Menu fechado
Noticias esteja atualizada e por dentro

Banda larga ruim prejudica ensino à distância nos municípios

Educação em Pauta

Calendário dos vestibulares

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

Discussão promovida pela Frente Parlamentar da Educação sobre a Universidade Aberta e os seus desafios.

O assunto foi abordado pelo professor João Carlos Teatini, diretor de Educação à Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (DED/Capes) e pela professora Luisa Furlan Costa, diretora do Núcleo de Educação à Distância e Coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil.

Preconceito e falta de divulgação também atrapalham o programa da Universidade Aberta do Brasil.

Um dos maiores problemas do ensino à distância (Ead) é a banda larga. É o que acha o professor João Carlos Teatini, diretor de Educação à Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (DED/Capes). Teatini e a professora Luisa Furlan Costa, diretora do Núcleo de Educação à Distância e Coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil, palestraram em Brasília para a Frente Parlamentar em Defesa da Educação do Congresso Nacional, onde discutiram “As Ações da Educação à Distância no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)”.

O professor Teatini apontou os objetivos da Universidade Aberta. “Ampliar o acesso à educação superior pública, em especial nas regiões remotas do Brasil; induzir e fomentar a educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, promover a pesquisa e produção de inovações e a formação inicial e continuada de professores da educação básica”, destacou.

Atualmente a Universidade Aberta conta com 778 polos de apoio presencial ativos com bibliotecas, salas de tutoria, laboratórios de informática, internet, tutoria à distância e laboratórios didáticos. São mais de 42 mil alunos. A meta para 2014 é de mil polos e 600 mil alunos.

No entanto, o professor Teatini alerta que o principal gargalo do Ead é qualidade ruim da internet banda larga nos municípios, o que dificulta o trabalho nos polos presenciais. O professor afirma também que é necessário divulgar melhor a modalidade de ensino.

“Temos que divulgar mais a Universidade Aberta do Brasil e superar o preconceito que ainda existe no ensino à distância. É preciso que levemos esse debate para os municípios e estados”, salientou.

Na avaliação do presidente da Frente Parlamentar da Educação, deputado Alex Canziani (PTB-PR), a educação à distância democratiza o ensino. “É uma grande iniciativa e a oportunidade para jovens e trabalhadores que não podem frequentar a universidade normal.”

Segundo o deputado da educação, a Universidade Aberta do Brasil está dando certo e vai melhorar cada vez mais. “O número de alunos no ensino à distância vem crescendo a cada ano. É, sem dúvida, mais um caminho importante”, destacou o deputado da educação.

A Frente Parlamentar da Educação realizou nove palestras este ano para discutir os desafios do país por uma educação de qualidade. O ciclo de palestras sobre educação vai continuar no próximo ano.

Cursos suspendos pelo MEC

Unicid de Janeiro

Seletivo FAAP

Vestibular Unipli

Vestibular em BH

Vestibular da Impacta

Correção da Unesp

Sinalizador Inteligente

Ciência sem Fronteiras

Inscrições vestibulares

Calendário de Janeiro

Calendário de Fevereiro

Calendário de Dezembro

Agenda de Janeiro

Agenda de Fevereiro

Fuvest 2013

Correção Fuvest

Melhores escolas

Inscrições Opet

Vestibular de Primavera

Vestibular FGV

Mérito acadêmico

Agendado Aiec

Vestibular Celso Lisboa

Treine Redação

Sobre redação

Tirando Dúvidas

O que levar na prova

Matrícula em Universidade

Pré-vestibular gratuito

Programas de bolsas

1o. no Enem

Inscrições no Sisu

Depoimentos sobre o V1

Depoimentos Vestibular1

Como se preparar para o Enem e vestibular

Prepare-se para as provas

Vestibular Ontem e Hoje

Cotas Preconceito ou Igualdade?

Balanço do Enem deste ano

Notícias Enem V1

Vídeo Aulas grátis no Vestibular1

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página do Especial ProUni

Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher onde Estudar

Estude com nossas Vídeo Aulas

Apostilas Selecionadas

Publicado em:Notícias

Você pode gostar também