Menu fechado

“O Poder do Cuidar em Oncologia” é tema central da Semana de Enfermagem do CEUNSP

Não perca essa!

Profissionais falam das consequências e importância dos cuidados no tratamento oncológico.

O CEUNSP comemorou a Semana de Enfermagem com um ciclo de palestras realizado entre os dias 19 e 21, cujo tema central foi o atendimento a pacientes com câncer.

Um grupo de profissionais experientes foi selecionado para falar a alunos e convidados no Auditório Imaculada Conceição, no campus II, em Itu, nos períodos da manhã e noite.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, Maria Cristina Martins França, pessoas em tratamento oncológico têm necessidades específicas.

“O câncer, ainda hoje, é muito associado à dor, sofrimento e morte, o que afeta o lado psicológico e pode prejudicar o tratamento”, lembra. “Cabe ao profissional de enfermagem estabelecer, de forma humanizada, estratégias para minimizar os efeitos e impactos do tratamento, pois é o enfermeiro quem mais estará em contato com este paciente.”

A abertura da Semana foi com a enfermeira Maria Auxiliadora Coelho França Quintanilha, Responsável Técnica da subseção Campinas do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), que falou sobre “O poder de cuidar com Segurança”.

No mesmo dia, a médica Roberta Dalla Vecchia, com residência em Clinica Médica e em Hematologia/Hemoterapia pela UNESP, abordou o tema “Câncer: Conceito, Fisiopatologia, Epidemiologia, Prevenção e Métodos Diagnósticos”.

Complementando o assunto, o professor Leandro Petinari tratou de “Atualidades em Quimioterapia”, falando a respeito dos efeitos que os diversos tipos de tratamentos causam no paciente.

Docente do CEUNSP desde 2005, Petinari é graduado em Ciências Farmacêuticas e mestre em Biologia Celular e Estrutural pela UNICAMP.

Outro viés abordado na Semana foi o da “Cirurgia Oncológica e suas Modalidades”, com Fabrício Colli Badino, médico cirurgião oncológico formado pelo Hospital do Câncer de Barretos.

Ele também é membro titular da Sociedade Brasileira de Cancerologia, médico responsável pelo Ambulatório de Oncologia da Prefeitura de Indaiatuba e médico cirurgião de cabeça e pescoço responsável pelo Projeto de Câncer de Boca do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, de Campinas.

Duas palestras trataram especificamente dos cuidados aos pacientes de câncer, uma delas sobre a ótica médica, com o tema “Cuidados Paliativos e Terminalidade”, ministrada por Paulo Eduardo Bispo dos Santos Prado, integrante do corpo clínico do Programa de Internação Domiciliar da Prefeitura de Salto, pós-graduando em Cuidados Paliativos pela Fundação Casa do Cuidar e responsável técnico pelo Centro de Oncologia de Itu.

A outra palestra foi um relato da experiência de atendimento a pacientes oncológicos feito pela enfermeira Cláudia Cristina Castro, que coordenou a criação e desenvolvimento da Escola de Enfermagem do Instituto Engenheiro José Ermlrio de Moraes Filho.

Também já atuou no setor de Quimioterapia do Hospital Modelo de Sorocaba e no Setor de Oncoterapia Infantil da Unimed.

A Semana reservou ainda, no dia 21, a apresentação dos alunos num Show de Talentos que teve por principal objetivo integrar as várias turmas dos dois períodos do curso e promover momentos de descontração e lazer.

Para Maria Cristina, o objetivo do evento foi plenamente alcançado. “Buscamos realizar uma Semana com profissionais renomados abordando questões amplas e diversas, com o objetivo de complementar o aprendizado e aprofundar as discussões de sala de aula”, aponta.

Mais informações estão disponíveis nos www.ceunsp.edu.br ou no 0800-109535.

Principais Vestibulares de Inverno

Vestibulares mais disputados

Como superar a tensão

Catálogo Nacional de Carreiras

Vestibular Social da Uva

Vestibular da Unicarioca

Provas do Vestibular da Opet

IFMG prorroga as inscrições

Pós-Graduação em Betim na PUC

Curso de Tecnologia em Hotelaria

British Council abre inscrições

Jornalismo do Ceunsp visita a Folha

Ceunsp fecha acordo com a Corel

Criador e criaturas

Vídeo Aulas grátis no Vestibular1

Preparação e conteúdos para provas de vestibular

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também