Menu fechado
Oficina do Joca Jornal em Vestibular1

Oficina do Joca Jornal

Oficina do Joca Jornal

Jornal Joca promove oficina sobre uso de jornal em sala de aula

Oficina sobre o uso de jornal em sala de aula. Algo que traz um ganho prático para a educação e desenvolvimento das crianças como cidadãs antenadas nos acontecimentos do país e do mundo, com pensamento crítico, além de transformá-las em formadoras de opiniões.

No final de setembro, educadoras de escolas de São Paulo participaram da palestra “Jornal Em Sala de Aula – O Jornal Para Desenvolver as Habilidades de Leitura”. A oficina foi feita pelo Jornal Joca, o único jornal para crianças e adolescentes do Brasil, em parceria com o Instituto Singularidades.

Na apresentação, as palestrantes Mitzi Moniz e Marcella Olivati, da Escola Beit Yaacov, e Joseane Terto, especialista em avaliação para explicar como o jornal pode ser usado para estimular o senso crítico, enriquecer o vocabulário, promover reflexões, analisar informações, entre outras habilidades.

Para tornar a oficina mais dinâmica, cada participante recebeu uma pasta com uma edição do Joca e algumas atividades, como textos e exercícios. A partir disso, as professoras puderam interagir entre si e trocar ideias e experiências.

Na opinião de Débora Catarinacho, do Colégio Objetivo, a oficina mostrou a ela novas abordagens que podem ser utilizadas em sala de aula. “Achei a experiência fantástica, muito interessante. Apesar de já termos anos de prática, nós sempre temos algo de diferente para aprender. As palestrantes estavam muito preparadas para falar. Acho que nós estamos levando para a escola um ar novo para trabalhar com o jornal”, afirma.

De acordo com a palestrante Mitzi, que já faz uso do Joca em sala de aula, o jornal é essencial na formação dos cidadãos: “Nós percebemos no Ensino Fundamental I um privilégio muito grande das narrativas e pouco espaço para os textos informativos. Nós achamos que não dá para formar cidadãos críticos e conscientes sem eles”.

Esta foi a primeira de um ciclo de três oficinas. As próximas acontecerão dias 21 de outubro e 18 de novembro e abordarão os temas da oralidade e pensamento crítico e da escrita a partir do jornal respectivamente. Inscreva-se lá! https://www.eventick.com.br/oficina-o-jornal-para-desenvol

Oficina do Joca Jornal

Publicado em:Notícia

Você pode gostar também