Menu fechado

Porque é tão importante apoiar os jovens

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

Em 22 de setembro é comemorado o Dia da Juventude no Brasil. Sabendo disso, especialista explica que o adolescente precisa saber com quem contar e o caminho a seguir.

A adolescência é a maior fase de descobertas da vida. É ali, durante os 12, 13 anos até meados dos 20 quando a pessoa descobre o que quer fazer da sua vida, seus amigos, experimenta sensações novas. Enfim: descobre. Mas todos que já passaram por essa fase lembram o quão difícil ela é – e como ela pode ser ainda pior se o jovem não tiver alguém pra contar ou dando um suporte.

João Alexandre Borba, psicólogo e coach, comenta que nessa fase o jovem precisa sentir que está fazendo algo que ele goste, que envolva a personalidade e identidade dele, e não apenas satisfaça a vontade de terceiros – normalmente, os pais. “Todo mundo já ouviu o pai falando ‘se você não estudar, não vai ser ninguém no futuro’, e essa pressão só faz mal a criança. Não adianta forçar o jovem a estudar: o papel dos pais é outro, é descobrir o talento, o dom da criança, saber o que ela gosta e faz bem e, então apoiá-la na possível escolha, apesar de muitas vezes isso não ser fácil. É importante demais estudar, sim, mas fazer isso de forma forçada não trará nenhum benefício”, exalta o especialista.

Grande parte dos jovens desejam passar no vestibular e seguir uma carreira profissional, mas o que os motiva a fazer isso? É preciso que eles sintam-se motivados a realizar aquela profissão. Que vejam palestras e, novamente, contem com o apoio dos seus responsáveis. “Teu filho é bom em geografia? Contrate um professor particular para dar aulas de geografia para ele. Ele se sentirá realizado em aprender mais sobre aquilo que gosta – e, quem sabe, seguirá essa carreira no futuro”, sugere Borba.

A sociedade precisa melhorar a sua cultura do incentivo – e deixar um pouco de lado a mania de procurar defeito nos outros. “Tratando-se de jovens, é preciso que eles recebam atenção e apoio dos pais, afinal, durante essa época o que eles mais encontram são dúvidas – e o apoio dos pais tem que ser uma certeza na vida deles”, diz.

Muitas vezes pode ser necessário o apoio de um profissional da área para auxiliar nesse processo, como um psicólogo e quem sabe um coach, que ajudam o jovem a encontrar o caminho dentro de si mesmo, com as ferramentas que ele já possui. “Nós ajudamos o jovem a encontrar as forças dentro dele. Transgredir algumas regras faz parte dessa fase da vida e é importante para se entrar no mundo adulto e se tornar independente dos pais, mas é preciso mostrar para ele que existem outras formas de encontrar o seu próprio caminho. Nesta fase alguns erros devem ser tolerados, porém sempre mantendo em paralelo a disciplina associada ao amor”, ressalta Borba.

Antes de ‘ter’ é importante ‘ser’ – e é isso o que o jovem busca em seu caminho. “Eles tentam fazer de tudo para descobrir o seu ser. São muitas informações ao mesmo tempo, é preciso arriscar e, muitas vezes os pais não entendem essa necessidade”, comenta.

Para isso, apoiar os filhos, mostrar interesse na vida deles, estar disposto a ajudá-los em qualquer situação e, e se precisar, contar com o auxílio de um profissional na área, seja um coach ou um psicólogo, pode ser de grande valor na vida deles – e, acredite, eles irão reconhecer e retribuir isso no futuro.

João Alexandre Borba, Master Coach Trainer e Psicólogo

Calendário de vestibulares completo – Visite a seção!

Principais datas de Agosto

Principais datas de Setembro

Faap abre inscrições

Vestibular do CEUNSP

Vestibular da FEI

Estudando o problema

Decorar sem gastar

EaD da Unisa

Mais vagas Unicamp

Engenharia Têxtil

Livro Redações

Dicas para estudar

Ainda dá tempo

Bolsas da Puc-Rio

Pré vestibular do Inatel

SOS Talentos

Simulação de Reunião

Talento Unicamp

Influencias no aprendizado

Estudantes premiados

Inscrições Unicamp

Comentários usuários

Inscrições para FGV

EaD Cruzeiro do Sul

Agenda de Vestibular

Comentários Vestibular1

Matérias básicas

Depoimentos sobre nós

Vestibular do ITA

Vestibulares com Bolsas

Vagas gratuitas

Cursinho Popular

Depoimentos do site

Vontade de estudar

Comentários sobre nós

Otimize tempo

Veja também:

ENEM deste ano

Sinopse do Guia de Carreiras e Profissões

Definindo a Profissão

Dúvidas na inscrição do Enem?

Profissão: uma decisão de vida

Dicas de Redação para o Enem

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página do Especial ProUni

Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher onde Estudar

Estude com nossas Vídeo Aulas

Apostilas Selecionadas

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também