos tentar?

Sobre o Kumon

O Kumon Instituto de Educação, fundado no Japão em 1958, é a maior rede de franquias de educação do mundo, presente em 46 países, com mais de quatro milhões de alunos. Está no Brasil há mais de 30 anos, contando atualmente com mais de 1.700 unidades, sendo a segunda maior franqueadora do país, com os cursos de Matemática, Português, Inglês e Japonês.

O objetivo do Método Kumon é preparar o aluno para desenvolver sua autonomia e capacidade de estudo de maneira independente, ou seja, ele aprende a partir das próprias experiências, seguindo exemplos e corrigindo os próprios erros. Este Método de ensino respeita a individualidade do aluno, sua capacidade atual e seu ritmo de aprendizagem. Sendo assim, ele desenvolve o autodidatismo, buscando o conhecimento por si só.

Não há restrição de idade para estudar no Kumon, qualquer pessoa que queira desenvolver sua capacidade e elevar ao máximo seu potencial de estudo pode aprender através do Método. Por meio do estudo individualizado o Kumon auxilia os alunos no desenvolvimento de diversas características fundamentais para seu crescimento como; responsabilidade, concentração, gosto pela leitura, disciplina, hábito de estudo, entre outras.

Quer saber mais? Acesse o site www.kumon.com.br

Depois de ver Gostando de Matemática, veja também: Bolsas de estudo, Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher a Profissão. Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem. Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras. Gostando de Matemática.

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Publicado em:Orientações

Você pode gostar também