Preparando-se para as provas - Vestibular1

Preparando-se para as provas

Preparando-se para as provas

Informativo Vestibular1

Vestibular1 ajuda você a passar no Vestibular e Enem!

Preparando-se para as provas

1. Em primeiro lugar, confira conosco como estudar. Escolha um local tranquilo, arejado e iluminado – evite lugares onde barulho ou movimento possam causar distrações. Deixe todo o material necessário à mão, para evitar interrupções desnecessárias. Escolha também mesa e cadeiras confortáveis. Quando extrapola o hábito de estudar o estudante acaba perdendo a capacidade de assimilar o conteúdo. Portanto, é necessário que o aluno relaxe para que não haja saturação da mente

2. Planeje um horário e um período para seus estudos. O candidato deve estudar, ao longo do ano, de duas a quatro horas por dia, porque só assim ele vai absorver todo o conteúdo.De preferência, num período em que você não tenha outras atividades. Planeje pausas para relaxar o corpo e a mente.O ideal é que esteja estruturado com uma boa base desde o ensino fundamental. Às vésperas das provas, não é recomenda uma revisão geral, porque a tendência é o aluno entrar em pânico. Consulte nossa página – O Dia D.

3. Os educadores sugerem que o estudante organize os estudos e evite consultar vários livros de uma mesma disciplina ao mesmo tempo, porque cada um tem uma conotação diferente sobre o mesmo assunto, o que pode confundir o raciocínio. A melhor preparação é rever estudos dados na escola diariamente, revisando em seguida o conteúdo estudado em aproximadamente uma hora. Tudo isso, sem acumular conteúdo e ainda pegando em seguida os pontos principais. Seguindo esse ritmo ao longo do ano, o estudante vai estar preparado para o exame. Veja como ler mais rápido.

4. Não descuide da saúde: não adianta nada varar madrugadas ou deixar de comer para estudar. Deitar e levantar cedo, dormir pelo menos sete horas por noite, alimentação ajuda no equilíbrio e também fazem parte da preparação para as provas. Nutricionistas, alerta que no dia anterior às provas os estudantes não devem experimentar alimentos que não estão acostumados a ter na mesa, nem devem utilizar preparações que não tenham o hábito de usar. Segundo eles, os estudantes que utilizam alimentos diferentes no dia anterior as provas podem passar por constrangimentos na hora do concurso e sentir náuseas ou diarréia. O fundamental é que o aluno não chegue no local das provas com o estômago muito cheio ou com o consumo de alimentos de difícil digestão. No dia das provas, o café da manhã deve ser rico em nutrientes, mas baixo em gorduras.

5. Cuidado com as cobrança. Praticar esportes, além de distrair a mente, alivia a tensão – pela liberação das endorfinas que relaxam o sistema nervoso central e aumentam a capacidade de concentração. No período imediatamente anterior às provas é essencial a tranquilidade e o relaxamento dos candidatos. Por isso, a natural cobrança dos pais pode atrapalhar o rendimento. Aconselha-se os pais a evitarem essa atitude, pois nesse momento a cobrança toma forma de conflito, gerando mais ansiedade. Aprenda a enfrentar a ansiedade.

6. Diversão e distração é essencial. Psicólogos garantem que o divertimento e o relaxamento são importantes para equilibrar o emocional. Leia jornais e revistas. As provas de História e Geografia quase sempre se baseiam em fatos que estiveram no noticiário – alguns vestibulares têm provas de Atualidades. O hábito da leitura ajuda muito a redação. Use a Internet em seus estudos. A World Wide Web (WWW) tem muitos sites de Universidades, cursinhos e até de professores com dicas e exercícios comentados. O que o estudante não deve fazer em hipótese alguma é ingerir bebidas alcóolicas ou ir a shows na véspera das provas, pois isso diminuiria a concentração.

Vestibular preparação no Vestibular1
Vestibular preparação

7. Estudar demais causa bloqueio. Os estudantes que concorrem a uma vaga na universidade e estudam exageradamente às vésperas das provas podem ter sua classificação comprometida. Cansados, eles podem sofrer um apagão no momento em que estiverem respondendo às questões e puxando pela memória. Professores e médicos concordam que a ânsia, a pressão dos pais e a auto-cobrança, além do esforço físico e as poucas horas de sono podem alterar o raciocínio no momento em que mais os candidatos precisam da memória. Se o aluno não vem dormindo bem no dia-a-dia, o resultado é o desequilíbrio do mecanismo biológico do sono e terá dificuldades de concentração e problemas de raciocínio. Não se vê problema em se trocar o dia pela noite estudando, contando que o repouso necessário venha durante o dia. Mesmo assim, não se recomenda a prática porque a natureza programou o organismo humano para dormir à noite.

8. Não decore, aprenda. A tendência dos principais vestibulares é a de privilegiar o raciocínio, não a capacidade de memorização. Mas treinando a memória você estará um passo a frente. Os estudantes devem se divertir sempre, mas devem preservar os momentos de rotina dos estudos. A diversão é uma coisa que deve fazer parte da agenda dos estudantes até porque é uma coisa que compensa o esforço do ano inteiro e deixa o candidato mais confortável para as provas. Na véspera se deve também conversar com amigos assuntos que não estejam ligados ao vestibular. Muita conversa sobre as provas, pode provocar ansiedade.

9. Quando for divulgado o local da prova, vá conhecê-lo. Separe todo o material na noite anterior à prova: lápis, canetas, borrachas e documentos. Evite correrias de última hora. Verifique o trajeto, o tempo gasto, as linhas de ônibus ou locais de estacionamento. Não corra o risco de um atraso no dia do exame. Conheça as emoções do primeiro vestibular.

10. Ao receber a prova, leia as questões com calma e atenção. Se deparar com alguma dificuldade, pule para a próxima ou para outra que você pode responder. Assim, você recupera a tranquilidade e aumenta a confiança para resolver o resto da prova.

 

Você conferiu Preparando-se para as provas, veja e Faça revisão das matérias conosco, Veja links da Carreira, Visite Novidades, vídeo aulas, Visite cursinhos, Faça um Tour virtual, Visite faculdades e faça sua opção, Visite as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na Faculdade!

FAÇA NOSSO TESTE DE ANSIEDADE – AGORA !

Recomendação, Dúvidas, Sugestões, Reclamações deixe um comentário para o Vestibular1

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta