Auditoria Trabalhista para Recursos Humanos - Vestibular1

Auditoria Trabalhista para Recursos Humanos

Auditoria Trabalhista para Recursos Humanos

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Objetivo

Mostrar aos participantes os procedimentos usuais e legais utilizados em Auditoria Trabalhista. Como planejá-la, organizá-la e desenvolvê-la, para dar ao Auditado uma visão abrangente da condução das suas relações contratuais trabalhistas.

Analisar os aspetos formais e, ate informais, comportamentais e seus desdobramentos. Identificar acertos e desacertos para que a Empresa possa mantê-los, aperfeiçoá-los ou corrigi-los. Identificar causas que podem levar uma empresa a suportar passivo trabalhista, sofrer desgaste de relação, de imagem ou a ser penalizada.

Público-alvo

Gerentes Administrativos: Financeiros, Recursos Humanos, Pessoal, Chefes e Analistas de Pessoal, Auditores, Advogados, Contadores e demais interessados.

Programa Completo:

Programa 1º.Dia

1. Relatório de Auditoria, Requisito fundamental – Como Redigir um Relatório:

• Resumo das Não conformidades;

• Redação Cuidadosa;

• Observância aos padrões de Relatório;

• Relatórios feitos por Auditores Externos.

2. Check List – Admissão de Empregados:

• Análise das datas de admissão;

• Documentos que devem acompanhar o Contrato de Trabalho;

• Análise dos Critérios de Seleção e Contratação;

• Verificação dos aumentos salariais concedidos (se estes possuem autorização ou amparo legal);

• Sequência das datas de admissão;

• Verificar se a Ficha de Registro de Empregado está atualizada;

• Atestados médicos;

• Inclusão no CAGED;

• Verificação física (Checar a presença, bem como se o trabalho desenvolvido é condizente com a função para a qual o trabalhador foi contratado);

• Análise de CTPS.

3. Check List – Auditoria em Folha de Pagamento:

• Diferenças entre Salário e Remuneração;

• Verificação acerca dos prazos para os pagamentos (análise: se os pagamentos estão sendo pagos nos prazos estabelecidos);

• Seleção aleatória de prontuários para cálculo de proventos;

• Empregados demitidos – Verificação quanto a baixa na folha de pagamento;

• Adiantamentos Salariais (os adiantamentos estão dentro dos limites estipulados?);

• Realização de Horas Extraordinárias (Verificar sistema de autorização e checar sua consistência);

• Checagem de informações: Folha de Pagamento X Depósitos Bancários;

• Pagamento de Adicionais – Insalubridade e Periculosidade (laudo técnico);

• Data-base (a Data-base está sendo observada?);

• Equiparação Salarial: Comparação entre vários prontuários de empregados que desenvolvem a mesma atividade, pelo mesmo período de tempo e com igual perícia técnica;

• Análise de Salário In Natura;

• Exame físico: Confrontar a existência física do empregado x Folha de Pagamento e Ficha de Registro de Empregado.

4. Check List – Contrato de Trabalho:

• Requisitos do Contrato de Trabalho (se são assinados, possuem datas, se há rasuras e etc);

• Contrato a prazo determinado (análise da duração e se está dentro dos limites legais e sindicais);

• Checagem dos principais elementos dos Contratos de Aprendizes e Estagiários (função, duração do curso, horário de aula, salários, idade e etc);

• Análise de cláusulas de favorecimento incomum.

5. Check List – Jornada de Trabalho:

• Análise das horas extraordinárias – Comparação entre Horas Extras realizadas e Cartão de Ponto;

• Análise do prontuário dos empregados dispensados do Ponto;

• Checagem do Relógio Ponto (se os pontos são assinados, se é o empregado mesmo quem marca o ponto e etc);

• Checagem das compensações;

• Análise dos feriados – ver critérios;

• Conferência dos reflexos das Horas Extras em Férias, 13.º salário e DSR;

• Conferência dos Reflexos em Horas Noturnas;

• Análise dos intervalos e adicionais;

• Verificação dos procedimentos que envolvem o DSR (Concessão Regular, se coincidem com domingos, Integrações e Reflexos do DSR em Férias, 13.º Salário e Aviso Prévio);

• Análise acerca da existência ou não de irregularidades (levantamento: se as irregularidades originaram pagamentos, se repercutiram em DSR e etc).

6. Check List – Auditoria em Férias:

• Análise de CTPS (atualização);

• Duração das Férias (comparação entre férias de menos de 30 dias com faltas injustificadas);

• Checagem de Auxílio doença com duração superior a 06 meses e seu reflexo sobre o período aquisitivo;

• Levantamento de casos que demonstrem alteração no período aquisitivo;

• Realização de Recalculo das férias de vários empregados;

• Pagamento das férias (análise das datas);

• Férias em Dobro;

• Férias Coletivas (anotação das férias coletivas em CTPS, análise dos trâmites de comunicação perante o Sindicato e prazos legais);

• Venda das Férias (checagem física do empregado).

7. Check List – 13.º Salário:

• Pedidos de antecipação;

• Análise das datas limite;

• Análise dos efeitos do afastamento no 13.º salário;

• Conferência entre valores constantes nos recibos de férias e os valores pagos.

8. Check List – Auditoria em Terceirização de Mão-de-Obra:

• Levantamento acerca das Cotações (houveram cotações?);

• Análise do Contrato de Prestação de Serviços firmado (se foi devidamente assinado, quem assinou tem esta autonomia?);

• Análise de forma e prazo da contratação;

• O contratado atende as necessidades do contrato?;

• Contratação para atividade meio;

• Checagem se houve treinamento para Ambientação e Segurança do Trabalho;

• PESSOA FÍSICA:

• Retenção Previdenciária;

• Recolhimento Previdenciário;

• Retenção de IR;

• Conferência de documentos que originaram o recolhimento da retenção;

• Análise do preenchimento de Guias;

• Profissional liberal (análise de registro nos órgãos correspondentes).

• PESSOA JURÍDICA:

• Checagem da documentação da contratada;

• Análise de Retenções Previdenciárias e de IR;

• Conferência de documentos que originaram o recolhimento da retenção;

• Análise da Nota Fiscal emitida pela empresa contratada;

• Análise das obrigações fiscais;

• Análise dos pagamentos realizados pela empresa contratada aos seus funcionários;

• Checagem física do empregado: (o trabalhador da contratada está no local de trabalho?).

9. Check List – Medicina e Segurança do Trabalho:

• Autorização de funcionamento junto a DRT;

• Análise da existência de Serviço especializado em Medicina e Segurança do Trabalho;

• CIPA – Análise da existência e eficácia;

• PPRA – Análise da existência;

• PCMSO – Levantamento dos critérios de manutenção dos Exames Médicos;

• PPP – Análise da implantação e critérios.

10. Check List – Rescisões de Contrato de Trabalho:

• Análise de prontuário dos funcionários demitidos;

• Formalidades (CAGED, GFIP e etc);

• Prazos;

• Recalculo de verbas pagas;

• Contrato de Experiência, Adicionais e etc.

11. Programa de Trabalho: Montagem e Sugestão;

12. Roteiro de desenvolvimento: Documentação e sistemática.

13. Relatório: Formulação e Modelo.

2º. Dia

Oficina Prática:

ESTUDO DE CASOS PRÁTICOS: O segundo dia do curso será totalmente prático. O palestrante solicitará aos participantes que se dividam em grupos de 3 A 4 pessoas. Distribuiremos aos participantes exercícios práticos (resolução de casos e exercícios de múltipla escolha), cuja finalidade será instigar a discussão em grupo e praticar o conteúdo ministrado. ;

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Cescomex.com

Central: 3938 – 6986 (9h às 18h)

Na Agenda

Agenda Tributária-Fiscal

08/04 – Como Pagar Imposto com Impostos

09/04 – Compensação Tributária: Como saldar débitos federais

28/04 – Holding Familiar e a Proteção Patrimonial

Agenda Comércio Exterior

16/04 – Como Importar (Normas,Rotinas e Procedimentos

24/04 – Como Classificar as Mercadorias Importadas

Vestibular da Unicamp 2011

PUC Minas abre inscrições

Bovinocultura Leiteira

Como fazer monografia

Como escrever um livro

FUMEC divulga datas

 

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