Menu fechado

TREINAMENTO CONTABILIDADE DE CUSTOS

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

Inclui os procedimentos do CPC 16 – Estoques e CPC – PMEs – Seção 13 – Estoques, com vigência a partir de 01 de janeiro de 2.010

OVERVIEW

Por cerca de 30 anos, as empresas brasileiras regeram-se pela Lei 6.404/76, conhecida como Lei das S/As. Durante os anos de vigência da lei, a observância ao seu artigo 183 – obrigatoriedade de manter a Contabilidade de Custos – restringiu-se as sociedades anônimas de capital aberto. As demais empresas avaliavam seus estoques pelos critérios arbitrados pela legislação do Imposto de Renda ( Decreto 3.000/99 ).

Com o advento da Lei 11.638 de 28 de dezembro de 2007, que inseriu as empresas brasileiras no processo de convergência contábil internacional, as consideradas de grande porte, mesmo que não constituídas sob a forma de sociedade anônima, passaram a ter a obrigatoriedade de utilizar a Contabilidade de Custos para avaliar os estoques e consequentemente apurar o lucro (CPC 16 – Estoques ).

Com a publicação do CPC – Contabilidade para as PMEs e da NBCT 19.41, aprovada pela Resolução 1.255/09 do Conselho Federal de Contabilidade, todas as demais empresas passaram a ter obrigatoriedade de manter o sistema de custos, já a partir de janeiro de 2.010. Nesse sentido, o Canal Executivo realiza esse treinamento que vai desvendar a Contabilidade de Custos, sob a óptica contábil (normas IFRS, CPC e CFC), societária (Código Civil e Lei das S/As), fiscal (Regulamento do Imposto de Renda) e gerencial (custos para tomada de decisões).

Vai demonstrar que a Contabilidade de Custos é perfeita para apurar o resultado para fins externos, mas um desastre para análise interna de lucratividade, levando a administração da empresa a tomar decisões errôneas e equivocadas.

PÚBLICO-ALVO

Diretores, Controllers, Contadores, Gerentes Administrativos e Financeiros, Supervisores de Custos, Assistentes Contábeis, profissionais de Escritórios de Contabilidade e demais profissionais envolvidos com a apuração de custos e análise de resultados.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

• Compreender o sistema de custos sob a óptica contábil, societária, fiscal e gerencial

• Demonstrar como implantar um sistema de custos para atender aos pronunciamentos contábeis

• Apresentar as distorções apresentadas pela Contabilidade de Custos na análise de rentabilidade por produto

• Apresentar as modernas alternativas desenvolvidas pela Contabilidade Gerencial para análise de custos e tomada de decisões

PROGRAMAÇÃO

MÓDULO 1 – CONTABILIDADE DE CUSTOS

Fundamentação legal da escrituração contábil e fiscal

Classificação dos gastos: custos x despesas

Princípios e convenções contábeis aplicadas a custos

Métodos de apropriação, acumulação e valorização de custos

Como implantar o sistema de custos – Passo a passo.

MÓDULO 2 – LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA E FISCAL

Código Civil Brasileiro – Lei 10.406/02

Legislação societária – Lei 11.638/07

Legislação fiscal – Decreto 1.598/78 e PN 06/79 consolidados no Decreto RIR 3.000/99

Sistema de custo coordenado e integrado com a contabilidade

Normas IFRS e procedimentos do CPC aplicados a custos:

• Pronunciamento técnico CPC 16 – Estoques

• Interpretação técnica ICPC 10 – Imobilizado e depreciação

• Pronunciamento técnico CPC 26 – Demonstração do Resultado – Método da natureza do gasto

• Pronunciamento técnico CPC – PMEs – Contabilidade para Pequenas e Médias

MÓDULO 3 – ALTERNATIVAS DA CONTABILIDADE GERENCIAL

Distorções do custo contábil

Custo Gerencial: Direto e ABC – Custo Baseado em Atividades

Teoria das Restrições

MÓDULO 4 – ESTUDO DE CASOS

Implantando o sistema contábil de custos passo a passo.

MODELO DO SISTEMA CONTÁBIL DE CUSTOS

Será fornecido aos participantes um cd contendo um modelo completo do sistema contábil de custos, de acordo com a legislação societária, fiscal e contábil, desenvolvido em Excel.

INSTRUTORES

AUGUSTO ROCHA

Profissional com formação acadêmica em Ciências Contábeis pela USP – Universidade de São Paulo, com especialização em Finanças pela Turku School of Economics and Business Administration – Filand e MBA em Finanças pela Copenhagen Business School – Denmark. Ampla experiência no Brasil e no exterior, atuando na área de Controladoria, em grandes multinacionais como Reckitt Benkiser, AP Maersk Group, The Coca Cola Company e Red Bull. É sócio da Rocha Associados, empresa de contabilidade e consultoria com atuação em Gestão de Custos e Resultados.

CELSO ALVES DA ROCHA

Profissional com formação acadêmica em Administração de Empresas e Ciências Contábeis com mestrado em Contabilidade pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Participou da tradução para o Brasil da Contabilidade Decisorial, desenvolvida pela Touche

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também