Menu fechado

Acadêmicos do CEUNSP desenvolvem ações voltadas ao Meio Ambiente

Não perca essa!

As questões que envolvem o Meio Ambiente são uma preocupação constante nos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do CEUNSP. Dois cursos, em especial, tratam diretamente destes desafios: Gestão Ambiental e o recém-criado curso de Engenharia Ambiental, que está em seu primeiro semestre de aulas.

Mas a busca de um desenvolvimento sustentável pela sociedade é um assunto recorrente em todos os cursos, que geram ações das mais criativas. Um exemplo é o curso de Moda, que lançou um desafio aos alunos do 1º semestre: fazer uma coleção inteira usando como “tecido” o papel de jornal. Além de despertar a criatividade e a pesquisa de se trabalhar com um material diferente, os alunos puderam refletir sobre a questão da reciclagem e o reaproveitamento de outros materiais. As originais criações estão em exposição no bloco F e têm surpreendido a todos pela qualidade dos trabalhos. O curioso é que muitos acabam tocando nas peças para conferir se são mesmo em papel de jornal.

O reaproveitamento de materiais também foi o motivo de um outro desafio, este lançado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo: os alunos do 3º semestre tiveram que criar floreiras usando apenas materiais alternativos. Os trabalhos apresentados superaram a expectativa pela beleza e criatividade, sendo usados materiais que muitos consideram como lixo ou entulho, como tijolos, vidros, barras de ferro e madeira descartadas, latas, garrafas pet, bambu, canos de PVC, entre outros.

Desde o ano passado, os alunos de Gestão Financeira desenvolvem no Campus II, em Itu, a coleta e reciclagem de todo o lixo produzido no campus. O material é vendido a uma cooperativa da cidade e o valor arrecadado é destinado a fins sociais, com o auxílio a entidades beneficentes. Uma iniciativa semelhante deve ser implantada no Campus V, em Salto, no segundo semestre. Os alunos de Gestão Ambiental já desenvolvem uma pesquisa de quanto é gerado de lixo para então programar as ações.

Com relação a pesquisas, desde o final de abril os acadêmicos de Gestão Ambiental coletam informações quanto à legislação ambiental em diversas cidades da região. Entre as preocupações estão os requisitos para se obter licenciamento de postos de combustíveis, o plano diretor dos municípios e a possibilidade de implantação de outras fontes de energia limpa. “A partir da análise dos dados, será feito um diagnóstico da região para então se propor medidas para facilitar os trâmites legais ou aumentar as exigências, dependendo das situações identificadas”, explica o coordenador do curso, Hélio Rubens Pereira Júnior.

Para aprofundar o conhecimento adquirido em sala de aula, os alunos fazem viagens técnico-pedagógicas, como a do último domingo, dia 31, quando um grupo de acadêmicos de Gestão Ambiental foi até Cubatão para visitar a unidade fabril da indústria química Carbocloro, onde conheceram um sistema de gestão integrada, segurança de operação e trabalho com produtos químicos. Segundo Hélio Rubens, as ações da empresa são referência no setor e copiadas também por outros setores da economia.

“Os alunos puderam acompanhar uma demonstração in loco da aplicação das normas ISO 9001 e 14001, OHSAS [sigla em inglês para Sistemas de Gestão para Segurança e Saúde Ocupacional] 18001 e do Programa Atuação Responsável“, comenta o coordenador.

Para ele, o fato de o CEUNSP ter cursos na área do Meio Ambiente gera um efeito multiplicador. “Buscamos sempre desenvolver atividades que visam enriquecer o conhecimento dos alunos e isso leva a um desdobramento para uma conscientização de toda uma comunidade acadêmica, pelas relações que são estabelecidas entre os cursos e os alunos em si”, pondera.

Doação de mudas

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, os alunos de Gestão Ambiental vão receber um presente que já virou tradição. Pelo terceiro ano seguido, a empresa Rodovias das Colinas, que tem em seu quadro de funcionários ex-alunos do CEUNSP cuidando da área de Meio Ambiente, fará a entrega de mudas de árvores de espécies variadas. A doação acontece na noite desta sexta-feira, dia 5.

Mais informações sobre o CEUNSP podem ser obtidas no www.ceunsp.edu.br ou pelo 0800-109535.

Enem

Conheça o Novo Enem

O que muda com o Novo Enem

Vantagens do Novo Enem

Calendário Unicamp

Banda Doctor Jones

Certificação ITIL V3

Analistas de Business

Crimes Ambientais

Cursinho FEA USP

Vestibular da Faap

Hotelaria do Senac

Gestão de Recursos Humanos

Formação de Coaching

PRAFA

Mais uma Faculdade Gratuita

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também