Menu fechado

Preparatorio Certificacao COBIT 4 1

Não perca essa!

O COBIT® – Control Objectives For Information and Related Technology, pode ser caracterizado como uma estrutura voltada para o gerenciamento dos processos de negócios alinhada com modelos de governança de tecnologia da informação.

Este framework mantido pela ISACA, órgão internacional de melhores práticas em segurança e auditoria na área de TI, é atualmente referência mundial em avaliação de controles e maturidade de processos de tecnologia da informação, e por esta razão tem sido adotado em vários projetos de governança de TI.

O escopo de atuação do COBIT® leva em consideração que toda organização requer informação para o alcance de seus objetivos e que deve ter atributos, como integridade, oportunidade e confiabilidade.

Uma vez que a informação será gerada, processada e mantida por meio de recursos tecnológicos, o COBIT® define quatro domínios para a estrutura e controles da área de TI: planejamento e organização; aquisição e implementação; entrega e suporte; e monitoração. Esses domínios se subdividem em 34 processos (objetivos de controle), possuindo 216 indicadores (objetivos detalhados).

O COBIT®, pela sua objetividade, é aplicado a qualquer tipo de organização que deseja buscar um conjunto de controles que criem visibilidade e demais condições gerenciais para que sua área de TI opere alinhada com suas prioridades. Além de fornecer instrumentos formais de controle, caracteriza-se como uma metodologia estruturada, originária de contribuições de centenas de especialistas e que reúne e sintetiza as atividades de tecnologia da informação de forma orientada e clara.

Objetivos:

· Preparar os participantes para a realização da prova de certificação através da aplicação de exames simulados e discussão das soluções das questões, propiciando um entendimento claro das situações reais a que serão submetidos durante o processo de avaliação.

· Oferecer ao participante a oportunidade de realização do exame de certificação nas dependências da Recriando, disponibilizando toda a infra-estrutura e suporte operacional necessários.

Por que realizar o Exame de Certificação?

Com mais de 44.000 membros em mais de 100 países, a Information Systems Audit and Control Association ou ISACA, é reconhecida como líder global em governança, controle e auditoria de TI. Com a prova de certificação, realizada através da ISACA, você entenderá quais são os princípios do COBIT®, seus elementos e aplicações.

Gestão de Carreira:

As certificações na área de tecnologia da informação vem sendo um dos principais diferenciais utilizados pelas empresas na contratação de novos colaboradores e nos processos de promoção, tornando-se indispensável para a gestão da carreira de qualquer profissional. Por sua vez, para as organizações, incorporar um profissional que possui a certificação à sua equipe de colaboradores é uma garantia para maximizar o êxito de seus projetos.

Razões para a sua Participação:

· Preparar-se para a prova de certificação, tendo como referência um plano de estudo predefinido e embasado em avaliações sistemáticas, através de exames simulados.

· Entender os componentes do COBIT® e como eles se integram com outros modelos de gerenciamento de TI.

· Descrever os recursos do COBIT® e como eles beneficiam o negócio das organizações.

· Diagnosticar não-conformidades nos processos de TI e implementar transformações.

· Aplicar o COBIT® em situações práticas e entender a necessidade da utilização de um framework de governança de TI.

· Aprofundar o seu conhecimento com o aprendizado adquirido, em outros cursos e certificações na área de governança de TI.

O Caminho das Pedras:

· Não é necessário nenhum pré-requisito para a realização do curso. Noções básicas de inglês ajudam, uma vez que a prova é realizada na língua inglesa.

· O exame é realizado no último dia do curso, no próprio local das aulas.

·O exame é realizado on line e tem a duração de 1 (uma) hora.

· O exame tem 40 questões e exige-se um índice de acerto de 70%, ou seja 28 questões.

· O exame é realizado sob a supervisão de um Proctor (Examinador), credenciado pela ISACA, que receberá o login para acessar o site no dia da prova.

Metodologia:

O curso tem como proposta preparar o participante para a prova de certificação COBIT® 4.1 Foundation, através de abordagem teórica e prática, com a aplicação de testes simulados abrangendo a estrutura do COBIT® 4.1 e suas analogias com o COBIT® 3.0 e 4.0. A Recriando oferecerá suporte para elucidação de dúvidas até 15 dias após o término do curso.

Material Didático:

CD-ROM contendo testes simulados e respostas, material referente ao COBIT® 3.0, 4.0 e 4.1, textos complementares e resumos para estudo.

Conteúdo:

MÓDULO I – Fundamentos de Governança de TI

– Princípios básicos da governança de TI.

– Áreas de foco da governança de TI.

MÓDULO II – Produtos Relacionados ao COBIT®

– COBIT® Online.

– COBIT® QuickStart.

– COBIT® Security Baseline.

– Implementation Guide for IT Governance.

MÓDULO III – Componentes do COBIT®

– Domínios.

– Objetivos de controle.

– Objetivos de controle detalhados.

– Práticas de controle.

– Processos.

– Entradas e saídas dos processos.

– Gráfico RACI (utilizado para identificar papéis e responsabilidades).

– Indicadores de metas e de desempenho (KPI/KPG).

– Modelo de maturidade.

MÓDULO IV – Standards de Governança: Relacionamento entre as Melhores Práticas

– COBIT® x COSO.

– COBIT® x ITIL.

– COBIT® x CMMi.

– COBIT® x SOX.

– COBIT® x ISO/IEC 17.779.

– COBIT® x PMBOK.

– Outros relacionamentos.

MÓDULO V – Abordagem Prática

– Simulados e discussões dos resultados.

Coordenador e Proctor: Marcelo de Angelo

Graduado e pós-graduado em Processamento de Dados e Desenvolvimento e Análise de Projetos de Sistemas Informatizados pela FATEC-SP. Possui especialização em Pedagogia para Docentes e MBA em Programa Gerencial pela FGV-SP. Atua como Gerente na Ernest

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também