Menu fechado
Noticias esteja atualizada e por dentro

Burocracia atrapalha Ensino a Distância

Burocracia atrapalha EaD

Não perca essa!

Presidente da ACED critica ações oficiais que dificultam o avanço da metodologia

Empecilhos criados aos desejados avanços da Educação a Distância (EAD) no Brasil não estão de acordo com a realidade produtiva e operacional das instituições de ensino que aplicam a metodologia no país, nem tampouco com o verdadeiro interesse público, que é o da expansão de tal sistemática. Essa é a afirmação de Carlos Alberto Chiarelli, ex-Ministro de Educação e Presidente da Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância (ACED), que declara estar a presenciar-se volumoso e improdutivo ritual burocrático governamental na área educacional no Brasil.

“Diferentemente do que se espera,as autoridades impõem barreiras que impedem, em última análise, o próprio avanço intelectual da população. A atuação de alguns dos responsáveis pela fiscalização da EAD está, literalmente, engessando a autonomia das instituições com exigências normativas que obstaculizam, cada vez mais, as ações finais do processo educativo”, destaca.

O ex-Ministro ressalta a importância de legislação criteriosa para o Ensino a Distância que regulamente ações, procedimentos, qualidade dos materiais e tecnologias utilizadas, bem como os locais de atendimento que sejam compatíveis para o estudo, garantindo o acesso a um ensino de qualidade. No entanto, comenta o Presidente da ACED, isso ocorre inadequadamente sempre que falta um diálogo aberto com as universidades que optaram por utilizar o EAD. Ainda diz que os critérios e padrões estabelecidos pelas autoridades oficiais para o Ensino a Distância não favorecem a reconhecida eficácia do método.

“Está havendo uma verdadeira asfixia por parte dos responsáveis que criam diversos obstáculos para as instituições educacionais. Aliás, deixa-se de levar em conta e respeitar a autonomia universitária, consagrada no artigo 207 da Constituição, agredida e atropelada frequentemente pelos detalhes governamentais inúteis”, destaca.

Chiarelli afirma que, antes de se criar tantos problemas, é preciso olhar com um pouco mais de atenção os resultados satisfatórios que esta metodologia apresenta como o desempenho dos alunos, a flexibilidade e a facilidade de acesso que proporcionam. “Seria mais eficaz apoiar e auxiliar as instituições que proporcionam o Ensino à Distância ao invés de dificultar o processo de implantação e manutenção da metodologia. O ideal seria orientá-las e não as punir. Acompanhá-las, com assessoramento eficaz, e não atemorizá-las com ameaças”, diz.

Justificando sua posição, cita os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade/MEC) no qual se mostram dados das 13 áreas em que se pode comparar o desempenho de estudantes da educação presencial com aquelesa distância. Em sete cursos (Administração, Biologia, Ciências Sociais, Física, Matemática, Pedagogia e Turismo), os alunos de EAD foram melhores, com uma média de até 50% a mais de rendimento.

“Esse é, sim, um termômetro que oferece números concretos e mensuração confiável. Se houver uma vontade política real e efetiva, o EAD pode ser uma das soluções para o problema da educação no Brasil. A criação deobstáculos não favorece o país. É preciso refletir sobre isso, para que não se jogue fora ou se inutilize um instrumental tão precioso para a sociedade”, finaliza.

Perfil ACED

A ACED (Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância) foi criada para abrigar as instituições que atuam nas áreas que participam do processo viabilização do sistema educativo a distância. Esta entidade engloba um expressivo número de instituições brasileiras de setores como universidades, escolas, editoras, produtoras de vídeo, empresas de informática, agências de publicidade e marketing, transportadoras, ONGs educacionais, entre outros. O objetivo é alavancar, cada vez mais, as ações em prol da Educação a Distância (EAD).

Instituições públicas de São Paulo divulgam simultaneamente calendário dos vestibulares, os candidatos que pretendem participar das provas da Fuvest, Unesp, Unicamp, UFSCar, Unifesp, ITA, PUC-SP e PUC-Campinas, já podem conferir as datas dos exames. Veja o calendário:

Fuvest Unicamp Unesp Unifesp PUC-São Paulo

Tutoria On-line

Escolher a carreira com a USP

CIAL livros técnicos

Pedagógica Espírita

Ufla divulga lista de espera

Calendário de Concursos

Pós-graduação Senac-RS

Divulgação de Bolsas na Ftec

Mais uma Faculdade Gratuita

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também