O espírito de competição
Informativo Vestibular1
Vestibular1 ajuda você a passar na Fuvest!
O espírito de competição
- O elemento competitivo que o vestibular traz, constitui atualmente um estímulo para o desenvolvimento de um melhor preparo para a universidade.
O próprio lema das modernas Olimpíadas – O importante não é vencer, mas competir , que tenta preservar o ideal grego, toma como pressuposto básico a competição, cujo objetivo, sem dúvida alguma, é a conquista da vitória, em nosso caso, a sonhada vaga.
É necessário o vestibulando avaliar se determinado curso é algo que ele quer de verdade, ou apenas está satisfazendo a sociedade e a família. Se for, vale a pena insistir, declara alguns. Vestibular é perseverança e não passar não é o fim do mundo. É uma experiência a mais, mais um passo para o crescimento interior. Não há porque se sentir derrotado.

Muitas vezes, o jovem tem vontade de descobrir outras possibilidades, mas não há quem mostre. Diante disto, acabam optando pelo tradicional: Medicina, Direito, Engenharia, sem levar em consideração que outros cursos também podem realizar. Por que não Biologia ou Química e Antropologia? Essas possibilidades não existem por pura falta de informação.
O vestibular se tornou um ritual de passagem, mas não a única perspectiva de futuro para o jovem. Não há mercado de trabalho, não há expectativa para quem não passa?. O jovem está abandonado. É necessário mostrar a ele que o vestibular não é o único caminho para uma profissão de valor.
Nos exames, os vestibulandos se reconhecem iguais e são colocados no mesmo ponto de partida, como se também na sociedade acontecesse o mesmo. E a analogia é transferida á vida social: se fracassam é porque estavam despreparados ou eram incapacitados ou incompetentes? Essa ilusão é mais intensa e eficaz quanto maior for a emoção que envolve o vestibular.
Não se deve esquecer que essa competição nos exames vestibulares, além disso, tem também servido de fator abafador de problemas e das políticas educacionais do país. Levado por outros postulados, justifica-se o comportamento de muitos alunos e pais, baseado no salve-se quem puder.
Esse problema relaciona-se com o fator motivação, que considera-se extremamente importante para a determinação do espírito de competição para a aferição da capacidade mental. O que importa é a vontade de realizar. Assim a competição é válida, mesmo para os que não conseguirem a sonhada vaga.
Depois de conferir O espírito de competição, Veja: Simulados para Prova do Enem, Como fazer uma Redação Nota 10! Estude com nossas Vídeo Aulas, Teste seu vocabulário – Confira!
Recomendação, Dúvidas, Sugestões, Reclamações deixe um comentário para o Vestibular1
Faça revisão das matérias conosco, Veja links da Carreira, Visite cursinho, O espírito de competição, Visite as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na Faculdade!!