Menu fechado

Estudantes da MAUÁ em busca do pódio na 9ª edição do ENECA em Joinville (SC) Versão 2009 da competição acontece de 03 a 08 de outubro

Não perca essa!

Os robôs já estão prontos e a disputa tem data marcada. No período de 03 a 08 de outubro, Joinville, em Santa Catarina, recebe máquinas de dimensões e formatos curiosos que estarão colocando à prova, na prática, o conhecimento adquirido nas salas de aula por estudantes de várias partes do País. É o IX Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia de Controle e Automação – ENECA 2009.

O Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, que coleciona ótimos resultados nas competições realizadas simultaneamente ao congresso, estará presente em busca de mais um pódio.

“Estamos confiantes de que estaremos entre os primeiros colocados porque nosso projeto é muito competitivo; sem falar na habilidade de nosso piloto (Igor) em controlar o robô, já demonstrada no ano passado”, afirma o capitão da equipe Kimauánisso, Alexandre Harayashiki Moreira, falando sobre as possibilidades da Mauá no Combate de Robôs. Na outra competição, o Desafio Inteligente de Robôs Autônomos, a instituição – campeã em 2004 e 2005 – sempre entra na disputa como uma das favoritas.

Com o tema “Abordagem Integrada: Um enfoque multidisciplinar aplicado à automação”, o evento, tradicional e obrigatório no calendário de estudantes e professores de Mecatrônica, pretende, nessa edição, de acordo com a organização, debater, de forma integrada, os inter-relacionamentos existentes nos enfoques que a automação pode ter, nas diversas áreas.

A programação inclui palestras, minicursos, fóruns científicos, mesas-redondas e exposições, além de competições variadas. A equipe do curso de Engenharia da Mauá disputará duas competições. São cinco alunos da 4ª série, período noturno, do curso de Engenharia de Controle e Automação participando do Combate de Robôs, categoria 13,6 kg, e do Desafio Inteligente.

Nessa edição, o Desafio Inteligente tem como tema a construção de um robô autônomo capaz de jogar sinuca. A equipe Kimauánisso desenvolveu um robô cartesiano que ficará sobre a mesa e, por meio de instruções dadas pelo computador se posicionará para efetuar as tacadas.

O objetivo dessa atividade é usar e estimular o raciocínio, a criatividade e a capacidade dos estudantes em solucionar problemas – qualidades essenciais ao profissional da área de Robótica. Aos competidores cabe a tarefa de construir robôs autônomos capazes de realizar ações sem a interferência humana.

Já para o Combate de Robôs os alunos devem construir robô que consiga destruir ou imobilizar os robôs das equipes adversárias. Exige dos estudantes conhecimentos de mecânica para a construção de robôs robustos, ágeis e fortes, conhecimentos de programação para desenvolver um algoritmo de controle para o robô e habilidades para controlá-lo de forma eficiente e remota, conforme a proposta da organização.

‘Estudamos nossos adversários por meio de vídeos de competições anteriores e elaboramos um projeto altamente competitivo”, arrisca Alexandre Harayashiki Moreira. A equipe da Mauá é composta ainda pelos estudantes Igor Valentin de Oliveira Duran, Rafael Fernandes Canno, André Vicentin e Rafael Temóteo Alves, sob a orientação do professor Eduardo Cabral.

O ENECA é um evento realizado anualmente com o objetivo de promover a discussão, interatividade e uma melhor capacitação dos participantes e, assim, contribuir para a formação dos engenheiros de Controle e Automação.

A ideia é integrar profissionais da área, estudantes e professores das principais universidades do País que oferecem esse curso. Além disso, é uma oportunidade de mostrar o potencial de alunos e divulgar pesquisas desenvolvidas nas instituições de ensino participantes.

Serviço – Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia de Controle e Automação – ENECA 2009

Período – de 03 e 08 de outubro

Local – Centreventos Cau Hansen – Avenida José Vieira, 315, Joinville (SC).

Último dia FGV

Adiamento do Enem

Vestibular 2010 UNIFIEO

Vestibular 2010 Mauá

Seletivo da Unaerp

Ciências Contábeis do CEUNSP

Gestão de Equipes

Projeto Rio 2016

Recuperação de Empresas

Ergonomia Ocupacional

Mais uma Faculdade Gratuita

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também