Menu fechado

Aumenta a concorrência para o Vestibular da UFV. Inscrições para Medicina começam dia 14

Não perca essa!

Os cursos de Direito, Engenharia Química e Engenharia Civil são os mais concorridos do Vestibular 2010 da Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG).

Inscreveram-se 2.133 candidatos para concorrer às 60 vagas do curso de Direito, num total de 35,55 candidatos por vaga. Já na Engenharia Química foram 1.112 candidatos, que concorrem uma das 40 vagas, contabilizando 27,80 candidatos por vaga.

Na Engenharia Civil, 1.364 candidatos disputam as 60 vagas, o que resultou numa disputa de 22,73 candidatos por vaga. No Campus de Rio Paranaíba, o curso mais concorrido é Engenharia Civil com 5,72 candidatos por vaga e no Campus de Florestal o curso de licenciatura em Ciências Biológicas é o mais disputado com 4,64 candidatos por vaga.

O Vestibular UFV 2010 registrou o aumento de 12% no número de inscritos, devido à criação dos novos cursos nos Campi de Florestal e Rio Paranaíba e também à última etapa do Programa de Avaliação Seriada para o Ingresso ao Ensino Superior, o Pases 3.

No caso do Pases 3, esse número aumentou 48% em relação à avaliação de 2009. São cerca de 22.900 candidatos para concorrer a uma das 3.230 vagas nos 65 cursos oferecidos pela UFV em seus três campi, segundo o professor Orlando Fonseca Rodrigues, diretor de Vestibular e Exames (DVE), que coordena todos os processos seletivos da UFV.

Para o diretor, o aumento no número de candidatos inscritos ocorre pela consolidação das outras áreas dentro da UFV “os candidatos percebem, cada vez mais, que Viçosa não é mais somente referência na área de agrárias e que há outros cursos de excelente qualidade oferecidos pela UFV. Além disso, Viçosa oferece uma vida universitária muita intensa, com grande programação cultural e esportiva”.

Uma peculiaridade do vestibular que vem sendo observada nos últimos anos é o aumento expressivo na quantidade de inscritos para o curso de Engenharia Civil. Foi um crescimento de cerca de 300% em relação a 2007, quando a relação candidato vaga foi de 7,60.

Entre as novidades relacionadas aos cursos de graduação da UFV, Gestão do Agronegócio foi transformado em uma ênfase do curso de Ciências Econômicas.

No ato da inscrição no processo seletivo o candidato pode optar pela ênfase desejada. No Vestibular 2010, a UFV oferece novos cursos no Campus de Florestal. São eles: Agronomia (60), Engenharia de Alimentos (60) e Licenciatura em Educação Física (60).

Provas

As provas do Vestibular da UFV (exceto medicina) serão realizadas no dias 28 e 29 de dezembro nas cidades de Brasília (DF), Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Vitória (ES), Alfenas, Barbacena, Belo Horizonte, Bom Despacho, Divinópolis, Florestal, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Itaobim, Juiz de Fora, Lavras, Manhuaçu, Montes Claros, Muriaé, Patos de Minas, Rio Paranaíba, Ubá, Uberlândia e Viçosa (MG); Campinas, Ribeirão Preto e São Paulo (SP).

No primeiro dia, serão realizadas provas objetivas de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Inglês ou Francês), Língua Portuguesa e Literatura, Matemática e Química, com 10 questões em cada uma dessas disciplinas.

No dia seguinte, será a vez das provas de Língua Portuguesa com oito questões de múltipla escolha, no valor de um ponto cada; produção textual, valendo 30 pontos; duas provas de conhecimentos específicos, cada uma delas composta de oito questões objetivas, com valor de dois pontos cada (total de 16 pontos por conteúdo) e quatro questões discursivas com valor de 10 pontos cada (total de 40 pontos por conteúdo), específicas por curso.

Livros

• ROSA, Guimarães. Sagarana (Contos: Sarapalha e O Burrinho Pedrês). Ed. Nova Fronteira.

• BRITO, Paulo Henriques. Paraísos Artificiais. Ed. Cia. das Letras.

• PESSOA, Fernando. Mensagem. Ed. Martin Claret.

• BARRETO, Lima. Recordações do Escrivão Isaías Caminha. Editoras: DCL Difusão Cultural; Ática; Ediouro.

Vestibular para o Curso de Medicina

A UFV vai realizar um processo seletivo exclusivo para o preenchimento das 50 vagas do curso de Medicina.

As inscrições serão realizadas entre os dias 14 e 22 de dezembro e as provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2010 nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Viçosa.

As aulas do curso começarão normalmente no dia 1º de março, seguindo o mesmo calendário do semestre letivo para toda a Instituição.

O reitor Luiz Cláudio Costa destaca que toda a estrutura para o início das aulas está montada e que 10 professores já estão trabalhando exclusivamente para o curso.

Além disso, as obras do prédio do curso de Medicina, que será próximo à Divisão de Saúde da UFV, estão bastante adiantadas e devem ser concluídas no próximo ano.

As inscrições poderão ser feitas somente pela internet, no site http://www.copeve.ufv.br e a taxa será a mesma do vestibular tradicional, que é de R$ 105,00.

Administração em EaD na Aiec

2º Vestibular Newton Paiva

Regras da nova ortografia

Campanha contra AIDS

Cinema do CEUNSP

Carbono total na água

Retenções na Fonte

Resiliência para Secretária

Cursos de alvorada UNIFIEO

CEUNSP acontece domingo

Mais um prêmio para o Vestibular1

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também