Menu fechado
O dilema de quem não passou com Vestibular1

O dilema de quem não passou

Informativo Vestibular1

Vestibular1 ajuda você a passar no Vestibular e Enem!

O dilema de quem não passou

  • Não foi dessa vez que deu para passar no vestibular. Em meio à uma grande frustração e sensação de fracasso no vestibular, os jovens devem reúnem forças para continuar sonhando com uma vaga nas universidades. Segundo especialistas, as reações diante da frustração de não ter sido aprovado são muito individuais.

O melhor, é não se deixar levar por fantasias persecutórias, enxergando o vestibular como prova de eficiência na vida, o que pode gerar vários distúrbios psicossomáticos. Quando somos movidos pelo desejo, lutar por um ideal é fundamental, saber competir. E isso vale para qualquer coisa na vida, não apenas para essa fase de vestibular.

Não passou no Vestibular, veja Vestibular1
Não passou no Vestibular?

E agora, o que fazer com a frustração? Desistir? Tentar outro curso? Ou esfriar a cabeça e começar tudo de novo, em nome de um sonho? É claro que é difícil se conformar e encarar mais um ano de pressão, ansiedade e livros e mais livros, fórmulas, aulas e simulados nos finais de semana e noites sem dormir. Mas pense bem: como você, um montão de outros jovens vivem essa mesma angústia de não ter conseguido entrar na faculdade.

O que o aluno não pode é se conformar e desistir. Ou mudar na tentativa de cursos considerados mais fáceis, mas que não é a carreira desejada. O conformismo cego que resultam de tendências negativas, ocorre com os vestibulandos que renuncia a sua própria opinião, apenas para não destoar do ponto de vista da maioria. Medicina é um bom exemplo: a família estimula a insistência porque há uma identificação com o curso, que é um ideal de profissão. Com outros cursos, é muito comum o estudante mudar de opção. Depende muito da influência da história familiar de cada um insistir no curso sonhado ou desistir e vislumbrar outras possibilidades.

Por mais que existam argumentos e consolo para quem não conseguiu conquistar aquela tão sonhada vaga na faculdade, a verdade é que só com o tempo a conformação vai tomando o lugar da frustração e alma vai se acalmando um pouco para embarcar em uma nova tentativa. Tudo depende da motivação, que impele e aluno a retomar o caminho à sonhada vaga.

Muita gente já vive essa experiência há anos e ainda assim não desiste do sonho. Outros, cansados de tanto tentar, acabam optando por um novo caminho e trocam o curso preferido por alguma faculdade menos concorrida ou até por um curso técnico.

Não existe uma fórmula para superar essa fase; é preciso parar para fazer uma reavaliação da situação, lembrando que um dos grandes problemas enfrentados pelo jovem na escolha da profissão é a desinformação. Então informe-se melhor!

 

Depois de ver O dilema de quem não passou, Veja: Especial Bolsas de Estudo – Visite a seção! Como fazer uma Redação Nota 10! Estude com nossas Vídeo Aulas e não deixe de estudar com os exercícios específicos. Veja : como sair de uma depressão.

Recomendação, Dúvidas, Sugestões, Reclamações deixe um comentário para o Vestibular1

Visite cursinhos, Faça um Tour virtual O dilema de quem não passou

Publicado em:Orientações

Você pode gostar também