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Formação de Analistas de Processos

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O novo cenário de negócios, marcado pela volatilidade das condições ambientais e pela regulação, cada vez mais intensa, leva as organizações a um formidável esforço de adequação. Abordagens, como Normas ISO, Gerenciamento de Projetos, Compliance, Controles Internos, SOX, BSC, Seis Sigma e Gerenciamento de Processos, entre outras, são esforços cada vez mais genuínos com o objetivo de preparar a organização para competir nesse ambiente.

Entretanto, apesar dos esforços das empresas em empreender essas abordagens, constatamos a pouca integração que existe entre essas práticas, executadas por áreas distintas, que apesar de trabalharem próximas, muitas vezes não comungam dos mesmos pressupostos.

A proposta de integração entre essas práticas está na ampliação do modelo de gerenciamento de processos convencional, focado originalmente em normas de qualidade e sistemas para um gerenciamento estratégico de processos. O gerenciamento estratégico de processos tem como ponto-chave a definição e orientação dos macroprocessos da organização e a partir daí, a identificação dos processos de negócio atuais e sua comparação com os processos de negócio ideais, baseadas nas melhores práticas de mercado. Esse trabalho leva à identificação de “gaps” que devem ser solucionados com ações operacionais de implementação de novos processos de negócio e a melhoria dos processos de negócio atuais.

Por outro lado, a necessidade cada vez mais premente de automação dos processos de negócio exige a utilização de ferramentas e metodologias de modelagem e integração cada vez mais eficientes para assegurar qualidade às regras de negócio definidas, como Business Process Management System (BPMS).

Dentro do contexto apresentado, a figura do profissional especialista na área de gerenciamento de processos de negócio ganha relevo, uma vez que os seus papéis e responsabilidades vêm ao encontro das novas expectativas organizacionais. Definir, modelar e automatizar processos de negócio; monitorar indicadores de desempenho; implementar ações preventivas e corretivas; manter equipes motivadas e tantos outros desafios integram o dia-a-dia do profissional especialista em gerenciamento de processos, configurando um conjunto de atribuições complexo e que demanda a aquisição de conhecimentos e competências específicos.

Objetivo

O curso Gerenciamento de Processos de Negócio tem como objetivo preparar os participantes para enfrentar os desafios decorrentes do atual ambiente organizacional que se apresenta para os profissionais que atuam na área de gerenciamento de processs de negócio. O encadeamento proposto dos módulos possibilitará a compreensão das estratégias de negócio, por meio do gerenciamento por processos e o entendimento da correlação entre a estratégia de negócio, cadeia de valor e os processos-chave da organização. A abordagem proposta apóia-se em práticas de ampla utilização no mercado como o redesenho de processos de negócio, a melhoria de processos através da metodologia Seis Sigma, a utilização de painéis de indicadores (scorecards e dashboards) e a automações de processos por meio de ferramentas de Business Process Management System (BPMS).

Razões para a sua participação

– Visualizar adequadamente a estratégia de negócio da organização e o sistema atual de negócios frente às suas necessidades.

– Identificar os processos críticos para controle e gerenciamento.

– Aplicar metodologias para redesenho e gerenciamento de processos de negócio.

– Construir um painel de indicadores para o gerenciamento da estratégia de negócio e medição do desempenho dos processos-chave do negócio.

– Perceber a relação entre a metodologia Seis Sigma e o gerenciamento de processos de negócio.

– Conhecer como os fundamentos do BPMS contribuem para a automação de processos.

Conteúdo

MÓDULO I – Fundamentos de Gerenciamento de Processos de Negócio

· Entendendo como os processos de negócio estão presentes na organização.

· Como o gerenciamento de processos de negócios contribui para o desempenho organizacional.

· Gerenciamento de processos de negócio versus gerenciamento por processos.

· O gerenciamento de processos de negócio e as Normas da ISO.

· O gerenciamento dos processos de negócios no contexto dos critérios de excelência do PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade).

· Arquitetura Corporativa: uma nova forma de pensar processos de negócios.

· Principais papéis e competências do gestor de processos de negócio e da equipe de processos.

MÓDULO II – Gerenciamento de Processos de Negócio e a Estratégia de Negócio

· Cadeia de valor do negócio.

· Modelos de referência do processo.

· Alinhando o gerenciamento de processos de negócio com a estratégia de negócio.

· Definindo os tipos de processos de negócio e a contribuição de cada um deles na consecução dos objetivos estratégicos da organização.

· Selecionando e priorizando os processos de negócios a serem mapeados.

· Utilizando o Balanced Scorecard como metodologia de apoio ao gerenciamento de processos de negócio.

MÓDULO III – Escritório de Processos de Negócio

· Como implementar um escritório de processos.

· Otimizando a estratégia organizacional através da conjugação do gerenciamento de processos ao gerenciamento de projetos.

· Utilizando o escritório de processos para avaliar a maturidade dos processos organizacionais.

· Aplicando o conceito de gerenciamento de portfólio de processos.

MÓDULO IV – Mapeamento e Modelagem de Processos de Negócio

· Mapeamento, análise e diagnóstico do estado atual dos processos de negócio.

· Como mapear processos de negócio.

· Principais técnicas de modelagem de processos de negócio e quando utilizá-las.

· Desenhando o estado futuro desejado do processo de negócio.

· Roteiro metodológico para modelagem de processos de negócio.

· Gerando e organizando a documentação do processo de negócio: diagramas, macrofluxos, descrição das atividades e detalhamento.

· Exercícios práticos.

· Ferramentas para mapeamento e modelagem de processos: principais comandos do MS-Visio 2007 e aplicativos opensource.

MÓDULO V – Como Medir o Desempenho dos Processos de Negócio

· Por quer fazer mediçõe ?

· Estruturando um sistema de medição.

· Seleção de indicadores.

· Tipos de indicadores.

· Caracterização dos indicadores.

· A realização das medições e a análise dos dados obtidos.

· Business Activity Monitoring (BAM) – Monitoração de Processos de Negócios.

MÓDULO VI – Melhoria Contínua de Processos Através da Metodologia Seis Sigma

· Principais conceitos.

· Gerenciamento da qualidade.

· O que é Seis Sigma?

· Ferramentas de medição e análise de problemas.

· Visão de negócios.

· Método DMAIC (Define, Measure, Analyse, Improve e Control).

· Projetos de melhoria de processos de negócio.

· Benefício da metodologia Seis Sigma.

· Por que integrar o Seis Sigma com o Lean Manufacturing?

· Fatores críticos de sucesso na implantação do Sesi Sigma.

MÓDULO VII – Benchmarking

· O que é benchmarking?

· Quais os tipos de benchmarking existentes?

· Qual a diferença entre benchmark e benchmarking?

· Como realizar um estudo de benchmarking.

· Como o benchmarking agrega valor ao gerenciamento de processos de negócio.

MÓDULO VIII – Automação de Processos de Negócio

· Conceitos de BPM e BPMS.

· Padrões de BPM: EPC, BPMN e BPEL.

· Gerenciamento de Regras de Negócio – BRMS.

· Benefícios de uma solução de BPM.

· Como obter vantagem competitiva utilizando o BPM.

· BPM como ferramenta de suporte às normatizações organizacionais.

· Implantando uma solução de BPM em etapas.

· Ferramentas, softwares e lições aprendidas na implantação técnica de uma solução BPM.

Coordenadores

ENIO FEIJÓ – Formado em Engenharia, Administração de Empresas e Comércio Exterior, atuou como Diretor de Implementação de Seis Sigma na Ford América do Sul de 2000 à 2002, aonde coordenou o treinamento de mais de 80 Champions, 120 Black Belts e implementação de mais de 400 projetos Seis Sigma. Atualmente diretor do Six Sigma Institute do Brasil, é responsável pelo desenvolvimento de estratégias e planos de implementação da metodologia.

EUGÊNIO WELTON DE ANDRADE – Professor Universitário das disciplinas: Sistemas de Informações Gerenciais – SIG -TGA I, II e OSM. Palestrante e instrutor de treinamentos em modelagem de processos de negócios empresariais. Bacharel em Ciências Econômicas pela UMC, pós-graduado em qualidade e mestre em administração de empresas pela Fundação Instituto de Ensino para Osasco – FIEO. Atualmente é consultor da Telefônica América Latina, nas áreas de Estratégia e Governança de TI. Experiência na área de Administração, com ênfase em Negócios Empresariais, atuando principalmente nos temas: Processos de Negócio, BPM, Six Sigma; Gerenciamento de Projetos, Marketing e Governança Empresarial.

IVAN LUIZIO MAGALHÃES – Professor, palestrante e pesquisador na Área de Engenharia de Desempenho. Professor dos cursos de extensão e MBA da FIPT (IPT – SP), FIA, FIPE e Instituto de Engenharia MAUÁ. Coordenador e palestrante de eventos da RECRIANDO, TEMPO REAL, IBC e IIR. Especialista em Arquitetura de Sistemas da Telecomunicações de São Paulo S. A. – TELESP. É autor do livro Gerenciamento de Serviços de TI na Prática – Uma abordagem com base na ITIL, publicado pela NOVATEC Editora.

Data, horário e local

15 de Abril a 18 de Maio –segundas e quartas-feiras

Local: IMAM – Inovação e Melhoramento na Administração Moderna

Rua Loefgreen, 1.400 – Vila Mariana – São Paulo – SP

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Publicado em:Notícias

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