Menu fechado

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, alunos do CEUNSP recebem mudas e conhecem Serra do Japi

Não perca essa!

A comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5, foi especial para os alunos do curso de Gestão Ambiental do CEUNSP (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio). Para simbolizar a data, eles receberam de presente mais de 200 mudas de pintangueira oferecidas pela Rodovias das Colinas. É o terceiro ano consecutivo que a concessionária que administra rodovias na região promove esta ação com os alunos. A entrega foi feita pelo ex-aluno do curso, Vanderlei Oliveira Canielli.

Já no domingo, dia 7, os acadêmicos fizeram uma viagem didático-pedagógica até a Serra do Japi, em Itupeva, onde realizaram atividades diversas, como caracterização de paisagem florística, levantamento de informações sobre qualidade ambiental da região e identificação das relações de sustentabilidade das comunidades autóctones com a Reserva Privada de Proteção Natural. “Pudemos mostrar alguns conceitos que sem o recurso da prática seriam mais difíceis de assimilar. Desta forma, o aluno consegue fixar mais o conteúdo e perceber o contexto em que o conceito está inserido”, explica o coordenador do curso, Hélio Rubens Pereira Júnior.

Para o professor, que é mestre e doutor em Ciências Biológicas e membro da Sociedade Brasileira de Genética, o custo social da industrialização que foi absorvido nas décadas passadas tem hoje a outra face da moeda para ser usada para o pagamento do custo ambiental de uma sociedade consumista. “O desenvolvimento clássico das atividades empresariais e industriais tem submetido o planeta a um desgaste preocupante. Teremos no próximo século o dobro da população atual e estamos fazendo uso de nossos recursos naturais não dando tempo de se renovarem”, alerta.

Além disso, como destaca Hélio Rubens, os ecossistemas estão perdendo sua biodiversidade de forma praticamente irreversível e o uso excessivo ou inadequado dos recursos naturais tem levado à poluição da água, do ar e dos solos. “No entanto, tendências e ações nos têm trazido a perspectiva de mudança na direção de uma maior consciência ambiental no sentido do desenvolvimento em bases sustentáveis, pois já se entende que somente mudando nosso modo de ser e com a utilização harmônica dos recursos naturais pelas comunidades atuais é que os manteremos suficientes e impediremos impactos ambientais e culturais, permitindo também atender nossas necessidades e as de gerações futuras”, afirma.

Mais informações sobre o CEUNSP podem ser obtidas no www.ceunsp.edu.br ou pelo 0800-109535.

Instituições públicas de São Paulo divulgam simultaneamente calendário dos vestibulares, os candidatos que pretendem participar das provas da Fuvest, Unesp, Unicamp, UFSCar, Unifesp, ITA, PUC-SP e PUC-Campinas, já podem conferir as datas dos exames. Veja o calendário:

Fuvest Unicamp Unesp Unifesp PUC-São Paulo

Unicamp – Vagas Remanescentes

Vestibular Senac Pelotas

FMP: escolha da profissão

Festa Junina do CEUNSP

Iso 10015

Curso na Ufam

Vestibular UDF

UNIFIEO com bônus

CPDOC em SP

Cursinho FEA USP

Vestibular da Faap

Hotelaria do Senac

DESPACHO ADUANEIRO

Mais uma Faculdade Gratuita

Conheça o Exclusivo

Guia de Como Escolher a Profissão

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página de Opção de Carreira Navegue também pelas carreiras

Veja também links de carreiras Veja as tendências de carreiras

Revisando com o Vestibular1, seus resultados serão incríveis!

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também