ABRELIVROS na Bienal do Livro - Vestibular1

ABRELIVROS na Bienal do Livro

ABRELIVROS promove série de debates sobre educação na Bienal do Livro

Não perca essa!

A associação, que reúne as principais editoras de livros educativos no País, terá um estande no Riocentro, onde vai fomentar discussões sobre literatura e educação

A Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (ABRELIVROS) estará, pela primeira vez, na Bienal do Livro, que acontece entre os dias 10 e 20 de setembro no Riocentro, no Rio de Janeiro. Para marcar sua presença no evento, a entidade promove uma série de debates voltados para a área educacional. Vale lembrar que eles são gratuitos e não necessitam de inscrição prévia.

Durante as apresentações serão abordados temas como a importância do uso de livros de ficção no ambiente escolar e as iniciativas tomadas pelo governo em relação ao livro escolar. Além disso, as vantagens e os desafios da extensão do ensino fundamental brasileiro, as implicações das novas tecnologias para o desenvolvimento da educação no Brasil e o novo ENEM também serão discutidos (abaixo segue a programação completa).

Os debates contarão com a participação de Claudia Costin, secretária municipal de educação do Rio de Janeiro e Sérgio Bairon, professor da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da USP. Além deles, outros especialistas estarão presentes como, por exemplo, Cláudio André, coordenador de Tecnologias para a Educação Básica da SEB/MEC e Carlos Eduardo Sanches, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Os visitantes que forem ao espaço da ABRELIVROS (Pavilhão 2, laranja, rua A, nº. A01/A02) também irão encontrar outras atrações como painéis com números do mercado editorial, além de informações sobre o livro didático. Além disso, eles poderão conferir um vídeo institucional que conta as etapas do processo de criação do livro didático.

PROGRAMAÇÃO ABRELIVROS – XIV BIENAL DO LIVRO – RIOCENTRO

Data – 11 de setembro; Horário – 11h;

Tema: Literatura na Escola – A importância do uso de livros de ficção no ambiente escolar

Convidados: Fernando Paixão, professor de Literatura da Universidade de São Paulo (USP) e ex- diretor editorial da Editora Ática, Jorge Luiz Marques, Professor Nota Dez 2008 e Simone Monteiro de Araujo, coordenadora das Salas de Leitura do município do Rio de Janeiro e da Campanha Rio, Uma Cidade Leitora;

Mediadora: Lenice Bueno, gerente editorial da Salamandra/Santillana;

Local: Estande da ABRELIVROS.

Data – 11 de setembro; Horário – 15h;

Tema: Perspectivas do Livro Escolar: a história, a importância e o futuro dos programas governamentais – Quais são as iniciativas tomadas pelo governo em relação ao livro escolar?

Convidados: Marcelo Soares Pereira da Silva, diretor de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica da Secretaria de Educação Básica da SEB/MEC e Rafael Torino, diretor de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Mediador: Vicente Paz, conselheiro fiscal da ABRELIVROS.

Local: Estande da ABRELIVROS

Data: 12 de setembro; Horário: 15h

Tema: Ensino Fundamental de Nove Anos – Quais as vantagens e os desafios da extensão do ensino fundamental brasileiro?

Convidados: Carlos Eduardo Sanches, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Claudia Costin, secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro e Professora Edna Martins Borges – coordenadora geral do Ensino Fundamental da SEB/MEC.

Mediador: Vicente Paz, conselheiro fiscal da ABRELIVROS.

Local: Estande da ABRELIVROS.

Data: 18 de setembro. Horário: 15h

Tema: Conteúdo Educacional Multimídia – Quais as implicações das novas tecnologias para o desenvolvimento da educação no Brasil?

Convidados: Claudio André, coordenador de Tecnologias para a Educação Básica da SEB/MEC e Sérgio Bairon, professor da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da USP.

Mediador: André Caldeira, vice-presidente de Tecnologia Educacional da Positivo Informática S.A.

Local: Estande da ABRELIVROS.

Data: 19 de setembro. Horário: 16h

Tema: O novo ENEM e as alterações no currículo do Ensino Médio – Teremos um ensino médio melhor? Como ficam os livros escolares?

Convidados: Amin Aur, consultor do CNE (por extenso) e da UNESCO, Carlos Artexes Simões, diretor de Concepções e Orientações Curriculares para Educação Básica da SEB/MEC e Dorivan Ferreira Gomes, coordenador geral de Exames para Certificação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Mediador: José Carlos Monteiro da Silva, coordenador da Comissão Editorial da ABRELIVROS

Local: Auditório do mezanino 1 do Pavilhão 3, azul.

Sobre a entidade

A Abrelivros – Associação Brasileira de Editores de Livros, é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 1991, e que congrega as principais editoras de livros educativos do país. Dentre seus principais objetivos está o de colaborar para o desenvolvimento educacional e cultural do país, através de uma série de atividades destinadas a aprimorar políticas, programas e ações referentes à educação, à cultura, à formação do educador, ao incentivo a leitura e ao aprimoramento da qualidade do livro.

É a sua finalidade, também, defender e proteger os interesses da categoria e de seus associados, prestando assistência ou orientação direta em todas as atividades vinculadas à edição de livros e representando as editoras junto aos governos federal, estaduais, municipais e outras instâncias.

Instituições públicas de São Paulo divulgam simultaneamente calendário dos vestibulares, os candidatos que pretendem participar das provas da Fuvest, Unesp, Unicamp, UFSCar, Unifesp, ITA, PUC-SP e PUC-Campinas, já podem conferir as datas dos exames. Veja o calendário:

Fuvest Unicamp Unesp Unifesp PUC-São Paulo

Vestibular Antecipado CEUNSP

UNITAU entre as 100

Leitura Eficaz

Orientação vocacional na Unifieo

UFV entre as melhores

MAUÁ reformula site

Semana da Administração

MAUÁ está entre os três

REDAÇÃO SEM CTRL C

Mais uma Faculdade Gratuita

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta