Implantação do Ensino integral - Vestibular1

Implantação do Ensino integral

Implantação do Ensino integral

Programa do MEC ajuda na implantação do ensino integral

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

O coordenador-geral de Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Leandro da Costa Fialho, participou de uma webconferência sobre o programa Mais Educação, do governo federal, que, segundo o especialista, pode ser um dos caminhos e o princípio para a efetiva implantação da educação em tempo integral no país. Mais informações abaixo.

Coordenador do “Mais Educação” diz que, para o bom andamento do projeto, secretarias têm que atuar juntas.

O incremento do programa Mais Educação, do governo federal, pode ser um dos caminhos e o princípio para a efetiva implantação da educação em tempo integral no país. É o que destaca o coordenador-geral de Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Leandro da Costa Fialho, que participou de uma webconferência transmitida diretamente de Brasília para um núcleo de recepção montado em um dos auditórios da universidade Unopar, em Londrina, sob a coordenação do escritório parlamentar do deputado federal Alex Canziani, presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional. Participaram da conferência 87 diretores e coordenadores de escolas e técnicos do Núcleo Regional de Educação e das secretarias municipais de 65 cidades do Norte do Estado.

O programa Mais Educação, instituído em 2007 e regulamentado em 2010, tem por função induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

A proposta da conferência, seguida de debate, foi diminuir as dúvidas técnicas do projeto, que já é realidade em algumas unidades educacionais do ensino fundamental e médio.

CIDADE EDUCADORA – Segundo Fialho, o modelo do Mais Educação “é de uma cidade educadora”. Na transmissão, antes do capítulo técnico, ele destacou exemplos como o de Diadema (SP) e Apucarana (PR), que já realizam ensino em tempo integral. No caso da cidade paranaense, a implantação ocorreu durante a gestão do então prefeito Valter Pegorer, a partir de 2001.

“Para que seja bem aplicado, o [programa] Mais Educação conta com a integração de diferentes setores e secretarias municipais. Isso é bom porque promove mudanças culturais e quebras de paradigmas”, salientou o coordenador do MEC, que no evento contou com o auxílio do subcoordenador da pasta, Luiz Carlos Rocha Dalla Costa.

A webconferência foi proposta pelo deputado Alex Canziani que teve parceria da Câmara dos Deputados e do MEC. O trabalho contou com o apoio da Unopar e da Videographic Produtora, de Londrina, responsável pela recepção das imagens.

Calendário de vestibulares completo – Visite a seção!

Principais datas de Maio

Principais datas de Junho

Principais datas de Julho

Vestibular da Unimonte

Vestibular da FEI

Otimize tempo

Volta da UDF

CEUNSP sedia Ficat

O ANO DE 1964

Vestibular do Inatel

Medicina na USCS

Fei Portas Abertas

Isenção na FGV

Vestibular da Fapcom

Mudanças na Unicamp

Aprendizado Acelerado

Climatério e Menopausa

Extensão via EaD

Depoimentos Alunos

Vestibular da PUCPR

Vestibular da Univille

Vestibular EaD FGV

Bolsas do IED

Depoimentos para Vestibular1

Bolsas da Faap

Depoimentos Usuários

Medicina na USCS

Artes e Design

Engenharia à distância

Estude pela manhã

Importância de aprender

Dicas Valiosas do Vestibular1

4 passos para escolher

Cursinho Vestibular1

Planejar a carreira

Veja também:

ENEM deste ano

Sinopse do Guia de Carreiras e Profissões

Definindo a Profissão

Profissão: uma decisão de vida

Dicas de Redação para o Enem

Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem

Visite a página do Especial ProUni

Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher onde Estudar

Estude com nossas Vídeo Aulas

Apostilas Selecionadas

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta