Menu fechado

Conferência Estadual de Educação

Não perca essa!

UFV em parceria para realização da Conferência Estadual de Educação

Gestores, profissionais da educação, pais, estudantes, instituições e movimentos sociais, representando os 853 municípios mineiros participam da Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais (Coeed-MG), uma das etapas da Conferência Nacional de Educação (Conae – 2010), que vem se realizando no SESC de Venda Nova, em Belo Horizonte, desde domingo (8) até a próxima quinta-feira (12).

O evento está sob a coordenação da UFV em parceria com a União Nacional dos dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG) e uma Comissão Organizadora formada por 23 entidades representativas e instituições.

O objetivo é estabelecer metas e prioridades da Educação em Minas Gerais, a serem apresentadas na CONAE 2010, que é um espaço aberto pelo poder público para a participação social no desenvolvimento da educação nacional e está sendo organizada para tematizar a educação escolar, da Educação Infantil à Pós Graduação, e realizada, em diferentes territórios e espaços institucionais, nas escolas, municípios, Distrito Federal, estados e país.

Estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e sociedade civil organizada de modo geral, têm em suas mãos, a oportunidade de interferir nos rumos da educação brasileira do próximo decênio (2011-2020).

A Coeed-MG vem sendo cumprida desde abril deste ano com a realização de 46 conferências intermunicipais micro e macro, reunidos para discutir e formular o documento-referência com as propostas de Minas Gerais para a educação nacional. Esse documento, associado aos 26 documentos representativos dos 5.562 municípios brasileiros, pretende identificar, em conjunto, a realidade educacional do País, refletindo no Plano Nacional de Educação.

A Conae terá como tema “A construção de um sistema de educação articulado”, devendo ser elaborado com base nas diversidades do estado, reconhecendo as peculiaridades regionais, e dialogando propostas.

O convite feito à UFV foi avaliado pela sua importância e pela possibilidade de lhe permitir uma interlocução direta com todas as instituições integrantes deste grande coletivo responsável por esta imprescindível tarefa em favor da qualificação da educação nacional.

Solenidade abertura

A solenidade de abertura da Conferência, realizada na noite de domingo, dia 8, reuniu representantes das principais entidades de educação do Estado e do País.O pró-reitor de Extensão e Cultura, da Universidade Federal de Viçosa, professor Gumercindo Souza Lima, falou em nome da Instituição aos 1.200 participantes.

Ele salientou o convite feito pelo MEC para que a Universidade fosse parceira na realização da Conferência Estadual e de sua importância como espaço legítimo de discussão da política educacional no Brasil neste momento de ressignificação de seus princípios.

O pró-reitor ainda falou da importância da discussão proposta conduzida, de forma inédita, pelo governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e foi aplaudido. Também participaram da solenidade de abertura, o chefe do Departamento de Educação da UFV, professor Denilson Santos de Azevedo, integrante da coordenação da Coeed pela UFV; o coordenador da Conferência Nacional e secretário-executivo do Ministério da Educação, Francisco das Chagas; a diretora executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), Suely Duque Rodarte, a secretária municipal de Educação de Belo Horizonte; Macaé Maria Evaristo e os representantes de entidades educacionais que compõem a Comissão Organizadora da Conferência em Minas Gerais.

Mais informações:

Denilson Santos de Azevedo – 31- 8635-7054

Graça Floresta – 31-8788-5990.

Vestibular de Verão UCS

Resultados da Mauá

Congresso de Iniciação Científica

Moção à Petro-sal

Curso de Oratória

Fórum do Serviço de Assistência

Bolsas de estudo na Uva

UniBrasil aumenta inscritos

UNIFIEO tem novas datas

55 mil na Unicamp

Resultado da Newton Paiva

Mais um prêmio para o Vestibular1

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também