Menu fechado
O Ensino à Distância - Ead no Vestibular1

O Ensino à Distância – EaD

Informativo Exclusivo do Vestibular1

O Ensino à Distância – EaD

A educação à distância está se tornando uma realidade no Brasil, pelo O Ensino à Distância – EaD

Confira abaixo!

Geralmente o ensino é um ambiente didático de Ensino a Distância – EaD via Internet. O objetivo é levar ensino de Graduação e de Pós-Graduação a todos os alunos de qualquer região do país e também ao exterior transcendendo as limitações físicas de uma sala de aula, através de uma equipe de professores especialistas, mestres e doutores, que lhe asseguram uma educação de excelência.

Quase sempre o aluno do EaD tem liberdade para escolher seus horários e locais de estudo. É ele quem faz o seu tempo. É sujeito ativo no processo de aprendizagem e tem total autonomia sobre suas ações. Tem, ainda, as mesmas vantagens dos alunos dos cursos presenciais, pois através da ferramenta das instituições de ensino, ele pode interagir com o professor para esclarecer suas dúvidas e questionamentos, assistir aulas em vídeo, relacionar-se com os seus colegas e enriquecer o aprendizado. Portanto é importante lembrar que o aluno possui total autonomia e responsabilidade na evolução da sua aprendizagem.

A construção do conhecimento é feita através da utilização de diversos recursos tecnológicos de informação e comunicação como fóruns, chats, vídeo-aulas e apostilas impressos.

Verifique se os cursos superiores à distância oferecida pelas Faculdades e Universidades são autorizados pelo MEC e se a mesma está credenciada para tal procedimento.

Os cursos oferecidos de graduação sofrem o tempo de duração conforme a necessidade de cada curso. Assim, por exemplo, um curso de Administração de Empresas dura quatro anos, um de Pedagogia três e outro tecnológico podem durar dois anos ou dois anos e meio. Por enquanto as áreas oferecidas são de Administração, Ciências Biológicas e da Saúde, Jornalismo, Letras, Educação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Comunicação Multimídia, Fonoaudiologia e Psicologia, entre outros.

Os cursos de pós-graduação são menos extensos o que possibilita fazer em poucos meses, dependendo da instituição e do tipo de curso. Esses cursos são de curta duração e por isso permitem que o profissional se atualize de forma rápida e completa. Além disso, as aulas são ministradas por professores capacitados e especializados.

A grande vamtagem deste tipo de curso é que permitem que os alunos escolham o horário e a forma de estudar. Esses cursos estão disponíveis nas modalidades semipresenciais e totalmente a distância. Quanto ao investimento, o valor da mensalidade dos cursos quase sempre é menor que um curso presencial onde as mensalidades são acessíveis.

Certificação

Ao concluir qualquer um dos cursos do ensino a distância, seja de graduação ou de pós-graduação, o aluno receberá seu diploma, válido em todo território nacional, da mesma forma que acontece com os cursos presenciais. Vale lembrar que os cursos tecnológicos, embora tenham uma carga horária diferenciada, também são de nível superior. Os graduados como tecnólogos podem fazer especialização, mestrado e doutorado. O ensino à distância é uma tendência e o próprio MEC está estudando como poder viabilizar a graduação de novos cursos.

Como são ministrados os cursos de EaD

A aprendizagem no ambiente virtual é promovida através da interação com a ferramenta da instituição. O aluno acessa as webaulas on-line e em vídeo, visualiza o conteúdo de cada disciplina, responde às atividades, interage com o professor e com os outros alunos, participar de fóruns e chats, skype dentre outras ferramentas disponíveis.

O aluno recebe também um material impresso, chamado Conteúdo Programático ou Guia de Estudo, com o conteúdo das aulas disponíveis na internet. No decorrer de cada módulo, há atividades obrigatórias e complementares, semanalmente. Os alunos devem responder e enviar para o professor através da ferramenta como chats, e-mail e etc.

As atividades são um ótimo instrumento de fixação do conteúdo dado nas aulas. Durante todo o processo de aprendizagem, o aluno recebe o apoio total dos professores para sanar dúvidas, interagir e participar ativamente na busca e evolução do conhecimento.

No EaD, apenas a avaliação é presencial. No final de cada módulo, o aluno deverá comparecer a um dos pólos da instituição, em data e hora estabelecidas antecipadamente, para ser avaliado através de prova escrita.

Vantagens

Flexibilidade e autonomia de horário e local de estudo. Na Educação a Distância o aluno pode organizar seu horário de estudo de acordo com as suas possibilidades. É uma ótima alternativa de aprendizado para quem dispõe de pouco tempo ou reside distante de uma instituição de ensino superior.

Acompanhamento Individual: Geralmente o aluno tem o acompanhamento do professor para solucionar dúvidas e questionamentos. Suporte aos alunos nos Pólos – Os alunos que não têm Internet ou que tiverem dificuldade para acessar o conteúdo das disciplinas, podem se dirigir a um pólo em que estão matriculados, onde receberem suporte necessário para acompanhar o curso satisfatoriamente.

Materiais Impressos, on-line e vídeo-aulas – O material didático fornecido para o aluno compõe-se geralmente do Conteúdo Programático ou Guia de Estudo com todo conteúdo da disciplina corrente impresso, aulas on-line e vídeo-aulas e outros recursos.

Materiais on-line: Apostila on-line, arquivos com conteúdos complementares, atividades obrigatórias e complementares, sugestões bibliográficas, dentre outros. Vídeo-aulas: Aulas virtuais em que o professor que está ministrando a disciplina faz uma explanação do conteúdo.

Ferramentas Interativas como os recursos como Fórum, Webmail, Quadro de Avisos e Chat ficam disponíveis, para que o aluno possa interagir com os professores e com outros alunos, a fim de aprimorar o aprendizado com a troca de conhecimentos.

Economia – os cursos a distância são economicamente viáveis, tanto pelo custo da mensalidade, mais barata que a dos cursos presenciais, quanto pela economia de tempo para o aluno, que não precisa se deslocar até a instituição de ensino para frequentar as aulas e estabelece ele próprio seus horários de estudo.

Algumas dicas de Estudo

Nessa modalidade de ensino-aprendizagem é necessário que, primeiramente, você aprenda a aprender. É muito importante que você queira aprender, pois a aprendizagem não se dá através da memorização, mas sim pela compreensão dos conteúdos apresentados.

Seu entusiasmo e sua dedicação são muito importantes para que aconteça a aprendizagem. Procure gerenciar seu tempo determinando um horário para seu estudo. Neste particular indicamos o nosso Guia de Planejamento do Tempo, disponível pra você gratuitamente.

Dessa forma, manterá as aulas em dia, sem acumular conteúdo nem possíveis dúvidas. Procure ter sempre um lugar que não lhe tire a atenção. A concentração é muito importante! Esteja atento às datas disponibilizadas no cronograma que recebe ao iniciar o curso, para não correr o risco de perder prazos de entrega das atividades, encontros e provas presenciais.

Aprenda a ler o conteúdo de forma que consiga discutir o assunto. Mas em caso de dúvidas, tirem-as com o professor ou tutor do seu curso, eles são pagos por você para isso.

Busque informações. Atualize-se. Não se prenda somente ao material impresso. Recorra a bibliotecas, nosso portal e Internet. Participe das aulas virtuais! Troque informações. Fazendo assim, com certeza terá bons resultados, do contrário não terá as vantagens do sistema.

 

Depois de ver O Ensino à Distância – EaD, conheça também as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na Faculdade! Vestibular1 ajuda você a passar no Vestibular e Enem!

Recomendação, Dúvidas, Sugestões, Reclamações deixe um comentário para o Vestibular1

Publicado em:Orientações

Você pode gostar também