Menu fechado

Drogas – tratamento e consentimento

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

Assistimos um pouco indiferentes ao início de uma grande discussão brasileira sobre a pertinência de tratarmos pessoas drogadas nas ruas contra a sua vontade, embora alguns poucos psicólogos, sociólogos e educadores se manifestem com argumentos favoráveis ou absolutamente contra. A adesão popular ao assunto é restrita, como se tratassem de um problema distante, que não afeta nosso dia a dia, mesmo que a violência, em grande parte advinda das drogas, cresça no nosso entorno.

Talvez uma das maiores frustrações de pais e educadores seja a impossibilidade de auxiliar crianças e adolescentes a ficarem livres das drogas.

Mesmo com a maior boa vontade e interesse, esta é uma atividade difícil, de atuação dos especialistas, pois pressupõe tempo integral, afastamento das demais atribuições e um profundo conhecimento do outro, de suas carências e seus afetos desesperançados.

Assistimos hoje, do ensino fundamental ao superior, jovens – às vezes crianças – drogando-se e perdendo um futuro, como acabamos de ver acontecer com uma menina magrinha que tinha um vozeirão, e nenhuma vontade de libertar-se, apesar de ser, possivelmente, a maior cantora surgida nas últimas décadas, única comparável com honra às grandes cantoras negras do Soul e do Blues.

Há a visão romântica de que artistas de grande talento seriam como velas, muito finas, com pavios grossos demais, consumidos rapidamente por seu próprio fogo. Não é totalmente verdade, felizmente a maioria dos grandes artistas vive vidas longas e produtivas.

Alguns, talvez, vejam algo que os devore, o paraíso ou o inferno vislumbrado em contraste com a vida cotidiana, como esta menina trôpega e desorientada nos palcos brasileiros no início deste ano; assistimos sua agonia e pensamos em tantos outros, neste país ou fora dele, que também nos abandonaram cedo demais. Pensamos em tanta gente e em tanta coisa, e sabíamos qual seria o final e não fizemos nada além de saber; não podíamos, e talvez ninguém pudesse. O sucesso traz autossuficiência, sentimento de poder tudo e, à parte os enormes interesses financeiros envolvidos, os que lhe eram próximos não conseguiram salvá-la. Ela mesma afirmava em uma de suas canções mais conhecidas: “They tried to make me go to rehab. But I said ‘no, no, no’”, (“tentaram me mandar para a reabilitação, mas eu disse não, não , não”).

Rehab é termo usado para designar clínicas de tratamento de pessoas dependentes de drogas ou com problemas comportamentais, abreviação de rehabilitation, reabilitação. Esses tratamentos, aparentemente, só podem ter eficácia se contarem com a concordância do paciente, se ele tiver consciência de ter um problema e da sua gravidade e quiser tentar resolvê-lo. Embora não haja garantia de cura ou de não reincidência, constituem em grande esperança para muitas pessoas, talvez a única.

Valeria a pena uma discussão mais aprofundada sobre a pertinência (ou não) do início de um processo curativo sem a anuência do paciente, pela especificidade do assunto. De certa forma há proximidade com a questão educacional: desintoxicação da ignorância, do medo, geralmente com medicação controlada, acompanhada de reflexão orientada por profissionais sobre o problema, suas causas e consequências, e as opções possíveis.

Havia uma menina magrinha, e agora está morta, e nesse mesmo momento há milhares de meninos e meninas magrinhos, sem estudo, sem talento, sem sucesso e sem esperança, que morrem lentamente em praças públicas e cracolândias. A discussão, ao menos, é essencial.

Wanda Camargo é educadora e presidente da Comissão do Processo Seletivo das Faculdades Integradas do Brasil – UniBrasil.

Prêmio ao Vestibular1

Notícias Enem V1

Passe Fácil no Enem

Agenda de Julho

Agenda de Agosto

Passe Fácil no Enem

PUCMG pelo Enem

Vestibular Estácio BH

Católica de SC

Semestre Gratuito

Agendado da Fies

Prova da AIEC

Vestibular Unopar Virtual

Vestibular FGV/2012

Medicina de Petrópolis

Vestibular da Veris

Vestibular Soebras

Esamc sorteia curso

Vestibular Esamc

Vestibular da Fipen

Ceunsp de Setembro

Desafios da FGV

Unicid até dia 27

Unipli dia 31

Vagas remanescentes Fies

Vagas remanescentes Fumec

Trote Sustentável

Colégio do Carmo

Aluna escolhida

Clube Educação

Notícias do Enem

Notícias de parceiros

Tags Vestibular1

Notícias Enem V1

Vídeo Aulas grátis no Vestibular1

Veja sobre o Especial Fuvest

Vibrações Positivas para vestibulandos

Depoimentos sobre o Vestibular1 – Deixe o seu também!

PROMOÇÃO: Ganhe um E-Book

da Coleção Passe Fácil no Enem!

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página do Especial ProUni Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Fuvest – Vencendo a 1ª Fase

Passe na Fuvest

Fuvest – 2ª Fase Descomplicada

Passe na 2ª fase Fuvest

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também