MedioTec - Saiba mais sobre o programa - Vestibular1

MedioTec – Saiba mais sobre o programa

MedioTec – Saiba mais sobre o programa

MedioTec – Saiba mais sobre o programa

Saiba mais sobre o Medio Tec, programa do Governo pelo MEC, ligado ao Pronatec

O MedioTec surge como um braço do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), é um programa de ensino técnico para estudantes do ensino médio, visa acelerar o processo de mudanças previsto na reforma do ensino médio e vai ser em um esquema concomitante de aulas em tempo integral com a educação técnica. Os nomes dos cursos que serão oferecidos e os períodos de inscrição deverão ser definidos nos próximos encontros promovidos pelo MEC, para funcionar ainda este ano.

Os estudantes que tiverem uma formação através do MedioTec irão concluir o ensino médio e levarão uma certificação de nível técnico.

Conheça tudo do MedioTEC: Vagas, cursos, inscrições, tempo integral do MedioTec

O MedioTec é uma das novas ações do Governo Federal que funciona como uma forma de braço direito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A intenção do MedioTec 2017 é disponibilizar uma formação profissional e técnica de forma integrada aos ensinos básicos de ensino médio em tempo integral.

A intenção é garantir o máximo de oferta possível. Por enquanto a estimativa está em torno de 82 mil vagas. O MEC vem articulando com todas as redes ofertantes, como instituições privadas, institutos federais e o Sistema S (Sesc, Sesi e Senai), que farão parte dessa integração e fornecerão oportunidades para localidades com carência escolar, preferencialmente. Algumas regiões brasileiras já estão recebendo parte dos R$ 700 milhões contingenciados inicialmente para o programa.

O MedioTec nasce como uma tentativa de também acelerar o processo de mudanças que está em vigor na Medida Provisória 746/2016. A formação integrada, é uma tentativa de viabilizar exclusivamente para jovens alunos do ensino médio uma dupla certificação através dessa integração com o Pronatec.

Entre as alterações feitas no ensino médio pela medida provisória figura a possibilidade de o estudante escolher uma trajetória de formação, que pode ser: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, além da formação técnica e profissional. O programa vem fortalecer esse quinto eixo de formação.
Vagas MedioTec
Até o momento não foram divulgadas muitas informações além daquelas oficiais disponibilizadas pelo Governo Federal. O que se sabe é que acontecerá um investimento grande de dinheiro em cima do MedioTec. Segundo divulgação do próprio MEC, serão ofertadas cerca de 82 mil vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Isso significa que instituições privadas, institutos federais e o Sistema S farão parte dessa integração e fornecerão oportunidades para regiões de carência escolar, preferencialmente.

Esse é um dos focos das vagas ofertadas através do MedioTec. Regiões onde faltam escolas com estruturas de qualidade, as chamadas áreas de carência escolar, irão ser vistas com especial atenção pelo Governo. Algumas regiões do Nordeste do país e do estado do Rio de Janeiro já estão recebendo investimento para o programa.

Inscrições MedioTec
O MedioTec ainda é um programa muito novo e que não conta com muitos detalhes sobre seus períodos de inscrição MedioTec e sobre instituições parceiras. Ainda não foram divulgadas oficialmente pelo Governo Federal quais serão os meses de adesão às escolas em tempo integral. A ideia é que o programa seja implementado ainda este ano.

O MedioTec deve funcionar em curto e longo prazo de duração, pensando na intenção do Ministério da Educação de investir um montante de aproximadamente R$ 1,5 bilhão nos próximos dois anos para o equivalente a 500 mil novos alunos que irão aproveitar e testar essa nova forma de ensino médio.

Cursos MedioTec
Assim como as inscrições do MedioTec, não é possível determinar quais cursos serão ofertados de maneira oficial pelo programa. Ainda estão em fase de construção e adesão algumas das escolas que ofertarão o MedioTec, portanto é cedo definir quais serão os cursos do MedioTec. O que se sabe é que serão na modalidade de técnico de nível médio concomitante. Isto é, os interessados em fazer parte do MedioTec terão de finalizar primeiro os estudos de ensino fundamental para inscrever-se no ensino médio em tempo integral.

A previsão inicial é que, com a jornada de aulas aumentando consideravelmente (para oito horas, em média), os estudantes façam suas disciplinas consideradas obrigatórias em relação ao ensino médio e garantam uma formação técnica profissionalizante com os cursos MedioTec.

A intenção é que os estudantes saiam da escola com uma formação que possibilite uma inserção no mercado de maneira estável. Alguns cursos surgem como grande possibilidades de inserção no sistema do MedioTec, embora o Governo não tenha definido nenhum oficialmente. Podem fazer parte dos cursos oferecidos pelo MedioTec: Administração, Finanças, Contabilidade, Mecânica e outros.

MedioTec Pronatec
O MedioTec será executado em parceria com instituições públicas e privadas de ensino médio. Considerada uma espécie de ação do Pronatec, ela deve fornecer uma espécie de mapeamento das necessidades do mundo do trabalho e de renda. A intenção é que o mapeamento ajuda a fornecer oportunidades para as demandas de formação técnica em todas as regiões do país com dados exatos sobre as necessidades de inserção dos jovens, por município e por aptidões que devem ser oferecidas para o atendimento das necessidades. A ideia é que os cursos comecem oficialmente no início de julho deste ano.

As vagas dessa nova ação do Pronatec levam em consideração o mapeamento das demandas do mundo do trabalho e renda. O objetivo, afirma a secretária, é mapear as demandas de formação técnica em cada uma das cinco regiões do Brasil, com dados sobre as oportunidades reais de inserção, por município, e as aptidões formativas necessárias para atendê-las.

Tempo integral MedioTec
Além do Mediotec, o ministro reforçou o Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral para o Ensino Médio, lançado junto com a MP do Ensino Médio.

Os cursos através do MedioTec Pronatec terão uma carga horária de, aproximadamente, 800 horas e farão com que estudantes usem a escola em tempo integral para suas formações.

Pelo Plano Nacional de Educação (PNE), o Brasil deve ter pelo menos 25% dos estudantes em tempo integral até 2024 no ensino médio, que é atualmente apenas de 6,4% das matrículas são em tempo integral.

O PNE também estabelece que o Brasil deve triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% da expansão no segmento público. Em 2024, o país deve ofertar 5,2 milhões de matrículas. Em 2015, era 1,8 milhão de matrículas.

 

MedioTec – Saiba mais sobre o programa

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta