Menu fechado

No dia nacional do livro infantil, 18 de abril, autor comemora a marca de 150 mil leitores em escolas públicas brasileiras

Não perca essa!

Nos últimos meses, o escritor brasiliense José Ricardo Moreira tem convivido com uma condição, digamos, singular: estima-se que ele seja, hoje, o autor nacional de literatura mais lido simultaneamente nas escolas públicas brasileiras.

Isso acontece porque a Coleção Cidade Educadora, da Editora Aymará, alcançou o universo de 150 mil alunos nos municípios de Salvador, Santos e Praia Grande.

O leque de localidades atendidas com o Programa Cidade Educadora continua se ampliando à medida que os resultados da proposta despertam a atenção de outros municípios Brasil afora.

Qual o limite desse universo de leitores? José Ricardo prefere não pensar muito no assunto: “Ainda estou me acostumando com a ideia.” Para quem construiu sua trajetória literária como autor infanto-juvenil, publicando pelas editoras tradicionais, os números assustam mesmo. E pedem uma pausa para respirar.

A produção de uma coleção tão extensa exigiu estrutura e comprometimento. O autor revela as condições excepcionais em que trabalhou: “Tive mais de três anos para finalizar cerca de 44 histórias da coleção. Nesse período, a Aymará me disponibilizou uma equipe de técnicos em educação, que acompanhou o desenvolvimento de cada etapa dos livros.”

Com a coleção, a editora concebeu um conceito inédito de livro: o transdidático. O prefixo “trans” quer dizer “movimento para além de” e traduz a proposta de ir além do livro didático tradicional. Áureo Monteiro, diretor-geral da Aymará, revela que os temas transversais e a transdisciplinaridade estão presentes como princípios norteadores da coleção e que as histórias contribuem para uma educação de valores, como preconiza o Parâmetro Curricular Nacional e suas áreas de abordagem: ética, meio ambiente, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo.

Para Áureo, o reconhecimento do trabalho não veio por acaso. “É um material singular, ousado e único, que emprega a literatura, o conhecimento e a reflexão como ferramentas de transformação.

O conteúdo dos livros contribui para o conhecimento de si e do mundo e auxilia na conscientização da forma como estabelecemos nossas relações com os outros e com o ambiente”.

A receita para formar um leitor o autor José Ricardo revela: “Antes de tudo, uma boa história. Esta é a receita para formar leitores. E o magma que forma leitores é o mesmo que forma cidadãos. Se a literatura puder discutir os valores fundamentais que edificam a cidadania, excelente.”

Aos 51 anos de idade, esse brasiliense de Fortaleza — vive em Brasília desde os oito meses de idade — tem mesmo motivos para respirar fundo quando pensa em seus leitores espalhados pelo Brasil. E para continuar suas caminhadas pelos cenários de sua cidade.

Afinal, foi na capital federal que aprendeu a ler e frequentou escolas públicas. Grande parte dessa vivência brasiliense é refletida em seus livros, como as ruas sem nome e sem esquinas, a experiência em sala de aula como professor de literatura e as andanças pela realidade da periferia e do shopping.

Sobre a Aymará

A Aymará Edições e Tecnologia acredita na educação para transformação das pessoas, escolas, empresas e cidades. Focada na produção de conhecimento em diversas mídias, utiliza recursos inovadores para desenvolver materiais didáticos abrangentes, sólidos e envolventes.

Os produtos com a marca Aymará atendem aos mais variados públicos: de escolas públicas e privadas da Educação Básica ao Ensino Superior. Conta também com materiais didáticos para educação especial e para formação de professores.

Para o mercado corporativo, produz conteúdo específico e adaptado à realidade da empresa, além de outros recursos didáticos próprios.

A editora tem sua sede instalada em Curitiba (PR) e possui unidades de negócios em Salvador, Praia Grande, Brasília, São Carlos e Santo André.

Mais informações no Site: www.aymara.com.br

Como fazer monografia

Como escrever um livro

Administrar Melhor o Tempo

Vestibular de Inverno FGV

Vagas Remanescentes UFV

Virada Universitária

Gestão da área de Compras

Agenda Cultural da FCA

Feira da Silva Lobo

A pasta e o legado

Quimioterapia

Negociação Sindical

Conexão Conhecimento

Novo prêmio recebido pelo Vestibular1

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também