Menu fechado

A Universidade Federal de Viçosa – UFV organiza o XVI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia

Não perca essa!

A Universidade Federal de Viçosa em parceria com a Sociedade Brasileira de Agrometeorologia (SBA) e Embrapa Milho e Sorgo de Sete Lagoas-MG promove de 22 a 25 de setembro, em Belo Horizonte, o XVI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (CBA).

Com o tema “mudanças climáticas, recursos hídricos e energia para uma agricultura sustentável” vai contar com a participação de especialistas, empresários, engenheiros, técnicos, pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de áreas relacionadas aos temas que serão debatidos.

Questões que vêm sendo amplamente discutidas, como o impacto da escassez de água na agricultura brasileira e tecnologias para aumento da eficiência do uso da água em culturas agrícolas no Brasil, além dos desafios para a inserção da bioenergia como alternativa energética nacional e o balanço energético das principais culturas alternativas para biocombustíveis serão tratadas em mesas redondas organizadas por especialistas.

Outra abordagem do congresso será a exposição de equipamentos e produtos relacionados ao monitoramento, estudo e pesquisa em agrometeorologia, agronomia, meteorologia, hidrologia, irrigação e drenagem, engenharia ambiental e bioenergia.

Pesquisadores da UFV debatem efeitos do clima na agricultura

O reitor da UFV, Luiz Cláudio Costa, profere palestra sobre “Mudanças Climáticas e seus efeitos na agricultura brasileira” em conjunto com o pesquisador da Embrapa Informática, Eduardo D. Assad. O reitor da UFV é líder da equipe de especialistas em Mudanças Climáticas: Secas e temperaturas extremas da Organização Meteorológica Mundial (ONU) e Presidente da Sociedade Brasileira de Agrometeorologia na gestão 2007-2009, além de ser representante das universidades mineiras no Painel Mineiro Científico de Mudanças Climáticas.

Além do reitor, o professor do Departamento de Engenharia Ambiental (DEA) Everardo C. Mantovani falará sobre “Gestão da Irrigação e a eficiência de uso da água na agricultura” e ministrará o minicurso sobre “Sistema Informatizado Especializado para Utilização mais Eficiente da Água visando a Sustentabilidade de Sistemas Agrícolas Irrigados”.

Trabalhos discutem soluções para mudanças climáticas

A comissão organizadora selecionou 440 trabalhos, de um total de 478 enviados. Dos 440 selecionados, 369 serão apresentados na forma de pôsteres e 71 em exposição oral. Os trabalhos foram selecionados, após avaliação, pelos membros componentes do Comitê Técnico Científico da Comissão Organizadora do congresso, que tem à frente o pesquisador Reinaldo Lúcio Gomide, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e o professor da UFV (Universidade Federal de Viçosa), José Maria Nogueira Costa.

As principais linhas de pesquisa focadas serão a agrometeorologia e os recursos hídricos na agricultura, mudanças climáticas, fontes alternativas de energia e bioenergia, indicadores de sustentabilidade nos sistemas agrícolas com base nos recursos hídricos, modelagem e sistema de suporte a tomada de decisão em agrometeorologia e recursos hídricos, instrumentação, zoneamento agrícola, geoprocessamento e sensoriamento remoto aplicado à agrometeorologia e a relação entre a agrometeorologia e o agronegócio em diferentes ecossistemas no Brasil.

Além disso, estão programadas também quatro mesas-redondas que abordarão “Agrometeorologia e os recursos hídricos na agricultura”, “Agroenergia”, “Mudanças climáticas e seus efeitos na temperatura, recursos hídricos e energia” e “Modelagem, sensoriamento remoto e GIS na agrometeorologia”, entre outros assuntos.

Destaque internacional

Durante o XVI CBA, será feito o lançamento das ações de preparação para a XV Sessão da Comissão de Agrometeorologia da Organização Meteorológica Mundial, evento que vai ocorrer na capital mineira em julho de 2010. Será a primeira vez que um país da América Latina irá sediar um encontro da Organização Meteorológica Mundial, entidade ligada à ONU (Organização das Nações Unidas).

Expoagro

Junto ao XVI CBA, que ocorre no GranDarrel Minas Hotel, será realizada a Expoagro 2009, exposição de equipamentos e produtos relacionados à pesquisa em agrometeorologia, agronomia, meteorologia, hidrologia, irrigação e drenagem, engenharia ambiental, recursos hídricos, energias alternativas e bioenergia.

O evento ocorrerá no GranDarell Minas Hotel, Eventos e Convenções, localizado na rua Espírito Santo, 901, no centro da capital mineira. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.sbagro.org.br/cba

Instituições públicas de São Paulo divulgam simultaneamente calendário dos vestibulares, os candidatos que pretendem participar das provas da Fuvest, Unesp, Unicamp, UFSCar, Unifesp, ITA, PUC-SP e PUC-Campinas, já podem conferir as datas dos exames. Veja o calendário:

Fuvest Unicamp Unesp Unifesp PUC-São Paulo

Vestibular SLMandic

Vestibular UNITAU

Vestibular Ibirapuera

Unifieo no ranking do MEC

Revista PIB

Curso gratuito da Ufla

CONIC na Unaerp

Educação dentro de casa

Encontro com Professores

Comitê das Nações Unidas

Mais uma Faculdade Gratuita

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também