Profissão farmacêutica - Vestibular1

Profissão farmacêutica

Profissão farmacêutica

Profissão farmacêutica

PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA – UM INSTRUMENTO A SERVIÇO DA SAÚDE

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

Hoje vemos por parte da população o uso indiscriminado de inúmeros medicamentos. O papel do farmacêutico na promoção da saúde é fundamental para garantir o uso racional do medicamento pela população.

Em comemoração ao Dia do Farmacêutico (20 de janeiro), segue como sugestão um artigo sobre a prescrição farmacêutica e o papel mais atuante deste profissional em defesa do uso racional dos medicamentos.

A profissão farmacêutica, ao longo do século XX, sofreu diversas transições e experimentou, inclusive, a perda de sua identidade. O papel tradicional de boticário, com preparações de fórmulas e orientações exclusivas aos seus usuários, foi substituído, aos poucos, pela produção de medicamentos em escala pela indústria farmacêutica, concedendo às atividades farmacêuticas um enfoque mercantilista. A farmácia transformou-se em um estabelecimento comercial, voltado para o lucro por meio da “empurroterapia” e o farmacêutico foi perdendo autonomia no desempenho de suas atividades, distanciando-se do seu papel de agente de saúde.

Com a prática da atenção farmacêutica e a carência da população de um farmacêutico mais atuante em defesa do uso racional dos medicamentos, surge uma oportunidade ímpar para o desempenho de seu papel na sociedade: a prescrição farmacêutica. No entanto, alguns preceitos éticos precisam ser obedecidos, a fim de garantir o compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população. Dentre as atribuições do profissional farmacêutico, está a promoção da saúde, cujo enfoque é a orientação na dispensação e o acompanhamento farmacoterapêutico do usuário de medicamentos; e a educação em saúde, com vistas à adesão ao tratamento.

De acordo com a Consulta Pública CFF 06, a prescrição farmacêutica deverá ser realizada com base nas necessidades de saúde do paciente, nas evidências científicas disponíveis, em princípios éticos e em conformidade com as políticas de saúde. Constituem as terapias farmacológicas os medicamentos isentos de prescrição médica, as plantas medicinais, as drogas vegetais e os fitoterápicos isentos de prescrição. Para a execução desse ato profissional, será exigida do farmacêutico a comprovação de formação e conhecimento em semiologia, cuidados farmacêuticos e terapêutica, bem como certificação de especialista em Farmácia Clínica.

Os serviços farmacêuticos de atenção primária contribuem para a diminuição da internação ou do tempo de permanência no hospital, à assistência aos portadores de doenças crônicas, à prática de educação em saúde e, para uma intervenção terapêutica mais custo-efetiva. Logo, o serviço farmacêutico deve assumir papel complementar ao serviço médico e multidisciplinar na atenção à saúde.

Desta forma, a presente proposta incorpora a ideia de prescrição como sendo a ação de recomendar algo, acompanhada de seu registro ou documentação. Não se trata do diagnóstico de uma doença, mas de proceder ao reconhecimento ou constatação de um estado mórbido considerado menor, justificando a prescrição farmacêutica. Espera-se que a referida proposta contribua para o uso seguro e racional de medicamentos, bem como para a integralidade das ações de saúde.

* Glauce Desmarais – Docente e responsável técnica pela Farmácia Escola da Anhanguera de Niterói, também atuando como preceptora de alunos de estágio supervisionado. Possui 12 anos de experiência em manipulação magistral e vivência nas áreas de gestão da qualidade, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e atenção farmacêutica.

 

Informações exclusivas para você se dar bem, em nossos Guias: Planejamento do TempoComo Escolher a Profissão, Como Escolher onde Estudar. Planejando o tempo e estudando no lugar certo com segurança.

Veja também:

Cursos gratuitos

Formação em Pedagogia

Profissão farmacêutica

Ìndios Terena do MS

Unicamp encerra

Notas da Unicamp

Profissão farmacêutica

Vestibular da UCS

Vestibular na USCS

2a. fase Unicamp

Profissão farmacêutica

Crédito Educacional

Depoimentos de estudantes

Vestibular da Unicid

Aiec amplica Cursos

Vestibular do IED

Provas da FGV

Dicas Valiosas do Vestibular1

Curso gratuito UFV

2° lugar Colégio Anglo

4 passos para escolher

Agendado da Fumec

Profissão farmacêutica

Concurso de Bolsas

Bolsas FDS Anglo

Vestibular IfsuldeMinas

Depoimentos Vestibular1

Comentários de vestibulandos

Comentários de usuários

Desafio da Girafa

Cursinho Vestibular1

Planejar a carreira

Calendário de vestibulares completo – Visite a seção!

Principais datas de Janeiro

Datas de vestibulares de Janeiro

Datas de vestibulares de Fevereiro

Datas de vestibulares de Março

Calendário de Março

Veja as matérias que mais caem no Enem!

Dicas de Redação para o Enem

Qual carreira seguir?

Notícias Enem V1

Vídeo Aulas grátis no Vestibular1

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página do Especial ProUni

Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher onde Estudar

Estude com nossas Vídeo Aulas

Apostilas Selecionadas

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta