Menu fechado
São justos os exames vestibulares? por Vestibular1

São justos os exames vestibulares?

Informativo Vestibular1

Vestibular1 ajuda você a passar no Vestibular e Enem!

São justos os exames vestibulares?

Apesar de terem seu prestígio e métodos abalados, os exames vestibulares são um dos melhores instrumentos de que dispomos para avaliar com objetividade nossa capacidade.

Sofia é aluna brilhante e capaz de resolver complicados problemas matemáticos. Daniel não se destaca em matérias teóricas, mas soluciona com incrível facilidade problemas práticos. Quem é mais inteligente? Essa questão difícil de ser respondida com isenção de opinião também não pode ser resolvida com tranquilidade pelos resultados dos exames vestibulares.

Exames vestibulares são justos? por vestibular1
Exames vestibulares são justos?

Para dar conta dela, os examinadores criam uma série de exercícios a fim de avaliar as diferentes manifestações da inteligência e do conhecimento, como, por exemplo, o conhecimento que o jovem tem do vocabulário, sua fluência verbal, sua capacidade de lidar com números ou com conceitos espaciais ( no sentido geométrico ). Testando todos esses níveis, o jovem que revela melhor desempenho nas provas será considerado mais inteligente e preparado para a universidade do que os que não se saíram tão bem.

É difícil dizer se é justo. Para que esses exames tivessem validade incontestável, seria preciso que as pessoas a eles submetidas dispusessem das mesmas condições para respondê-las, o que não ocorre na prática. O ambiente cultural dos pais, do grupo social, da família, a escola, o cursinho, enfim, o condicionamento desde a infância no desenvolvimento de certas aptidões ou na inibição do desenvolvimento de outras, influenciam e dificulta a avaliação correta dos vestibulandos.

Aplicados por colégios e cursinhos, como também em nosso portal, os simulados permitem uma previsão aproximada do desempenho que os vestibulandos apresentarão nos exames.

Apesar de conterem falhas e muitas limitações, os exames vestibulares são um dos melhores métodos de que dispomos para avaliar de modo objetivo a inteligência e o conhecimento do aluno. Eles não permitem conclusões definitivas, é verdade, tanto que muitos são realizados em duas fases, mas podem ser úteis para indicar-nos novos caminhos e revelar um pouquinho mais sobre nós próprios.

Vestibular será Justo? por Vestibular1
Vestibular será Justo?

Os exames revelam, ainda que indiretamente, a importância do papel do jovem na sociedade para o desenvolvimento intelectual do indivíduo, e sugerem uma metodologia para tratar os complexos problemas humanos, que envolvem as emoções, a inteligência, a cultura e as relações sócio-econômicas. A polemica sobre o assunto é grande. Então tire suas próprias conclusões!

 

 

Se São justos os exames vestibulares? você já viu, confira agora e não deixe de estudar com os exercícios específicos, Como fazer uma Redação Nota 10! Estude com nossas Vídeo Aulas, Dicas para se preparar melhor para o vestibular,

Recomendação, Dúvidas, Sugestões, Reclamações deixe um comentário para o Vestibular1

Visite cursinhos, Faça um Tour virtual, Visite faculdades e faça sua opção, Visite as seções de Vestibular e de Enem elas podem te ajudar a entrar na Faculdade!!

Publicado em:Orientações

Você pode gostar também